Blog by Dani

segunda-feira, novembro 28, 2005

Natal no Rio

.
Como podem perceber pela decoração, o blog já entrou em pleno clima natalino. Afinal, a data se aproxima, e eu não poderia deixar passar em branco.
No Rio, a árvore de Natal da Lagoa foi inaugurada no último sábado, dia 26, às 20 horas, com coral da Fundação Bradesco. Neste ano, foram utilizadas 2,8 milhões de microlâmpadas, que iluminarão a peça de 82 metros de altura (o equivalente a um prédio de 27 andares), proporcionando a moradores e visitantes da cidade um belíssimo espetáculo.
Retirei do suplemento Veja Rio da semana passada dez curiosidades a respeito desta árvore, que desde 1996 enfeita a Lagoa Rodrigo de Freitas, um dos endereços mais conhecidos da zona sul carioca.

10 histórias sobre a árvore de Natal da Lagoa...

1 A primeira árvore montada na Lagoa tinha 48 metros de altura. Três anos depois, com 76 metros, era incluída no Guinness Book of Records como a maior árvore de Natal flutuante do mundo. Desde 2001 ela tem 82 metros, o equivalente a um edifício de 27 andares.

2 No ano de estréia, 1996, não havia guindaste capaz de levar a ponteira até o topo da estrutura. A estrela no alto teve de ser colocada por um helicóptero.

3 Pôr uma estrutura navegando no espelho-d'água foi um desafio. A solução veio do Porto de Paranaguá: flutuadores de 10 toneladas, com 2,4 metros de largura por 12 de comprimento. Hoje são usados onze deles.

4 A atração de fim de ano na Lagoa é uma autêntica embarcação. Por isso, ela é vistoriada pela Capitania dos Portos, que verifica condições de segurança e sinalização. Há sempre uma tripulação de seis homens no interior da árvore.

5 Durante uma ventania com rajadas de 72 quilômetros por hora, em novembro de 2002, a árvore, em fase de montagem, se soltou e ficou à deriva até chegar à margem próxima da Rua Fonte da Saudade.

6 Desde 2000 a atração é itinerante. Neste ano, ela será inaugurada no Corte do Cantagalo, no sábado (26), e, na segunda, levada ao centro da Lagoa. A partir de 26 de dezembro, ficará no Parque dos Patins.

7 Há cinco temporadas, o cenógrafo Abel Gomes cria temas para a decoração. O primeiro deles se inspirou nas rendas tecidas pelas avós. Neste ano, Gomes enfatiza a ceia de Natal.

8 Como manda a tradição, geralmente a árvore pode ser vista até 6 de janeiro, Dia de Reis. Mas em 2000, na passagem do milênio, ela ficou exposta até 20 de janeiro, Dia de São Sebastião, o padroeiro da cidade.

9 Neste ano, pela primeira vez, a cada meia hora será realizado o balé das águas, em que, durante cinco minutos, 48 bombas lançarão jatos de 20 metros de altura. Nos fins de semana, o balé tem fundo musical.

10 A peça carioca deu crias. Há dois anos a mesma equipe monta uma árvore em Lisboa e neste ano, pela primeira vez, fará outra em Varsóvia, onde o desafio é encontrar materiais que resistam a temperaturas inferiores a 20 graus negativos.
.

sexta-feira, novembro 25, 2005

Segredos desvendados


Por estes dias, comprei o livro Desvendando os Segredos da Linguagem Corporal, da consagrada dupla de autores Allan & Barbara Pease, que já conta com a marca de 100 mil exemplares vendidos no Brasil, pela editora Sextante.
Inicialmente, quem se interessou por ele foi meu pai, mas eu também já o havia visto em livrarias e em sites. Imaginei que fosse tão bom e esclarecedor como
Por que os Homens Mentem e as Mulheres Choram?, que li faz algum tempo. E realmente não me enganei: o livro é muito interessante.
A leitura é dinâmica e agradável, pois os autores utilizam uma forma bem-humorada para abordar o tema, tornando-o leve e de fácil compreensão.
Especialistas em relacionamentos e profundos conhecedores de psicologia aplicada ao meio social, Allan e Barbara conseguem transmitir, de maneira inteligente, mas clara e objetiva, conhecimentos úteis sobre linguagem corporal e todas as nuances do comportamento físico.
Sabe aqueles movimentos quase imperceptíveis que as pessoas fazem quando mentem? Ou aquela posição em que alguém fica quando quer deixar uma conversa ou retirar-se do recinto? No livro, os autores apontam vários destes sinais, explicam suas origens e como detectá-los nas pessoas. Vale a pena ler.

“Quando você cruza os braços, sua credibilidade diminui sensivelmente”.

“Quanto mais velhos, mais sérios nos tornamos a respeito da vida. Um adulto ri, em média, 15 vezes por dia; uma criança em idade pré-escolar, 400 vezes”.

“Quando um mentiroso mente, o lado esquerdo do seu sorriso é quase sempre mais pronunciado que o direito”.

“Os homens, quando mentem, costumam exibir uma linguagem corporal óbvia. As mulheres, na mesma situação, preferem mostrar-se muito ocupadas”.

“Para muitas pessoas o carro constitui um casulo protetor. Elas se sentem invisíveis dentro do carro, e é por isso que enfiam o dedo no nariz”.

Dos mesmos autores: Por que os Homens Fazem Sexo e as Mulheres Fazem Amor?

quarta-feira, novembro 23, 2005

Eu quero chocolate

.

Devido à reação alérgica que tive há 10 dias, e por recomendação médica, estou evitando temporariamente determinados alimentos. Nesta lista, estão incluídos o leite (por ser considerado altamente alergênico para pessoas sensíveis) e derivados, ovos, produtos industrializados e enlatados, e todo tipo de corantes. É apenas uma medida preventiva, até que o organismo se recupere completamente.

O mais difícil, porém, é deixar de lado os doces, e principalmente o chocolate – sem o qual, normalmente, não passo um dia sequer. Preciso sempre da minha dose diária de cacau, seja através de um biscoito, de um pedaço de bolo, de um bombom ou até mesmo de umas colheradas de Nescau no leite – cuja dieta desintoxicante também restringe.
Tenho passado dias inteiros sonhando com um mísero quadradinho de chocolate ao leite, salivando por uma fatia de torta e listando mentalmente todas as delícias feitas à base da tentadora guloseima.

O ponto de partida para este desejo incontrolável não foi apenas a necessidade de açúcar e de todos os efeitos proporcionados pelo chocolate, mas o fato de eu ter visto na televisão, no domingo, uma receita de torta feita com chocolate meio amargo e geléia de damasco. Segundo o programa, a SACHERTORTE era o doce preferido do pai da psicanálise, Sigmund Freud. Só sei que fiquei vidrada, absolutamente fissurada pela iguaria. (Freud explica!) Eu mesma pretendo executar a receita, tão logo me seja permitido degustar novamente todos os alimentos, o que não deve demorar para acontecer.

Para dar água na boca:
Se quiser obter mais informações sobre chocolate (história, benefícios, aspectos nutricionais),
clique aqui.
Para entrar no clima e cair definitivamente em tentação, não deixe de assistir aos filmes
Chocolate e A Fantástica Fábrica de Chocolate.

domingo, novembro 20, 2005

Lapso


Nesta semana, o presidente Lula chegou a falar em candidatar-se à reeleição, mas logo voltou atrás, dizendo ter cometido um “lapso”. Será mesmo?
Acredito que o maior lapso de todos tenha sido cometido pelos brasileiros em 2002, quando o elegeram pela primeira vez.
Naquela época, eu – que não votei em Lula, nem jamais votaria – não conseguia compreender por que uma parcela tão grande da população lhe depositava tamanha confiança. Não havia nada de efetivamente positivo em seu passado político que justificasse este gigantesco impulso popular de torná-lo o Presidente da República. Nem o governo de um estado, nem a prefeitura de uma cidade, nem mesmo uma ação qualquer que houvesse beneficiado o país em algum momento de sua história.
Está mais do que claro que ele pretende, de fato, ser candidato e, mais do que isso, reeleger-se. E fará isso com o mesmo cinismo com que o fez da primeira vez, pois esta é sua arma política. Todo o trabalho de abafar o escândalo que envolveu seu ministério e o PT, é justamente para que seja possível seu retorno em 2007. Seu objetivo é um governo longo e penoso para a população, a exemplo de países comunistas, como Cuba.

FHC disse, recentemente, que quer Lula como adversário, para poder “vencê-lo nas urnas”, com o candidato de seu partido. Mas seria realmente possível eleger um presidente de outro partido, que interrompesse o domínio ditatorial do atual “chefe” da nação?
Neste ponto, assaltam-me as dúvidas.
Em primeiro lugar, devido à notória amnésia do povo brasileiro no que se refere a assuntos de âmbito político.
Em segundo, por sua falta de informação, que parece pairar incólume sobre os noticiários.
E, em terceiro, porque, agora que o mensalão “deixou de existir”, já não há mais razões para rejeitar ou temer Lula, o PT e sua malha de jagunços.
Inclusive, negar a existência do escândalo, após tantos depoimentos, investigações e CPI’s é, no mínimo, um ato suspeito de quem pretende, de forma grosseira, ludibriar mais uma vez a população, jogando-lhe uma pá de areia nos olhos.
Por todas estas razões, devo acreditar que o que o falacioso presidente nos prepara é uma armadilha de proporções imensuráveis, calcada em sua trajetória de corrupção, desonestidade e outros delitos ainda nebulosos. E que fará do povo uma platéia muda e impotente perante seus desmandos.

sexta-feira, novembro 18, 2005

Milagres cosméticos

.
Dia desses, visitando despretensiosamente uma página na Internet, acabei por concluir que qualquer mulher, valendo-se de alguns produtos cosméticos e de técnicas para obter os melhores resultados destes, pode transformar-se numa deusa. Ou, pelo menos, em uma mulher completamente diferente. Afinal, todas as mulheres têm seus "pontos fortes", embora nem sempre saibam valorizá-los para que se tornem mais atraentes. E é a isto que os cosméticos modernos se propõem.
Aliás, o crescimento da indústria cosmética é algo espantoso: movimenta milhões de dólares anualmente e a crise não parece atingir significativamente este segmento, devido à grande procura por produtos, tratamentos e procedimentos que mudem a aparência, proporcionem bem-estar ou tragam de volta o viço da juventude.

“No mundo, apenas os EUA superam o Brasil em número de cirurgias plásticas. Na compra de cosméticos, as brasileiras seguem de perto os passos das americanas, japonesas, francesas, alemãs, italianas e disputam o sexto lugar com as britânicas”.

Temos aqui algumas imagens de mulheres famosas, que comprovam a eficácia de uma boa make-up (e, claro, dos recursos utilizados nos estúdios fotográficos):



Avril Lavigne


Britney Spears


Cameron Diaz


Drew Barrymore


Emma Thompson


Goldie Hawn


Madonna


Melanie Griffith


Pamela Anderson

Assim, até eu...

quarta-feira, novembro 16, 2005

Veneno colorido


Tartrazina. O nome é esquisito, e muito piores são seus efeitos.
Caso ainda não tenham ouvido falar, eu lhes apresento: a tartrazina é um corante amarelo, largamente utilizado em produtos alimentícios com sabor artificial, tal como gelatinas, pó para pudins, refrescos, balas, etc. Também pode ser encontrada – vejam só – em medicamentos.
Em alguns países da Europa, esta substância é proibida, justamente por ser o gatilho para diversos tipos de alergia, como urticária e asma brônquica. Nos Estados Unidos, é proibida há mais de 20 anos.
Aqui no Brasil, embora seja exigida uma advertência quanto à presença do componente, não encontrei nenhuma nos produtos que consumi recentemente, e que continham o tal corante.
Estudos também comprovaram que pessoas com intolerância ao ácido acetil salicílico (aspirina) são as mais suscetíveis a reações alérgicas motivadas pela tartrazina.

Na sexta-feira, fui acometida por uma forte crise alérgica. Começou com uma coceira incomodativa e, na manhã de sábado, acordei toda empolada. O corpo inteiro estava repleto de vergões vermelhos, em relevo, que coçavam desesperadamente. Era uma urticária das bravas.
Cheguei a ir parar no hospital, onde fui medicada com corticóide intravenoso e uma – ugh! – injeção tamanho família, que doeu pra chuchu.
Em casa, tomei outras duas, menos doloridas, que meu pai mesmo aplicou.
Estou um pouco melhor, controlando a alergia com medicamentos específicos e fazendo uma dieta desintoxicante, mas creio que seja necessário fazer um tratamento imunológico, a fim de inibir o surgimento de novas crises.
Portanto, é bom estarmos sempre atentos à composição dos alimentos, e principalmente devemos evitar corantes e aditivos em excesso, pois muitas pessoas possuem propensão a alergia e desconhecem o fato.

Para saber mais sobre este e outros tipos de manifestações alérgicas, clique aqui.

sexta-feira, novembro 11, 2005

Piadas odontológicas da Terra de Marlboro

.
Meu pai, cirurgião dentista, saiu do Rio de Janeiro para aventurar-se por estas bandas na década de 70, quando ainda nem haviam inventado a roda aqui na Terra de Marlboro. Ele e minha mãe – também dentista – compraram uma loja no centro da cidade e montaram seu consultório. A clientela foi surgindo e crescendo gradativamente.
Como não poderia ser diferente, meus pais viram e ouviram coisas bastante pitorescas em seu cotidiano profissional, e algumas dessas passagens ficaram marcadas como "clássicos de consultório".
Se Marlboro já é este lugarejo primitivo em pleno século XXI, imaginem há 30 anos atrás!

Entendeu mal
.
.
Certa ocasião, meu pai extraiu um molar de um cidadão local. Como o dente tinha três raízes, foi preciso suturar. A cirurgia fora trabalhosa, e meu pai recomendara repouso, para que não houvesse maiores complicações.
Depois disse ao sujeito, em tom de brincadeira:
- Não vá jogar futebol no fim-de-semana, hein?
E marcou uma próxima consulta para a semana seguinte, para verificar sua recuperação.
Poucos dias depois, o dito cujo aparece no consultório com a cara toda inchada:
- Dotô, o dente “tá vazando”...
Meu pai o examinou:
- Seus pontos arrebentaram, houve uma pequena hemorragia. Avisei para não fazer esforço excessivo...
- E eu não fiz, dotô! Nem joguei meu futebolzinho no domingo! Aproveitei para ajudar meu cunhado a cimentar a laje, só isso!

A cápsula

Num outro episódio memorável – e com o mesmo cara da laje – meu pai receita um antibiótico e
ncapsulado. Marca uma consulta para a outra semana.
No dia combinado, meu pai pergunta:
- E então? Tomou os comprimidos direitinho?
- Mais ou menos, dotô. Eta remédio ruim! Ê-ê!
Meu pai não compreende:
- Ruim? Mas não tem gosto de nada...
O cara insiste:
- Tem sim! Aquele pozinho é horrível, dotô!
- Pozinho? Mas eu lhe receitei cápsulas!
O enigma então é explicado:
- Ah, dotô, eu não ia engolir aquele plástico, né?


A dentadura

Numa outra passagem, um paciente necessitava de prótese dentária. Meu pai estava lhe explicando os procedimentos e mostrou-lhe alguns modelos já prontos, em acrílico, para que ele tivesse uma idéia do trabalho que seria feito. O homem olhou meio desconfiado e logo em seguida saiu-se com essa:
- Doutor, me responde uma coisa.
- Pois não.
- Esses dentes aí... são de defunto?


Quando eu digo que a Terra de Marlboro é um lugar esquisito...

segunda-feira, novembro 07, 2005

Alvo errado

.. .
A visita oficial do presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, ao Brasil serviu para reforçar a relação amistosa entre os dois países e seus comandantes, mas rendeu poucos resultados em relação aos principais pleitos brasileiros no cenário internacional, o que já era esperado. Só fugiu do script idealizado pela diplomacia brasileira o desfecho do último discurso:

– O governos do hemisfério têm de ser livres de corrupção.

Foi a única referência ao tema, que gera crise em Brasília, durante a estada de menos de 24 horas no Brasil.
Não mereceu comentário de integrantes do governo brasileiro. Estes, apesar de Bush não ter manifestado apoio ao projeto do Brasil de ter um assento permanente no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), fizeram um balanço “extremamente positivo” das reuniões bilaterais, expressão cunhada por Marco Aurélio Garcia, assessor especial da Presidência da República para assuntos internacionais.

Bush concordou que o fim dos subsídios agrícolas é prioritário e poderá até impulsionar a Área de Livre Comércio das Américas (Alca). Ciente das restrições atuais à Alca nos países do Mercosul e na Venezuela, o presidente dos Estados Unidos apresentou uma espécie de “plano B” em encontro com jovens lideranças nacionais.

As manifestações contra a visita do presidente americano, George W. Bush, começaram ontem cedo em frente à Granja do Torto, onde ele foi recebido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O comboio de Bush, com 25 carros e duas limousines, chegou a passar bem perto do protesto, mas desviou e entrou pela porta dos fundos na residência oficial do presidente Lula.
Duas pessoas foram presas durante as manifestações: um suposto integrante do PT, que tentou bloquear uma das vias para a Granja do Torto, e uma mulher que tentou jogar um ovo em um dos carros da comitiva da primeira-dama, Laura Bush.
O protesto começou com 40 pessoas, mas teve reforço do P-SOL, PCB e MST, liderados pelo deputado João Batista Oliveira de Araújo (PSOL-PA), o Babá.
Segundo a Polícia Militar, 120 pessoas participaram da manifestação.

Fonte:
JB Online

George W. Bush visitou o Brasil, e não sabemos ao certo o que o grande vilão americano veio fazer em terras tupiniquins. Assim como não sabemos que espécie de relação nosso pseudo presidente aspira ter com o “dono do mundo”.
.
Ultimamente, Lula só tem buscado relações com governantes de pouca projeção, má aceitação ou com passado duvidoso. Fica evidente sua incapacidade para interagir com chefes de estado mais esclarecidos, mais civilizados, a fim de estabelecer alianças internacionais mais úteis e proveitosas para nosso país.

Isso também acontece pela falta de credibilidade que Lula inspira nos países desenvolvidos, principalmente após os inúmeros escândalos envolvendo seu partido e seu ministério.
A verdade é que Lula não é levado a sério. Nem poderia.

O que, na minha opinião, considerei de um exagero desnecessário, foi a forma com que os brasileiros reagiram à visita de Bush. Puseram fogo na bandeira americana, interditaram franquias do Mc Donald's. O que exatamente queriam com isso? Mostrar que estão indignados com a carnificina promovida pelos EUA, ao instaurar uma guerra sem vencedores? Ou estariam pretendendo apenas mostrar-se insatisfeitos com suas intenções e sua presença no país?
De qualquer forma, repito, foi um exagero desnecessário, especialmente se levarmos em conta que a mesma fúria contestadora ainda não encontrou meios efetivos para expurgar Lula do cargo que ocupa.
É certo que discordem da política bélica de Bush, mas julgo que seria mais sensato e lógico rebelar-se contra três anos de um governo despreparado, corrupto e inescrupuloso. Lula representa riscos reais e concretos para o Brasil, e sua total inabilidade tem caráter comprobatório.
O povo desperdiça inutilmente suas energias e sua indignação com fatores externos, e faz “vista grossa” aos assuntos concernentes ao próprio país, que deveriam se sobrepor a estas pinimbas internacionais.
Afinal, aqui também vivenciamos “guerras” diárias e sucessivas – contra o tráfico, contra a violência, contra a corrupção, contra abusos de toda ordem. Mas, para estes problemas, o brasileiro parece estar anestesiado pela resignação.

sábado, novembro 05, 2005

Mundo envenenado

. .
Às vezes, fico me perguntando o que será da espécie humana, neste planeta cujas condições de vida mostram-se tão inóspitas. Não bastasse a deterioração do meio ambiente e as guerras e conflitos infindáveis, ainda nos vemos expostos a todo tipo de mazelas: os bovinos sofrem de febre aftosa; o frango anda “constipado”; os peixes, devido à poluição das águas, podem também estar contaminados; as verduras exalam a química dos agrotóxicos; carrapatos transmitem a febre maculosa, letal em muitos casos (principalmente se o carrapato ficar mais de 4 horas aderido à pele).

Com as catástrofes ocorridas (furacões, terremotos, maremotos), os corpos insepultos, em decomposição, produzem bactérias, alastrando epidemias e pestes que, através do ar, podem atingir regiões mais distantes.
Em determinados lugares - muitos deles localizados no continente africano - devido a condições insalubres, certos vírus sofrem mutações e geram doenças altamente mortíferas e ainda sem cura, levando milhares de pessoas à morte.

Doenças, alimentos impróprios para o consumo, escassez de água potável: viver está ficando cada dia mais perigoso. Ou, como diria meu pai, neste contexto, "viver faz mal à saúde".

quinta-feira, novembro 03, 2005

"América": considerações finais

.
Estou contando os dias para que a novela América termine. Felizmente, este que considero um fracasso da teledramaturgia brasileira, está a apenas alguns dias do fim. Foram raras as vezes em que consegui assistir a um capítulo inteiro. E nem era preciso: no dia seguinte, várias cenas eram repetidas, pois eram quase os mesmos diálogos e a mesma problemática, sem nenhum fato verdadeiramente novo.
América é o tipo da novela que, se deixarmos de assistir por uma semana ou duas, ao retomarmos a audiência constataremos que está tudo na mesma.

Vejamos o saldo geral extraído de minhas observações:
.
# O namorico de Neuta (Eliane Giardini) com Dinho (Murilo Rosa) não saiu do lugar, e as cenas dos dois mais pareciam flashbacks de capítulos anteriores. As frases Tô crazynho de love pela senhora ou A senhora é muito very beautiful eram pronunciadas em praticamente todos os diálogos entre o peão e a viúva do Sinval.

# Outro relacionamento que não saía do lugar era o de Haydée e Tony (Christiane Torloni e Floriano Peixoto). Quando ele se afastava, ela ligava desesperada, alegando precisar dele. Quando ele virava a esquina de Miami e voltava para o Brasil, ela então o rejeitava com seus trejeitos neuróticos, para logo em seguida surrupiar algum badulaque no shopping. Haja paciência – minha e do Tony.
.
# A voz sussurrante de Deborah Secco torturou meus ouvidos, e considerei sua atuação absolutamente medíocre. O romance de Sol com o Tião (Murilo Benício) também não convenceu, não houve química entre os atores.

# Nina (Cissa Guimarães) passou a novela inteira falando de apenas um assunto: seu amor não realizado. Tornou-se chata, reincidente e egoísta, pois só falava de si mesma. Com o “dedo podre” que tem para homens, não duvido nada que o recém-surgido Pedro Paulo (Werner Shünemann) também seja casado.

# A exagerada inocência de Ed (Caco Ciocler) indignou muitas pessoas, e seu comportament
o crédulo em relação às artimanhas da May era de matar de raiva.
.
# May, por sua vez, apesar da ótima atuação de Camila Morgado, foi uma vilã caricata, de desenho animado. Era a Cruela Devil do horário nobre.

# Mari (Camila Rodrigues), a irmãzinha da Sol, protagonizou cenas da mais comovente burrice. Acreditava tolamente em tudo o que Alex-Roberto (Thiago Lacerda) lhe dizia, chegando ao ponto de levar-lhe uma Bíblia na prisão e prestar falso testemunho para ajudá-lo. Bobona.

# Irene, personagem de Daniela Escobar, não teve outra função na história senão proferir palavras fúteis e gastar o dinheiro do marido. Se excluíssem seu papel, nem faria diferença.
.

# E que função tinham as três afilhadas de Neuta (Detinha, Bebela e Penha)? Não consegui descobrir.

# Nas cenas ambientadas no Rio, a praia ficava a uma quadra de Vila Isabel e Miami era logo ali, no próximo ponto. Tirando a Sol, que só chegava a Miami a pé ou de barquinho, os outros personagens iam e voltavam de lá num estalar de dedos.
.
# O pessoal da pensão de Consuelo (Cláudia Gimenez) também teve papéis meramente decorativos. Perderam-se talentos como o de Roberto Bonfim, Guilherme Karam e Rosi Campos em verdadeiras “pontas”, que em nada interferiam na história.

# Absolutamente inexpressiva, Simone Spoladore não conseguiu fazer sua Helô ganhar vida. O par formado com Rodrigo Faro também não funcionou, e a dupla passou praticamente despercebida pelo horário das nove.
.
# A passagem de Tião pelo “Além” teve cenas exaustivamente longas e arrastadas. O cenário e aqueles números circenses ao fundo me lembravam a microssérie “Hoje é Dia de Maria”, com direito a Creusa (Juliana Paes) fantasiada de diabo e tudo. Mais absurdo, impossível.


Resumindo: não gostei da novela. Nem da história, nem dos personagens, nem da forma como a trama foi conduzida. Na minha opinião, foi um fiasco de Glória Perez, que eu jamais veria no Vale a Pena Ver de Novo.