.. São 441 anos desde a sua fundação. São 441 anos desde o nascimento de uma cidade admirável, iluminada, incomparável. Uma cidade que amo, e que mais linda não poderia ser..
O nome Rio de Janeiro surgiu por engano. Quando a primeira expedição portuguesa veio explorar a costa brasileira, eles confundiram a Baía de Guanabara com a foz de um grande rio. A data era 1 de janeiro de 1502. A cidade era habitada pelos índios tamoios, que mais tarde, se uniram aos invasores franceses. Ela foi oficialmente fundada no dia 1 março de 1565, por Estácio de Sá. A cidade recebeu o nome de São Sebastião do Rio de Janeiro em homenagem ao rei de Portugal, D. Sebastião, e ao santo de mesmo nome, que se tornou o padroeiro da cidade.

.
No final do século XVI a população do Rio de Janeiro e arredores era de 3.850 habitantes, sendo: 3.000 índios, 750 brancos e 100 negros. Com a chegada da família real em 1808, a cidade ganhou urbanização, com pavimentaçào de ruas, construção de um cais, iluminação com lâmpadas à óleo de peixe e medidas sanitárias.
Durante o século 19, a cidade sofreu transformações importantes:água à domicílio, rede de esgoto, construção de hospitais e cemitérios públicos, telégrafo, correios, telefone e iluminação a gás. Essas transformações tornaram possível a fixação de uma população mais numerosa.
Em 1975, com a fusão dos Estados da Guanabara e do Rio de Janeiro a cidade se tornou a capital do Estado do Rio.
.
O Rio de Janeiro é uma cidade de quatrocentos e quarenta e um anos que além de possuir uma natureza exuberante, conta com um povo conhecido internacionalmente pelo seu bom humor, espontaneidade e hospitalidade.
.
No Rio também nasceu a Bossa Nova, época em que vários talentos desabrocharam nas areias culturalmente férteis da Zona Sul carioca. O ritmo – uma mistura de jazz e samba – tornou-se o símbolo da cidade, servindo de trilha sonora para a alegre e movimentada vida além-túnel. Posteriormente, músicas da Bossa Nova foram gravadas por grandes nomes como Frank Sinatra e Ella Fitzgerald, transformando-se em sucessos mundialmente conhecidos.
Hoje, o Rio tem quase 6 milhões de habitantes. Tem problemas, como qualquer outra grande cidade, mas isso não assusta os turistas, que a visitam em qualquer época do ano e, principalmente no reveillon e no carnaval, períodos cuja programação é bastante intensa.
É, enfim, uma cidade que existe para ser amada, admirada e reverenciada. Sempre.

No mar estava escrita uma cidade,
no campo ela crescia, na lagoa,
no pátio negro, em tudo onde pisasse
alguém, se desenhava tua imagem,
teu brilho, tuas pontas, teu império
e teu sangue e teu bafo e tua pálpebra,
estrela: cada um te possuía.
Era inútil queimar-te, cintilavas.
.
Trecho do poema “Mas viveremos”, de Carlos Drummond de Andrade.
.
Para conhecer mais sobre o Rio, sua história e seus personagens:
Livros com sabor carioca:
Ela é Carioca – Uma enciclopédia de Ipanema (Ruy Castro)
.
História das Ruas do Rio (Brasil Gerson)
.
Rio de Janeiro vista do céu (Sergio Zalis)
.
Chega de Saudade – a história e as histórias (Ruy Castro)
.
Mercados do Rio de Janeiro: 1834-1962 (Samuel Gorberg)
.
A onda que se ergueu no mar (Ruy Castro)
Agenda cultural:
Sempre Carioca, na Casa França Brasil, com esculturas de bronze do mineiro Wellington Fernandes, baseadas nas caricaturas do desenhista italiano Lan, que tão bem traduz em imagens a cultura carioca. (Rua Visconde de Itaboraí, 78, Centro. Quarta a domingo, 12h/20h. Grátis. Até 5 de março).
Mostra Carioca, no Espaço da Constituição. Tradicionais cartões postais ganham versões concebidas por 27 designers. (Rua da Constituição, 34, Centro. Segunda a sexta, 9h/18h. Sábado, 17h/20h. Grátis. Até 31 de maio).
Avenida Central 1905-2005: Imagens de um Brasil moderno no acervo do Instituto Moreira Salles, no Centro Cultural da Justiça Federal. A abertura da Avenida Central, atual Rio Branco, no dia 15 de novembro de 1905, é lembrada pela mostra que percorre do período da inauguração aos anos 50. (Avenida rio Branco, 241, Cinelândia. Quarta a domingo, 12h/19h. Grátis. Até 9 de abril).
Visão Panorâmica
Se você quer ter uma visão privilegiada de todos os lugares das fotos abaixo, e tem bala na agulha, faça um passeio de helicóptero. Clique aqui para ver como é.
.
DIRIJA-SE AO PRÓXIMO POST