Blog by Dani

domingo, março 05, 2006

And the Oscar goes to...

.
A noite do Oscar vem trazendo muitos palpites e expectativas. A pedra cantada é que O Segredo de Brokeback Mountain, por sua “sensibilidade ao abordar o tema” seja agraciado com a poderosa estatueta, assim como Rachel Weisz fature a mesma por sua atuação coadjuvante em O Jardineiro Fiel. Muito tem se comentado a respeito da indicação de melhor ator a Philip Seymour Hoffman, por Capote. Há também a possibilidade de que A Noiva Cadáver arrebanhe o prêmio de melhor animação. Enfim, feitas as apostas, só nos resta esperar pela tradicional festa da indústria cinematográfica, que acontece na noite deste domingo.

Mas, afinal, de onde surgiu e como é feita essa premiação?
.

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood surgiu no dia 19 de março de 1927, graças ao presidente da produtora Metro-Goldwin Mayer, Louis B. Mayer, e um grupo de 36 diretores e atores.
A expressão "the winner is..." (o vencedor é...) foi substituída pela famosa "and the Oscar goes to..." (e o Oscar vai para...) em 1989. E sabe por que isso aconteceu? Para que não os outros concorrentes não ficassem com a impressão de que eram perdedores.

[ Por que Oscar? ]

O nome oficial da estatueta é Prêmio da Academia ao Mérito, mas por que será que todo mundo o chama de Oscar?

Na entrega do prêmio em 1932, a estatueta passou a ser chamada de Oscar.
três versões para essa mudança. A mais famosa dá conta de que a bibliotecária e futura diretora executiva da Academia, Margaret Herrick, ao observar pela primeira vez a estatueta, comentou: "Nossa, parece meu tio Oscar". Ela se referia a Oscar Pierce, um fazendeiro do Texas. O crítico de cinema Sidney Skolsky ouviu a frase, publicou e o nome pegou.

Outra versão diz que o próprio Skolsky teria inventado o nome para humanizar o prêmio.

Por fim, a atriz Bette Davis reivindicou a autoria ao dizer que a estatueta era parecida com as costas do seu então marido Harmon Oscar Nelson.

O nome agradou, mas foi só em 1939 que a Academia começou a usar o nome oficialmente.

[ O troféu ]

O esboço do troféu foi concebido por Cedric Gibbons, diretor de arte da Metro, em um guardanapo de papel de uma boate em Los Angeles. Ele próprio receberia 11 estatuetas na carreira.

O tão disputado troféu do Oscar é uma estatueta de 34 centímetros, que pesa 3,85 quilos. No começo ela era feita de bronze, mas durante a Segunda Guerra Mundial sua estrutura básica passou a ser feita de gesso para economizar metal. Hoje ela é composta de 92,5% de estanho, 7,5% de cobre e é folheada a ouro 14 quilates. O custo de fabricação de cada troféu é de 150 dólares. Os vencedores assumem o compromisso de nunca vendê-los, a não ser para a própria Academia e pelo preço simbólico de 10 dólares. Mesmo assim, num leilão de 1993, o Oscar que Vivien Leigh ganhou em 1940 (pelo filme “E o vento levou...”) foi arrematado por 562 mil dólares.

[ Votação ]

A primeira entrega de prêmios aconteceu em maio de 1929 no Hotel Roosevelt de Los Angeles. No começo, as cerimônias eram almoços ou jantares em hotéis ou grandes restaurantes. Havia um pequeno detalhe: todos já sabiam do resultado! O primeiro presidente da Academia foi Douglas Fairbanks.


A escolha dos melhores filmes do ano pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood é secreta, e o processo de seleção se divide em duas partes.
Na primeira, os 6.000* membros da instituição, que vão de atores e atrizes a maquiadores, escolhem cada um em sua área os cinco ou dez (dependendo do caso) melhores em sua opinião e lhes dão uma nota. A única exceção é a eleição do melhor filme, da qual todos os integrantes participam.
Para uma produção concorrer, deve ter sido exibida nos Estados Unidos, para o público pagante, entre 1º de janeiro e 31 de dezembro do ano anterior. As cédulas com as respostas e notas são enviadas pelo correio à empresa de auditoria Price Waterhouse. A apuração é feita por computador. Para determinar o número mínimo de votos para ser indicado aos prêmios, soma-se o total de cédulas recebidas e divide-se por seis. A princípio, são levados em consideração apenas os filmes que foram as primeiras opções dos membros da Academia. Se as vagas não forem preenchidas, os segundos colocados entram no páreo.
Aí começa a segunda fase. São realizadas sessões fechadas dos indicados em Londres, Los Angeles, Nova York e San Francisco. Todos os membros assistem e então elegem os vencedores. Os nomes dos premiados, colocados em envelopes lacrados, são abertos só na noite de entrega do Oscar.
Até 1940, os jornais recebiam a lista de ganhadores antecipadamente. Assumiam o compromisso de só divulgá-la no final da noite. Um ano antes, porém, o Los Angeles Times quebrou o acordo. A partir daí, a Academia decidiu manter segredo até a abertura dos envelopes lacrados.
A Academia nunca sabe de quantas estatuetas precisará. Em 1994, encomendou 50 para serem entregues aos vencedores nas 20 categorias existentes.

*Dados de 2005

Fontes: Guia dos Curiosos e
Canal Kids

Entre aqui para ter todas as informações sobre o Oscar 2006!

Conheça também o site oficial do Oscar!


8 Comments:

  • At 4:41 PM, Blogger Jôka P. said…

    Que legal, Dani !
    Poderoso esse post !
    E adorei o site oficial do Oscar, com transmissões direto da loja do Armani ! Super chique !!!
    E essa musica linda do Barry White ! Bacanérrimo !!!
    :D

     
  • At 5:07 PM, Blogger Angela Ursa said…

    Olá! Excelente essa matéria sobre o Oscar! Abraços florestais da Ursa :))

     
  • At 7:23 PM, Blogger Leleco said…

    Dani,

    Seu post está perfeito. Muitas informações legais, além de curiosidades que eu não sabia mesmo.

    A Música é perfeita para o post, e as fotos, muito bonitas.

    Só acho engraçado é que o Troféu Imprensa seja igual ao Oscar...rs

    Lindo post.

    Mil beijões, meu amor

     
  • At 9:04 PM, Anonymous Anônimo said…

    Dani,

    Seu blog é de muito bom gosto e com muita informação!
    Desejo que vc alcance, conquiste e realize todos os seus sonhos.
    Tenha esperança...
    ótima semana

    Um forte abraço! ;-)

     
  • At 11:01 AM, Blogger Mr. San said…

    Gostei da cerimônia deste ano: do apresentador à relativa rapidez com que foi realizada. Não assisti a todos os filmes concorrentes, mas acredito que não tenha tido muita "palhaçada" na premiação. Uma curiosidade: o mais longo discurso de agradecimento durou mais de uma hora! Dá para imaginar uma coisa dessas? Um abraço, Dani. Já estava com saudades.

     
  • At 12:53 PM, Blogger Jonas Prochownik said…

    Oi Dani, obrigado pela aula sobre o "Oscar", gostei muito. Concordo com vc., longos discursos são muito chatos. Bjs. do amigo Jonas.

     
  • At 2:44 PM, Anonymous Anônimo said…

    Crash! Adorei!

     
  • At 2:44 PM, Blogger Tuka said…

    O anônimo sou eu...

     

Postar um comentário

<< Home