Blog by Dani

quinta-feira, novembro 03, 2005

"América": considerações finais

.
Estou contando os dias para que a novela América termine. Felizmente, este que considero um fracasso da teledramaturgia brasileira, está a apenas alguns dias do fim. Foram raras as vezes em que consegui assistir a um capítulo inteiro. E nem era preciso: no dia seguinte, várias cenas eram repetidas, pois eram quase os mesmos diálogos e a mesma problemática, sem nenhum fato verdadeiramente novo.
América é o tipo da novela que, se deixarmos de assistir por uma semana ou duas, ao retomarmos a audiência constataremos que está tudo na mesma.

Vejamos o saldo geral extraído de minhas observações:
.
# O namorico de Neuta (Eliane Giardini) com Dinho (Murilo Rosa) não saiu do lugar, e as cenas dos dois mais pareciam flashbacks de capítulos anteriores. As frases Tô crazynho de love pela senhora ou A senhora é muito very beautiful eram pronunciadas em praticamente todos os diálogos entre o peão e a viúva do Sinval.

# Outro relacionamento que não saía do lugar era o de Haydée e Tony (Christiane Torloni e Floriano Peixoto). Quando ele se afastava, ela ligava desesperada, alegando precisar dele. Quando ele virava a esquina de Miami e voltava para o Brasil, ela então o rejeitava com seus trejeitos neuróticos, para logo em seguida surrupiar algum badulaque no shopping. Haja paciência – minha e do Tony.
.
# A voz sussurrante de Deborah Secco torturou meus ouvidos, e considerei sua atuação absolutamente medíocre. O romance de Sol com o Tião (Murilo Benício) também não convenceu, não houve química entre os atores.

# Nina (Cissa Guimarães) passou a novela inteira falando de apenas um assunto: seu amor não realizado. Tornou-se chata, reincidente e egoísta, pois só falava de si mesma. Com o “dedo podre” que tem para homens, não duvido nada que o recém-surgido Pedro Paulo (Werner Shünemann) também seja casado.

# A exagerada inocência de Ed (Caco Ciocler) indignou muitas pessoas, e seu comportament
o crédulo em relação às artimanhas da May era de matar de raiva.
.
# May, por sua vez, apesar da ótima atuação de Camila Morgado, foi uma vilã caricata, de desenho animado. Era a Cruela Devil do horário nobre.

# Mari (Camila Rodrigues), a irmãzinha da Sol, protagonizou cenas da mais comovente burrice. Acreditava tolamente em tudo o que Alex-Roberto (Thiago Lacerda) lhe dizia, chegando ao ponto de levar-lhe uma Bíblia na prisão e prestar falso testemunho para ajudá-lo. Bobona.

# Irene, personagem de Daniela Escobar, não teve outra função na história senão proferir palavras fúteis e gastar o dinheiro do marido. Se excluíssem seu papel, nem faria diferença.
.

# E que função tinham as três afilhadas de Neuta (Detinha, Bebela e Penha)? Não consegui descobrir.

# Nas cenas ambientadas no Rio, a praia ficava a uma quadra de Vila Isabel e Miami era logo ali, no próximo ponto. Tirando a Sol, que só chegava a Miami a pé ou de barquinho, os outros personagens iam e voltavam de lá num estalar de dedos.
.
# O pessoal da pensão de Consuelo (Cláudia Gimenez) também teve papéis meramente decorativos. Perderam-se talentos como o de Roberto Bonfim, Guilherme Karam e Rosi Campos em verdadeiras “pontas”, que em nada interferiam na história.

# Absolutamente inexpressiva, Simone Spoladore não conseguiu fazer sua Helô ganhar vida. O par formado com Rodrigo Faro também não funcionou, e a dupla passou praticamente despercebida pelo horário das nove.
.
# A passagem de Tião pelo “Além” teve cenas exaustivamente longas e arrastadas. O cenário e aqueles números circenses ao fundo me lembravam a microssérie “Hoje é Dia de Maria”, com direito a Creusa (Juliana Paes) fantasiada de diabo e tudo. Mais absurdo, impossível.


Resumindo: não gostei da novela. Nem da história, nem dos personagens, nem da forma como a trama foi conduzida. Na minha opinião, foi um fiasco de Glória Perez, que eu jamais veria no Vale a Pena Ver de Novo.

17 Comments:

  • At 9:39 AM, Anonymous Anônimo said…

    Bom dia, Dany!
    Concordo com o que falaste no ponto, sobre a desunião do povo brasileiro.. mas isso é só em alguns lugares, eu vi isso em uma viagem que fiz.. parece que onde se concentra muita renda e trabalho e onde é muito dificil a divisão de renda, como por exemplo rio e são paulo, as pessoas são mais egoístas... mas isso é somente em alguns lugares!
    É claro que se houvesse uma melhor distribuição de renda e um desenvolvimento social melhor, não teríamos esses problemas. Quem sabe um dia acaba.. Tenho fé que sim!
    Beijinhus e obrigada pela visita ao pontodeconversa!
    Senhora Faladora

     
  • At 11:41 AM, Anonymous Anônimo said…

    Eu tbém detestei essa novela,não faço questão de assistir,muita burrice....Enfim América é uma novela muito chata...Tenha um Bom Dia

     
  • At 12:40 PM, Blogger Nelsinho said…

    Sempre tive uma relação bastante difícil com as novelas, desde os tempos dos folhetins radiofônicos, quando países inteiros paravam para ficar de ouvido colado no rádio!...

    Reconheço o mérito técnico das produções da Globo, assim como o inegável mérito de muitos dos atores, mas continuo não conseguindo ser fã a tal ponto de ficar seguindo fielmente.

    A única novela que me lembro ter seguido diàriamente, foi "O Casarão" nos idos de 75/76, se não estou em erro.

    Nelsinho

     
  • At 2:13 PM, Anonymous Anônimo said…

    Olá Dani. Pois bem, o nível dos programas de entretenimento da Rede Globo, tem caído drasticamente ao logo dos anos. E América é mais uma prova disso. Quanto ao post que deixaste no "ponto de conversa" eu creio que tenhamos material humano para mudarmos a situação atual em que vivemos sim! Mas basta que esse "material humano" desista da sua comodidade e lute por um viável "bem comum" e o início é a educação. A mudança talvez não seja para eu vivê-la, pois é uma mudança cultural, mas preciso fazer algo agora, ao menos, em prol de um futuro melhor para quem está por vir. Abraços e boa tarde!

     
  • At 2:22 PM, Blogger Leleco said…

    É disso que o povo gosta....rs
    A novela América foi péssima, com velhos chavões, atuações medíocres, diálogos repetitivos.
    Eu ficava entediado quando aparecia o Dinho e a Neuta. Era chato mesmo ver sempre o mesmo diálogo.
    A Glória Perez perdeu a oportunidade de ficar calada...rs
    Mas veja a audiência batendo recorde. O povo engole qualquer coisa.
    Mudando um pouco de novela, sabia que a direção da Globo pediu para os autores de Bang Bang para mudarem os diálogos? Sabem o motivo? Acham a novela com humor muito sofisticado. Querem vulgarizar um pouco, colocar diálogos e humor que o povo entenda...
    Post perfeito. Disse tudo que muitos pensam... eu também penso assim.

     
  • At 2:57 PM, Anonymous Anônimo said…

    Realmente, concordo com o que o Senhor Falador disse, as novelas da Globo estão usando artifícios que a própria Hollywood usou para sair da lama e não falir: a Pornografia, prostituição, drogas e a vulgaridade. Tudo o que é de mais sujo ela usou. A Record, que até então estava ganhando altos Ibopes com a "Escrava Isaura" e "Essas Mulheres" (Inclusive as duas inspiradas em obras lietrárias) agora também está partindo para a pancadaria e a vulgaridade com a nova novela.
    Há muito não assisto a Globl na verdade, tenho nojo não só de seu telejornalismo como de tudo! Nada presta. Inclusive os programas voltados para as crianças tem aqueles desenhos cheios de muita pancadaria e tecnologia, tirando a criança da brincadeira de pique com os amiguinhos e os levando para a frente da TV e PC. Como sempre, sendo alienados desde o começo.
    Quanto a minha revolta, sei lá, as vezes tenho medo de ser mal interpretada...rsrs... mas quanto a não termos pessoas ainda para revolucionar essa sociedade, claro que temos! Eu, vc, o Senhor Falador, e tantos outros internautas e pessoas que se revoltam por ai... se nós comerçamos a fazer a cabeça de nossos vizinhos, parentes e amigos mais proximos e estes a parte deles, se mostrarmos a realidade e a verdade, com certeza em breve tudo muda!
    É SÓ TER ESPERANÇA! tendo-a, tudo muda.. mas se não a tivermos, de que adianta? Sem ela, nada somos!
    E viva a democracia propriamente dita, feita por nós, homens e mulheres de bem!
    Abs querida!!!
    :D

     
  • At 3:12 PM, Anonymous Anônimo said…

    Se trocarmos Miami por Marrocos, a venda do Sr. Gomes, pelo bar de Dona Jura, temos o que?? O clone!!

    A mesma história com o mesmo inexpressivo Murilo Benício!

    Eu tb não gostei!

     
  • At 3:50 PM, Anonymous Anônimo said…

    Ps: Danny, gostaria de colocar seu endereço de site entre os nossos "Faladores". Eu posso?
    Beijini
    Sammy

     
  • At 10:30 PM, Blogger Michel said…

    Nunca ví essa novela. Mas ouço muitas reclamações. então vamos lá.
    Relamente a novela América é uma merrrrddd.....

    abraços

     
  • At 11:50 PM, Anonymous Anônimo said…

    Ainda bem que não assisti um só capítulo. rsrs

    Não fazem mais novelas com uma boa história, hoje a busca é somente por audiência e patrocinadores.

    Que pena!

    Até mais ;-)

     
  • At 8:07 AM, Anonymous Anônimo said…

    Pois é Dani!

    Tomará que esse lixo termine logo. Odeio América.
    Pos é, tenho que dar um break, pois meu médico já me disse que se não parar, vou ficar doente!

    Abs

     
  • At 9:17 AM, Anonymous Anônimo said…

    Bom dia Dani!
    Ps: desculpe te chamar de Dani com dois "n" e "y".. nem tinha percebido na hora(tenho astigmatismo e ultimamente não estou usando a lente, então, enchergar de longe é um suplicio...rrsrs)...
    Mas ontem eu estava na sala, com meu tio e mãe, quando começou essse horror de novela. E dái eu comecei a assistir, invariavelmente, já que eles estavam vendo né?
    E então passou a cena de um rapaz que estava assumindo sua homosexualidade. Cara, eu achei aquilo tão estranho. Nada contra, entende? Mas é dificil de ver isso na tv, assim, da pessoa assumindo.. Em novela nenhuma que eu me lembre vi algo parecido.. então, na hora, me senti meio constrangida, e parei de ver aquilo.. sei lá, o ator trabalha bem, mas o papel e o capitulo foram bem chocantes, na minha opinião... sem falar a deturpação de religiões, é uma misturada só!
    Bom, deixa para lá!
    Já coloquei seu endereço de blog nos faladores, viu?
    Beijim e um bom fim de semana!
    Sammy

     
  • At 3:00 PM, Blogger Mr. San said…

    Vou ser sincero: pulei direto para os comentários, porque não assisto a novelas de jeito nenhum. Não é preconceito de (pseudo)intelectual, rsss. Apenas não gosto mesmo. Um grande abraço, bom final de semana e melhor novela da próxima vez. rss

     
  • At 2:52 PM, Blogger Ana Julia said…

    A novela é da Glória Perez... acho que isso já explica tudo!
    bjos!

     
  • At 5:51 PM, Anonymous Anônimo said…

    Pois é, não se pode mesmo agradar a gregos e a troianos. Especialmente quando as pessoas são esquisitas e não têm capacidade intelectual para fazer uma única crítica contrutiva.
    já agora... quando não se tem maturidade para apreciar uma boa (ou má)novela, não valeria mais ficar calado???

     
  • At 5:53 PM, Anonymous Anônimo said…

    Pois é, não se pode mesmo agradar a gregos e a troianos. Especialmente quando as pessoas são esquisitas e não têm capacidade intelectual para fazer uma única crítica contrutiva.
    já agora... quando não se tem maturidade para apreciar uma boa (ou má)novela, não valeria mais ficar calado???

     
  • At 7:18 PM, Anonymous Anônimo said…

    concordo plenamente camila morgado salvou esta novela as cenas dela com o caci ciocler levantava ate o ibope inclusive colocou a pessima atriz deborah secco para entrar no nucleo dela para obter algum sucesso.esta novela esta passando hoje na macedonia. passou no mexico e tb nos usa e camila morgado esta sendo dita como a melhor atriz desta novela.Agora esperamos que ela entre na proximaq a caminho das índias. dizem que ela seria laysa uma menina metaleira mimada e goista filha de vera fischer que se apaixonaria doentemente pelo marcio garcia!!!

     

Postar um comentário

<< Home