Blog by Dani

quarta-feira, novembro 16, 2005

Veneno colorido


Tartrazina. O nome é esquisito, e muito piores são seus efeitos.
Caso ainda não tenham ouvido falar, eu lhes apresento: a tartrazina é um corante amarelo, largamente utilizado em produtos alimentícios com sabor artificial, tal como gelatinas, pó para pudins, refrescos, balas, etc. Também pode ser encontrada – vejam só – em medicamentos.
Em alguns países da Europa, esta substância é proibida, justamente por ser o gatilho para diversos tipos de alergia, como urticária e asma brônquica. Nos Estados Unidos, é proibida há mais de 20 anos.
Aqui no Brasil, embora seja exigida uma advertência quanto à presença do componente, não encontrei nenhuma nos produtos que consumi recentemente, e que continham o tal corante.
Estudos também comprovaram que pessoas com intolerância ao ácido acetil salicílico (aspirina) são as mais suscetíveis a reações alérgicas motivadas pela tartrazina.

Na sexta-feira, fui acometida por uma forte crise alérgica. Começou com uma coceira incomodativa e, na manhã de sábado, acordei toda empolada. O corpo inteiro estava repleto de vergões vermelhos, em relevo, que coçavam desesperadamente. Era uma urticária das bravas.
Cheguei a ir parar no hospital, onde fui medicada com corticóide intravenoso e uma – ugh! – injeção tamanho família, que doeu pra chuchu.
Em casa, tomei outras duas, menos doloridas, que meu pai mesmo aplicou.
Estou um pouco melhor, controlando a alergia com medicamentos específicos e fazendo uma dieta desintoxicante, mas creio que seja necessário fazer um tratamento imunológico, a fim de inibir o surgimento de novas crises.
Portanto, é bom estarmos sempre atentos à composição dos alimentos, e principalmente devemos evitar corantes e aditivos em excesso, pois muitas pessoas possuem propensão a alergia e desconhecem o fato.

Para saber mais sobre este e outros tipos de manifestações alérgicas, clique aqui.

16 Comments:

  • At 3:23 AM, Anonymous Anônimo said…

    Putzs eu tenho urticária quando como porcarias, doces, etc... e não tinha a mínina ideia do que causava essas coeiras malucas... Já estava até apelando para macumba, para ver se não era algum espírito que baixava em mim. É uma coceira maluca, que aparece por dentro do corpo... doido isso... Saravá!!!!

     
  • At 5:21 AM, Blogger Nelsinho said…

    Eu devo ser muito especial porque como quilos de gelatina!...
    Melhor moderar (acho).

    Nelsinho

     
  • At 10:35 AM, Blogger Mr. San said…

    É preciso prestar atenção mesmo ao que se come. Gostei da indicação do site, já está nos meus favoritos. Saúde e ótima quarta-feira para você.

     
  • At 11:09 AM, Blogger Adri said…

    Bom saber sobre essa tal Tartrazina...pois sou o reio das perebas. Se tem uma perebe a 2 km, lá vou eu me coçar.
    Realmente, tb acho que os 28 anos são uma barreira entre a vida saudável, sem preocupações, e a era geriátrica!
    Bjs

     
  • At 11:32 AM, Blogger Leleco said…

    Dani,

    Realmente é um absurdo essa substância ser permitida, até mesmo em remédios.
    Por que não utilizam corantes naturais? Nem precisam usá-los. Mas acho que tem muito interesse financeiro em jogo.
    Espero que melhore totalmente o mais breve possível, meu amor...
    Mil Beijões

     
  • At 11:39 AM, Blogger Unknown said…

    Dani,

    Não sabia que você esteve doente.

    Devo estar com algo parecido pois faz mais de um mês que tenho crises eventuais de tosse. Talvez alguma alergia que não identifiquei.

    Tenho entrado muito pouco no computador pois aproveito o sol para ficar a maior parte do tempo ao ar livre, afastado da casa onde podem estar os ácaros que me estão causando a tosse.

    Falta, também, disposição para atualizar o blog. Tenho lido bastante e aproveitado o tempo para me reciclar no Tarot.

    Ia mandar um email, mas descobri que não o tenho.

    Melhoras.

     
  • At 7:22 PM, Anonymous Anônimo said…

    sei como isso é ruim... Eu mesma tenho alergia a um tipo de salsicha... Nossa, fiquei mal uma vez, cheia de bolotas... Mas sabe, esse negócio tem no confete... Eu já li!

    Abs

     
  • At 8:52 PM, Anonymous Anônimo said…

    Tenho alergia a... CHOCOLATE... pronto, ganhei, né? Ninguém merece comer chocolate prá se coçar, mas como mesmo assim... bom, melhoras, e se tiver que coçar, não usa a unha, coça com os dedos, prá não marcar. Bjos!

     
  • At 10:54 PM, Anonymous Anônimo said…

    menina, eu sofro HORRORES com minhas alergias...coisa q dá vontade de chorar! as pessoas não têm muita consciencia da gravidade de uma crise alérgica...boa dica.

     
  • At 10:55 PM, Anonymous Anônimo said…

    Post muito interessante,

    minha tia tem urticária, mas não sabe bem o porque, pois já evita uma série de alimentos, e mesmo assim ela teima em aparecer.
    Mas no caso, a tartrazina pode ser a causa. Vou correndo avisá-la.

    Abraços

     
  • At 1:19 AM, Anonymous Anônimo said…

    Eita, que sinistro! Espero que você melhore. Engraçado, eu não tomo aspirina porque é certo que passo mal se tomar. Mas adoro gelatina. Eu, hein.
    E eu também fiquei doente na sexta, meu olho inchou um absurdo. Achei que fosse terçol, comprei remédio... no fim é uma glandula entupida. Sexta foi dia de doenças, então.
    Beijos.

    http://fotolog.net/ju_suzuhara

     
  • At 11:44 AM, Anonymous Anônimo said…

    Oi! Estou retribuindo (ainda q tardiamente) a visita ao meu blog, ok? Ah, gostei muito daqui, viu?

     
  • At 12:07 PM, Anonymous Anônimo said…

    Nossa, Dani! Que sufoco!! Eu tb já tive reação alérgia assim, de ficar empolada, mas foi por causa de picada de inseto...nossa, fiquei apavorada, foi horrível! Meu rosto ficou vermelho que nem camarão, meu pés (onde levei as picadas) ficaram super inchados e eu fiquei morrendo de medo de ter edema de glote!! Imagino como vc não deve ter ficado, acordando assim!! Ainda bem que passou :D

     
  • At 12:15 AM, Blogger Michel said…

    Melhoras garota.

     
  • At 10:26 AM, Anonymous Anônimo said…

    Bom dia, Dani!
    Nossa, é um caso sério, esse lance de alergia.. na verdade, eu faço tudo, como de tudo, e me reviro e desviro... eu só tenho dois tipos de alergia, e são justamente em relação a medicamentos: sulfa e amoxicilina. Olha, fico febril, quase morro, terrivel! rsrs, mas contra a alimentos, nadica de nada, sou uma rata de geladeira.. rs..
    Mas melhoras, viu? É horrivel ficar dódoi!
    Ei, já escolhemos o tema. Será MAIORIDADE PENAL. Eu e meu querido Senhor Falador iremos estudar o assunto e postaremos no fim de semana dois textos sobre.. caso tenha colegas e ou amigos interessados sobre o assunto, chama eles para estes irem ao ponto, tá?
    É isso!
    Beijinhus e fique com Deus, saudades de ti, e te cuida!!!
    Senhora Faladora

     
  • At 7:14 PM, Anonymous Anônimo said…

    Passei por aqui mais uma vez,
    para desejar um ótimo fim de semana pra vc.

    Bjs

     

Postar um comentário

<< Home