Blog by Dani

sábado, março 31, 2007

Diversão e arte

.
A arte me faz bem, gosto de estar em contato com ela. Gosto do clima dos museus, das galerias, perco a noção do tempo nesses verdadeiros templos de cultura e conhecimento. Isso é pura energia criativa, que me alimenta e renova o espírito.

Dando a costumeira "bisoiada" na Veja Rio, selecionei duas exposições em andamento no centro da cidade e fui conferir com o Leo.
.
.
Estivemos primeiro no Centro Cultural Correios, onde está rolando o 18º Salão Carioca de Humor, fazendo uma justíssima homenagem com a exposição Jubileu do Ziraldo: 75 Anos de Um Menino Feliz. Para quem pensa que seu talento resume-se a personagens como o Menino Maluquinho está por fora: seu acervo é gigantesco e surpreendente.
.
Sua extensa obra é exibida em ordem cronológica, com desenhos do artista desde os seis anos de idade, passando por vários momentos de sua carreira e da história do nosso país.

.
Só posso recomendar uma coisa: não deixem de ir. São 394 trabalhos incríveis, dentre os quais encontramos críticas políticas, ilustrações, cartazes de filmes e eventos, livros infantis, tirinhas e charges divertidíssimas. A grandiosa mostra ocupa um andar inteiro e mais duas salas. Conta, inclusive, com a homenagem de grandes cartunistas ao talentoso Ziraldo, que o representaram em uma bem-humorada série de desenhos. Fica até 15 de abril, vale a pena dar um pulo lá.
Visitem também o site de Ziraldo..

.
Levamos aproximadamente uma hora e quarenta minutos nos Correios, e dali saímos para o CCBB, logo em frente, onde fizemos uma grande viagem pela história da arte no Ocidente em Impressões originais: A Gravura Desde o Século XV. Gravuras de grandes artistas como Goya, Rembrandt e Picasso, além da pop art de Andy Wahrol estavam expostas nas salas no centro Cultural Banco do Brasil. Ficamos realmente impressionados com a riqueza de detalhes e a perfeição dos traços. Havia, inclusive, pequenas lupas disponíveis para quem quisesse observar melhor a delicadeza das linhas. Vai até o dia 29/04.
.
De resto, minha "quinta cultural" resumiu-se a pesquisar e comprar livros jurídicos - porque esta alminha contemplativa aqui também tem os pés bem firmes no chão.

Marcadores: , , ,

terça-feira, março 27, 2007

Leis da existência

..
A vida é dura, meus amigos. Ninguém pode com seus atalhos, picadas e estradinhas de terra. São milhares de placas: vá por ali, vá por lá, fique onde está, faltam trocentos quilômetros para o seu destino.
Cada um tem seu caminho, aquele rumo que só a própria pessoa pode determinar. E essa escolha é solitária, intransferível.

Como todo trajeto longo que se faz só, às vezes dá aquela vontade de desistir, de pedir socorro a não se sabe quem. Nessas horas, não aparece mesmo uma viva alma. Ninguém chuta cachorro morto. Mas, com certeza, todos estarão esperando na linha de chegada, de garfo e faca na mão.
E é certo que, nessa vida, as coisas mais importantes são alcançadas pelo mérito de uma só pessoa: você mesmo. Então, haja força. E paciência.


(Não, não dei para escrever notas de auto-ajuda nem textos à Paulo Coelho, nem me prestaria a tais empreitadas. Estou apenas pensando alto. Se a carapuça servir para alguém, que faça bom proveito.)
.

Marcadores: ,

domingo, março 18, 2007

Aniversário!

.
Ele merece conseguir tudo o que a vida possa lhe oferecer de melhor.

Ele merece dias, semanas, meses, anos e toda a eternidade de uma felicidade infindável.

Ele merece a Torre Eiffel, o Stonehenge, a Catedral de Milão e as tardes de Ipanema.

Ele merece todas as luzes, todas as festas, todas as praias, todos os dias ensolarados e todas as noites de lua cheia.

Merece também céus estrelados, tortas de coco, bilhetes carinhosos e massagens nos ombros.

Com certeza, merece todo o amor que há 15 anos lhe dou.

E merece muito mais.
.
.
Sopre as velinhas, Leo, e faça um pedido. Ele se tornará realidade, pode acreditar.
.

Marcadores: ,

terça-feira, março 13, 2007

Deixa pra lá

.
.
Sabe aqueles dias em que você não está a fim de fazer nada do que faz habitualmente? Aqueles dias em que a rotina se torna algo insuportável, enlouquecedor? Pois este é o momento ideal para curtir um dia de "deixa pra lá", uma espécie de liberdade condicional que concedemos a nós mesmos. .
.
.
E foi o que fizemos, eu e Leo, num dia qualquer da semana passada. Abandonamos nossas "tarefas obrigatórias" por apenas algumas horas e fomos nos estirar nas areias de Ipanema, com o objetivo de esquecer as chatices do dia-a-dia. ..
.
.
Trânsito relativamente tranqüilo na Lagoa. Almocinho leve no simpático Shopping Leblon - bonitinho, decoração clean, janelão para o Corcovado; caminhada entre os dois bairros e o sol inclemente do nosso Rio. Pouca gente na praia, mar na temperatura ideal. Sorvete Romeu e Julieta na Mil Frutas. .
.
Após esse dia de dolce far niente, voltamos à programação normal. Agora, sem intervalos comerciais.
.

Marcadores: ,

quinta-feira, março 08, 2007

Nós

.
Hoje é o Dia Internacional da Mulher. Como assim, HOJE?
.

Não é a mulher que é complicada. O homem é que é simples demais.


Não perca tempo com aqueles "grandes enigmas" da Humanidade, do tipo "por que as mulheres sempre vão juntas ao banheiro"? Você nunca vai saber.
.
Esqueça os papos feministas. As mulheres já não precisam mais disso: elas sabem exatamente o que querem e vão atrás do que desejam.
.
Por que mulheres adoram bolsas e sapatos? Talvez pelo mesmo motivo que faça os homens venerarem carros e outros aparatos eletrônicos.
.

Acha que as mulheres falam demais? Bobagem. Apenas se expressam melhor.


Sexo frágil? Sei não, hein.


Você se acha um monstro quando uma mulher começa a chorar? Continue assim.

Mulheres agüentam mais as dores e outros trancos da vida. Alguém tem que ser forte nessa história, né?

Já não se fazem mais mulheres como antigamente. Ainda bem!

Marcadores:

quinta-feira, março 01, 2007

Maravilhosa, sim senhor!

..
Hoje é aniversário do Rio. Essa cidade linda, que representa o maior cartão postal do Brasil, completa hoje 442 anos.
E que não me venham com aquele papo desagradável e manjadíssimo: “É linda, pena que seja tão violenta”. Não é a cidade que é violenta, mas sim uma parcela de uma população marginal, que, num dado momento da história da cidade, teve “licença” para encarapitar-se nos morros e estabelecer ali o seu quartel-general. Saiba quem foi um dos culpados por isso neste post do Leo.
.

Portanto, nada de baldes de água fria na nossa comemoração. O Rio continua sendo, sim, um lugar maravilhoso, de natureza exuberante e de atmosfera alegre, apesar de todos os acontecimentos. Ao contrário do que pensam alguns, o carioca não é “conformista”, nem “acostumado com a violência” – ele apenas vive a sua vida, e tenta fazer isso da melhor forma possível. Como todos os brasileiros, revolta-se com a passividade dos governantes e alarma-se com o progressivo aumento da violência, mas não se deixa encarcerar por esta realidade. Dessa forma, não há que se falar em “banalização da criminalidade” ou coisa parecida. O que não dá é para passar a vida metido embaixo da cama enquanto o sol brilha em Ipanema!


“Todos os dramas, os mais terríveis, o carioca pode enquadrá-los numa janela aberta para um céu de estrelas...
O Rio de Janeiro tem coisas de que é impossível qualquer pessoa se desligar. Mesmo recebendo gente de toda parte, a cidade não consegue ser cosmopolita. Qualquer estrangeiro se torna carioca em pouco tempo.
O Rio de Janeiro exerce o milagre da esperança e todos que aqui vivem ressuscitam de hora em hora, sentindo na boca o gosto salgado de um novo batismo.
Ser autêntico carioca é possuir a dignidade de existir sem ambições supérfluas. É bastar-se a si mesmo, na certeza de ser um privilegiado do destino.
Deus deu o alimento sonho ao carioca.”


Di Cavalcanti

Marcadores: ,