Blog by Dani

terça-feira, março 28, 2006

Doce cartão postal

..
(Imagem de postal antigo extraída do site Alma Carioca)
.
Basta olhar alguns cartões postais do Rio, e lá estará ele – imponente, sólido, destacando-se no fundo azul. É um dos símbolos maiores desta cidade repleta de características marcantes: o consagrado Pão-de-Açúcar. E não podemos deixar de citar o bondinho que nos transporta do Morro da Urca até ele, num passeio curto, mas sempre deslumbrante, seja a primeira ou a centésima vez que o fazemos.
.
No aniversário do Leo, resolvemos “brincar de turista” e fazer o passeio – que de março até julho tem um desconto de 50% para cariocas, fluminenses ou moradores da cidade. Basta mostrar documento de identidade com foto ou comprovante de residência e doar 1 kg de alimento não-perecível para a campanha do Carioca Maravilha.
.
Foi tudo perfeito: fez um sol legitimamente carioca, com a temperatura agradável do outono, e nós pudemos aproveitar todo aquele inebriante visual. Leme, Copacabana, Botafogo, Urca, Aeroporto Santos Dumont, Corcovado, etc. Todos os cenários integrados numa profusão de azuis e verdes em tonalidades vivas, realçados por aquele sol dourado e luminoso que só existe mesmo no Rio.
.
Nas trilhas do Morro da Urca, é possível observar os sagüis saltando agilmente nos galhos das árvores: é um show à parte. São numerosos e parecem estar se exibindo para as pessoas.

A surpresa adicional ficou por conta de um incrível arco-íris - surgido entre o morro do Pão de Açúcar e o mar – coisa mesmo para encher os olhos. Um verdadeiro bônus de beleza. Provavelmente um presente de aniversário para o Leo.

E quase não podíamos conter nossa indisfarçável satisfação quando, observando a reação dos turistas ao descortinar aquela paisagem, ouvíamos as exclamações extasiadas: “My God! Oh, My God!!!”. Por pouco não explodimos de tanto orgulho: aquela admirável beleza era a nossa cidade, o nosso país, a nossa terra.
.

Se você é do Rio, mas tem um certo preconceito em relação aos “programas de turista” e nunca esteve num dos principais cartões postais da sua cidade, não pode nem imaginar o que está perdendo...
Posso garantir que é algo de acelerar os mais empedernidos corações, trancar a garganta e embargar a voz. Para turistas e, principalmente, para os não-turistas.
.
Só uma dica: aproveite para experimentar os sorvetes da Sorvete Brasil, que fica na própria estação, logo na entrada, à esquerda de quem entra. Adoro o de maracujá, mas a variedade de sabores é bem grande - tem de tapioca a Ferrero Rocher, além de damasco, cupuaçu, iogurte de morango... dá vontade de pedir todos!

P.S.: Com o objetivo de não tornar este texto extenso demais, ficarei devendo para uma próxima postagem curiosas histórias a respeito do Pão-de-Açúcar. Aguardem.

15 Comments:

  • At 5:59 PM, Anonymous Anônimo said…

    Affe! Não tem nada mais lindo nesse mundo do que essa cidade...

     
  • At 6:16 PM, Blogger Leleco said…

    Dani,

    Tudo que você disse eu assino embaixo, e se possível em cima também...rs

    Foi um belo dia, na cidade mais bela desse mundo, e com a mulher bela e maravilhosa que você é. O que eu poderia pedir mais, hein?:-D

    O Rio de Janeiro é a porta de entrada do Brasil, e o Pão de Açúcar é um dos maiores cartões postais do mundo.

    Não adianta mesmo tentarem pintar o Rio como violento ou coisas do gênero. Esse povo simpático, hospitaleiro e sorridente recebe sempre os visitantes com respeito e com orgulho dessa nossa terra.

    Adorei o post, meu amor. Não vou parar de entrar para ver, ler, ouvir, e porque não dizer, sentir...

    Mil Beijões, meu amor,
    Leleco

     
  • At 9:10 AM, Blogger Nelsinho said…

    Continua lindo...

    Nelsinho

     
  • At 9:45 AM, Blogger Mr. San said…

    Adorei o passeio virtual, rss. Aguardo a continuação. Um grande abraço, Dani.

     
  • At 6:01 PM, Blogger Leleco said…

    Dani,

    Não me canso de vir ver este post, admirando a música e as fotos...

    Fico lendo notícias na internet, e ouvindo a musiquinha do seu Blog...

    TE AMO!!!

    Mil Beijões, minha linda,
    Leleco

     
  • At 7:10 PM, Anonymous Anônimo said…

    Oi Dani!
    Desculpa o meu sumiço, mas essa semana aqui está uma correria danada! Estou visitando os blogs conforme dá tempo... Até porque eu goste de ler tudo com calma, hehehehe
    Muito bonito o postal! Adoro postais, em especial os antigos, que recontam um pouco da história das cidades.
    Não é só carioca que tem preconceito com programa de turista, em São Paulo também tem muita coisa bacana e muita gente passa anos e anos morando na cidade sem saber o que se esconde na metrópole! Eles não sabem o que estão perdendo!!! Seja no Rio, em Sampa, em Curitiba, etc, etc...
    Ah, o Pão de Açúcar eu só conheço do avião... Quem sabe um dia!!!!
    Já vou anotar a dica do sorvete (que eu adoro!) pra quando for aí!
    Bjs

    http://cafofodamieko.zip.net
    http://abolsadamulher.zip.net
    http://labellmidis.com.br/blog

     
  • At 12:40 AM, Anonymous Anônimo said…

    Ai que maldade!
    Só prá eu ficar me roendo de saudades da minha cidade!
    Fotos lindas, lindas, lindas!
    Beijos enormes!

     
  • At 1:46 PM, Blogger Jôka P. said…

    Você é uma carioca maravilhosa.

    Seu blog édos mais bonitos da Internet.
    Digo e repito.
    Fico até besta quando venho aqui.
    Parabéns !
    Bj!
    :D

     
  • At 4:58 PM, Blogger Chris said…

    Esse passeio é sempre uma delícia! Agora o que me deixou mesmo com água na boca foi esse sorvete. Preciso experimentar. :-))
    []'s

     
  • At 7:26 PM, Blogger Michel said…

    Existe uma publicação que está fazendo um novo levantamento sobre quais são as sete maravilhas do mundo e o Cristo Redentor está no páreo. Tem até site pra votação. O Crisot precisa de 5 milhões de votos. Só não me lembro qual site era. Vi na revista Istoé desta semana.

    Abraços

     
  • At 7:45 PM, Anonymous Anônimo said…

    Oi Dani...eu conheço cada lugar que vc. falou no post e só posso concordar com vc,não é a toa que leva o nome de cidade maravilhosa...rs...beijos

     
  • At 10:45 AM, Anonymous Anônimo said…

    Puxa,

    Estou morrendo de vontades de conhecer estas paisagens...
    Quem sabe e julho estarei por aí.

    E vou aguardar as curiosidades sobre o Pão-de-Açucar.

    Um abraço e ótimo f.d.s.

     
  • At 10:57 AM, Anonymous Anônimo said…

    Temos a satisfação de informar que seu blog está, a partir de hoje, concorrendo ao prêmio BLOG DA QUINZENA no BLOGNEWS.
    Venha pegar o selo para votação no http://blog.labellmidis.com.br e boa sorte

    Equipe Blog News

     
  • At 5:10 PM, Blogger Raphael Perret said…

    Adoro o Pão de Açúcar. Quando o RJTV fez uma pesquisa sobre, não lembro direito, qual o símbolo do Rio, ou algo assim, pensei logo: "O Pão de Açúcar, é óbvio". Como eu esperava, o Cristo Redentor ganhou. Justo, mas continuo com minha escolha. O Pão de Açúcar é uma marca reconhecidíssima e muito utilizada em símbolos e logos que precisam fazer referência ao Rio. E o que é mais legal: é uma construção natural, descontado o bondinho. É único.

     
  • At 5:42 PM, Blogger Jonas Prochownik said…

    Que fotos maravilhosas, parabens! Beijos e bom fim de semana do Jonas.

     

Postar um comentário

<< Home