Natal no Rio

No Rio, a árvore de Natal da Lagoa foi inaugurada no último sábado, dia 26, às 20 horas, com coral da Fundação Bradesco. Neste ano, foram utilizadas 2,8 milhões de microlâmpadas, que iluminarão a peça de 82 metros de altura (o equivalente a um prédio de 27 andares), proporcionando a moradores e visitantes da cidade um belíssimo espetáculo.
10 histórias sobre a árvore de Natal da Lagoa...
1 A primeira árvore montada na Lagoa tinha 48 metros de altura. Três anos depois, com 76 metros, era incluída no Guinness Book of Records como a maior árvore de Natal flutuante do mundo. Desde 2001 ela tem 82 metros, o equivalente a um edifício de 27 andares.
2 No ano de estréia, 1996, não havia guindaste capaz de levar a ponteira até o topo da estrutura. A estrela no alto teve de ser colocada por um helicóptero.
3 Pôr uma estrutura navegando no espelho-d'água foi um desafio. A solução veio do Porto de Paranaguá: flutuadores de 10 toneladas, com 2,4 metros de largura por 12 de comprimento. Hoje são usados onze deles.
4 A atração de fim de ano na Lagoa é uma autêntica embarcação. Por isso, ela é vistoriada pela Capitania dos Portos, que verifica condições de segurança e sinalização. Há sempre uma tripulação de seis homens no interior da árvore.
5 Durante uma ventania com rajadas de 72 quilômetros por hora, em novembro de 2002, a árvore, em fase de montagem, se soltou e ficou à deriva até chegar à margem próxima da Rua Fonte da Saudade.
6 Desde 2000 a atração é itinerante. Neste ano, ela será inaugurada no Corte do Cantagalo, no sábado (26), e, na segunda, levada ao centro da Lagoa. A partir de 26 de dezembro, ficará no Parque dos Patins.
7 Há cinco temporadas, o cenógrafo Abel Gomes cria temas para a decoração. O primeiro deles se inspirou nas rendas tecidas pelas avós. Neste ano, Gomes enfatiza a ceia de Natal.
8 Como manda a tradição, geralmente a árvore pode ser vista até 6 de janeiro, Dia de Reis. Mas em 2000, na passagem do milênio, ela ficou exposta até 20 de janeiro, Dia de São Sebastião, o padroeiro da cidade.
9 Neste ano, pela primeira vez, a cada meia hora será realizado o balé das águas, em que, durante cinco minutos, 48 bombas lançarão jatos de 20 metros de altura. Nos fins de semana, o balé tem fundo musical.
10 A peça carioca deu crias. Há dois anos a mesma equipe monta uma árvore em Lisboa e neste ano, pela primeira vez, fará outra em Varsóvia, onde o desafio é encontrar materiais que resistam a temperaturas inferiores a 20 graus negativos.
