Blog by Dani

segunda-feira, outubro 31, 2005

Dia das Bruxas

.
A palavra Halloween tem origem na Igreja Católica. É uma contração de All Hallows Eve, que seria a véspera do Dia de Todos os Santos, comemorado no dia 1º de novembro. Uma das lendas sobre essa festa tem origem celta e fala que os espíritos de todos que morreram naquele ano voltariam à procura de corpos vivos para possuir e usar pelo próximo ano. Os celtas acreditavam ser a única chance de vida após a morte.
.
Claro que os vivos não queriam ser possuídos, então na noite do dia 31 de outubro, eles apagavam as tochas e fogueiras de suas casa, para que elas se tornassem frias e desagradáveis, colocavam fantasias de monstros e saíam às ruas numa parada ruidosa, para assustar os espíritos. O Halloween foi levado para os Estados Unidos em 1840, por imigrantes irlandeses que fugiam da fome pela qual seu país passava.
.
..
A brincadeira de doces ou travessuras não teve início na Irlanda, mas num costume europeu do século IX, chamado de souling (almejar). No Dia de Todos os Santos, os cristãos iam de vila em vila pedindo soul cakes (bolos de alma), que eram feitos de pequenos quadrados de pão com groselhas. Para cada bolo que ganhasse, a pessoa deveria fazer uma oração por um parente morto do doador. Acreditava-se que as almas permaneciam no limbo por um certo tempo após sua morte e que as orações ajudavam-na a ir para o céu.
.
.
O enfeite mais famoso da festa do Dia das Bruxas veio de uma antiga lenda irlandesa. Contavam que um homem chamado Jack, depois que morreu, ficou vagando pelo mundo com uma lanterna feita de nabo com um pedaço de carvão aceso dentro. As pessoas, então, colocavam lanternas de vegetais nas portas e nas janelas das casas para afugentar Jack e outros espíritos maus nas noites de Halloween. O costume de usar abóboras surgiu depois que a festa chegou nos Estados Unidos.
.
Bruxas
.
As bruxas têm papel importantíssimo no Halloween. Não é à toa que o dia é conhecido como Dia das Bruxas em português. Segundo várias lendas, as bruxas se reuniam duas vezes por ano, durante a mudança das estações: no dia 30 de abril e no dia 31 de outubro. Chegando em vassouras voadoras, as bruxas participavam de uma festa cujo anfitrião era o próprio Diabo. Elas jogavam maldições e feitiços em qualquer pessoa, transformavam-se em várias coisas e causavam todo tipo de transtorno. Diz-se também que para encontrar uma bruxa era preciso colocar suas roupas do avesso e andar de costas durante a noite de Halloween. Então, à meia-noite, você veria uma bruxa! A crença em bruxas chegou aos EUA com os primeiros colonizadores. Lá, elas se espalharam e misturaram-se com as histórias de bruxas contadas pelos índios norte-americanos e, mais tarde, com as crenças na magia negra trazidas pelos escravos africanos.
O gato preto é constantemente associado às bruxas. Lendas dizem que bruxas podem transformar-se em gatos. Algumas pessoas acreditavam que os gatos eram os espíritos dos mortos. Muitas superstições estão associadas aos gatos pretos. Uma das mais conhecidas é a de que se um gato preto cruzar seu caminho, você deve voltar pelo caminho de onde veio, pois se não o fizer, é azar na certa.
.
Fontes:
Folha Online
Guia dos Curiosos
.
Todos nós conhecemos “bruxas” na vida real, em algum momento da vida. Elas estão por toda parte, disfarçadas de tias, vizinhas, professoras, colegas de trabalho.
Pode ser aquela tia velha que lhe dá umas bengaladas na cabeça, uma professora que deixaria a feiticeira da Branca de Neve no chinelo, uma chefa que inferniza sua vida ou até mesmo uma sogra que usa a vassoura como meio de transporte.
Yo no creo en brujas, pero que las hay, las hay!
.
Para conhecer outras curiosidades sobre o Dia das Bruxas, clique aqui.

14 Comments:

  • At 6:00 PM, Anonymous Anônimo said…

    sei lpa n vejo graça em um costume que não é nosso, vira apenas consumismo!

    Beijos

     
  • At 6:37 PM, Blogger Ana Julia said…

    Bruxa é o que não falta... hehehe
    bjos e boa semana!

     
  • At 7:09 PM, Blogger Leleco said…

    Dani,

    Legal este post sobre o dia das bruxas. Não imaginava que fosse essa história. Sabia que vinha da Europa, mas nem imaginava como, onde e por qual motivo.
    Cada pessoa convive com bruxas diariamente, eu que o diga...rs
    Te amo, meu amor...
    Mil beijões

     
  • At 10:43 PM, Anonymous Anônimo said…

    Valeu Dani,

    Vamos guardar as vassouras, as bruxas estão soltas.rsrs

    Um abraço e uma ótima semana!

     
  • At 9:11 AM, Anonymous Anônimo said…

    E a globalização acabou trazendo a tradição ao Brasil.

     
  • At 11:07 AM, Anonymous Anônimo said…

    Como toda tradição, a do Halloween ao longo dos tempos foi perdendo o sentido verdadeiro. Hoje é mais uma data comercial.

    Beijos.

     
  • At 3:51 PM, Anonymous Anônimo said…

    Nossa, que texto legal!

    Ach bárbaro a mistura que você faz de ilustrações, fotos e afin. é muito legal. Só mesmo publicitários criativos conseguem fazer isso... Abração.. E eu tenho Exorcista. Não é um filme que eu ache que a pessoa deva ver, realmente, pois é muito obscuro!

    Abs

     
  • At 10:00 PM, Blogger Mr. San said…

    Que las hay, las hay mismo..., rsss. Gostei da "aula" de costumes, Dani. Um grande abraço e cuidado com as bruxas da vida, rss. Bjs.

     
  • At 12:20 AM, Anonymous Anônimo said…

    Ao que vim?
    Dizer que o dia de "Todos os santos" é dia 1 de Novembro e dia 2 é o "Dia dos defuntos".
    Não sei porque diabo estão tentando modificar a "história".

     
  • At 1:14 AM, Blogger Micha Descontrolada said…

    lembrei da minha época de curso de inglês agora...

    beijosssssssssssssss

     
  • At 4:32 PM, Anonymous Anônimo said…

    Nossa, quando eu tou na TPM eu viro a maior BRUXA mesmo... hahaha!
    Beijos!!!

     
  • At 5:28 PM, Anonymous Anônimo said…

    Moça, que blog mais lindoooooo!!!!!
    Amei a visita, virei mais vezes e vou linkar seu blog ok!? Super beijos :)

     
  • At 12:28 AM, Blogger Unknown said…

    Todos nós temos a capacidade de ser 'bruxos', seja do bem ou do mal. É só escolher. A bruxaria, sem que percebamos, faz parte do nosso dia-a-dia e do nosso comportamento.

    Seu blog está cada vez melhor. Você é uma bruxa na comunicação.

     
  • At 12:45 AM, Blogger Aline said…

    oi, dani! obrigada por visitar o meu blog. gostei muito do seu e sempre q puder irei visitá-lo. curtiu o dia das bruxas? espero q sim! bjos

     

Postar um comentário

<< Home