Blog by Dani

sábado, março 31, 2007

Diversão e arte

.
A arte me faz bem, gosto de estar em contato com ela. Gosto do clima dos museus, das galerias, perco a noção do tempo nesses verdadeiros templos de cultura e conhecimento. Isso é pura energia criativa, que me alimenta e renova o espírito.

Dando a costumeira "bisoiada" na Veja Rio, selecionei duas exposições em andamento no centro da cidade e fui conferir com o Leo.
.
.
Estivemos primeiro no Centro Cultural Correios, onde está rolando o 18º Salão Carioca de Humor, fazendo uma justíssima homenagem com a exposição Jubileu do Ziraldo: 75 Anos de Um Menino Feliz. Para quem pensa que seu talento resume-se a personagens como o Menino Maluquinho está por fora: seu acervo é gigantesco e surpreendente.
.
Sua extensa obra é exibida em ordem cronológica, com desenhos do artista desde os seis anos de idade, passando por vários momentos de sua carreira e da história do nosso país.

.
Só posso recomendar uma coisa: não deixem de ir. São 394 trabalhos incríveis, dentre os quais encontramos críticas políticas, ilustrações, cartazes de filmes e eventos, livros infantis, tirinhas e charges divertidíssimas. A grandiosa mostra ocupa um andar inteiro e mais duas salas. Conta, inclusive, com a homenagem de grandes cartunistas ao talentoso Ziraldo, que o representaram em uma bem-humorada série de desenhos. Fica até 15 de abril, vale a pena dar um pulo lá.
Visitem também o site de Ziraldo..

.
Levamos aproximadamente uma hora e quarenta minutos nos Correios, e dali saímos para o CCBB, logo em frente, onde fizemos uma grande viagem pela história da arte no Ocidente em Impressões originais: A Gravura Desde o Século XV. Gravuras de grandes artistas como Goya, Rembrandt e Picasso, além da pop art de Andy Wahrol estavam expostas nas salas no centro Cultural Banco do Brasil. Ficamos realmente impressionados com a riqueza de detalhes e a perfeição dos traços. Havia, inclusive, pequenas lupas disponíveis para quem quisesse observar melhor a delicadeza das linhas. Vai até o dia 29/04.
.
De resto, minha "quinta cultural" resumiu-se a pesquisar e comprar livros jurídicos - porque esta alminha contemplativa aqui também tem os pés bem firmes no chão.

Marcadores: , , ,

6 Comments:

  • At 11:43 PM, Blogger Leleco said…

    Dani,

    Realmente a obra do Ziraldo é maravilhosa. É algo para ver e rever.

    O que mais me impressionou foi saber que ele começou a fazer desenhos e histórias aos 6 anos de idade.

    Também adorei a outra exposição, e fico sempre impressionado com a precisão dos traços e a riqueza de detalhes das obras.

    A arte só tem a acrescentar em nossas vidas.

    Te amo, meu amor, e adorei o seu post.

    Mil Beijões, princesinha linda,
    Leleco

     
  • At 9:18 AM, Blogger Liliane de Paula said…

    Dani, certamente a companhia do Leleco, faz um bem danado. E a caricatura de Ziraldo está legal. Aqui, quase sem museus. Gosto desses passeios.
    Liliane de Paula

     
  • At 2:05 PM, Blogger Mr. San said…

    Mais do que uma quinta cultural, uma quinta muito bem vivida... Abraço grande, Dani.

     
  • At 4:47 PM, Blogger Jôka P. said…

    Dani, "todos nós passamos a vida procurando o seu segredo, pois bem,o segredo da vida é a arte".
    Quem disse essa máxima foi o meu super-herói favorito, Oscar Wilde (junto com Andy Warhol).
    :D
    Ziraldo também é um orgulho pra nós, cariocas, mineiros, gaúchos e brasileiros em geral. Gente finíssima e cheio de talento.

    Ah, Dani, o html do meu banner-link foi trocado... O coitadinho do sêlo tinha sumido geral, deu chabú, ziquizira, foi encosto, sei lá...
    Gostaria de ter a alegria de continuar linkado aqui em seu blog - e pra isso você vai fazer a gentileza de trocar o html, copiando e colando lá do Avenida, em "Link Avenida". Pode ser ?
    Vai te dar um trabalhinho, né ?
    Estamos trabalhando pra melhorar a qualidade das nossas transmissões.
    Bjs!
    Jôka

     
  • At 9:44 PM, Anonymous Anônimo said…

    Para a Dani,
    __♥♥_♥♥
    _♥♥___♥♥
    _♥♥___♥♥_________♥♥♥♥
    _♥♥___♥♥_______♥♥___♥♥♥♥
    _♥♥__♥♥_______♥___♥♥___♥♥
    __♥♥__♥______♥__♥♥__♥♥♥__♥♥
    ___♥♥__♥____♥__♥♥_____♥♥__♥_____
    ____♥♥_♥♥__♥♥_♥♥________♥♥
    ____♥♥___♥♥__♥♥
    ___♥___________♥
    __♥_____________♥
    _♥____♥_____♥____♥
    _♥____/___@__\\___♥
    _♥____\\__/♥\\__/___♥
    ___♥_____W_____♥
    _____♥♥_____♥♥
    _______♥♥♥♥♥
    Uma Páscoa Feliz, deseja Daniela Mann

     
  • At 2:46 PM, Blogger Chris said…

    Eu queria muito ver esta do Ziraldo... mas acho que não vai dar. :-(

     

Postar um comentário

<< Home