Blog by Dani

quarta-feira, outubro 19, 2005

Opinião: Lya Luft

.
Este texto de Lya Luft está na coluna Ponto de Vista, da revista VEJA desta semana. Achei interessante e esclarecedor sob vários aspectos, por isso estou postando para vocês. Boa leitura!

Eu vou ser contra

A pergunta que seremos obrigados a responder nos próximos dias vem – como tantas coisas mais – muito malfeita. Presta-se a enganos também porque vem combinada com campanhas de entregar armas, trocar armas por brinquedos, por dinheiro, por sabe-se lá que mais.
Mas o plebiscito sobre armas não quer, na verdade, saber se somos contra alguém ter arma em casa: quer que a gente diga se aprova ou não a proibição do comércio de armas.
Uma leitura benevolente indicaria apenas desinformação no ato e na forma de realizar o plebiscito. Uma leitura mais cuidadosa nos faz lembrar regimes ditatoriais – do nazismo ao comunismo – que tiraram o direito do cidadão de se defender enquanto armavam polícias políticas e brigadas populares.
A grande perturbação do senso moral destes tempos, resultante da contínua afronta a valores mínimos capazes de garantir a estabilidade social, pode ser um indício de tempos negros – à direita, ou à esquerda.
Obviamente sei que andar armado e reagir a um assalto é quase sempre decretar a própria morte, neste país onde a violência impera, a droga predomina e o mau exemplo que vem de cima é assustador, como no caso dos deputados que a toda hora trocam sopapos no plenário, tornando a violência algo quase oficial.
Em lugar de apoiar esse confuso plebiscito, sou a favor do que não se faz: desarmar os bandidos; liquidar o narcotráfico ou reduzir seu poder; proibir a propaganda de bebida alcoólica, causadora de boa parte das mortes por arma de fogo e dos acidentes de trânsito fatais, e regulamentar severamente sua venda.
Também é preciso uma real vontade de acabar com a indecente corrupção por aqui, um terrível desestímulo para o cidadão comum, sobretudo jovem; resolver o descaso com policiais mal pagos e mal preparados, além de mal armados para a sua dura tarefa, na qual arriscam e muitas vezes perdem a vida. E não digam que não há dinheiro, pois sabemos que o problema é o seu mau uso.
Alardeia-se o desenvolvimento do Brasil; porém, até setembro, se aplicou na saúde pouco mais de 5% do orçamento do ano destinado à área: vejo todo dia jovens médicos desempregados e multidões de doentes desassistidos. Na educação, aplicou-se cerca de 15% do previsto: escolas são fechadas, outras deveriam fechar por não oferecer condições de higiene e segurança mínimas, por falta de professores ou de material; as universidades estão decadentes, mas ainda, demagogicamente, se multiplicam pelo país, sem nenhuma infra-estrutura, às vezes até sem instalações básicas ou professores.
A falta de horizontes para jovens profissionais é trágica, levando nossos filhos ao desalento ou a tentar a vida no exterior. Muitos têm sua adolescência prolongada, não por preguiça ou inépcia, mas porque não conseguem se afirmar no mercado de trabalho, mesmo com talento, preparo e títulos. Não é por nada que alguns começam a pensar: é realmente importante ter diploma, competência e honradez?
Fala-se em deflação, mas no meu bolso sobem as contas de luz, de telefone, de tudo o mais, sem falar no seguro-saúde, que tem de ser privado, pois o público assassina doentes nas filas de espera.
Não quero que a gente propicie aos malfeitores mais essa facilidade: saber que, estimulados pelo poder público, pais de família, agricultores, fazendeiros, estudantes, comerciantes, taxistas, todos os que estão desprotegidos em suas casas ou precisam circular por nossas ruas e estradas perigosas, foram oficialmente desarmados.
Podem me crucificar, podem reclamar, mas, se alguns direitos – saúde e educação, segurança e moradia, esclarecimento sobre gastos públicos e ética nas administrações – já andam restringidos, nesse resto de democracia imagino que a gente possa ao menos tentar se defender, quando o Estado não nos protege, e votar do jeito que parecer mais sensato.

Lya Luft é escritora

7 Comments:

  • At 10:03 AM, Anonymous Anônimo said…

    Gosto muito dos textos dela..
    Big Beijos

     
  • At 4:25 PM, Blogger Leleco said…

    Esse texto diz tudo. Pena que muitos não tenham acesso a textos e opiniões como essa.
    Acho que vários direitos nossos são restringidos a todo momento, e que agora querem oficializar mais uma perda de um direito da sociedade, a perda da possibilidade de defesa.
    Já não bastasse a inércia do Governo Federal e Estadual no combate da violência, agora querem desarmar a população de bem. Onde vamos chegar?
    Estão condenando a população de bem a ficarem presas dentro de suas casas(o que já não é tão seguro assim, ainda mais sem armas, como querem).
    Cabe ressaltar que a Governadora do Rio de Janeiro, Sra. Rosinha Garotinho e o seu pastor/marido Anthony Garotinho, são a favor da proibição de vendas de armas. Estes trastes não combatem a violência no Estado e ainda se acham no direito de opinar sobre a proibição da venda de armas.
    Isso tudo com a atuação medíocre do Jornal O Globo (será que é Jornal do PT ou Jornal do Lula!?).
    Quem diria, hein? O Brizola tinha razão: Expulsou o casal garotinho do PDT; esculhambou o Lula, o sapo barbudo; e achincalhava as Organizações Globo (Jornal O Globo, Rede Globo, etc.).
    Parabéns Lya Luft, brilhante escritora, e parabéns a você, Dani, por divulgar este texto esclarecedor.

     
  • At 4:56 PM, Anonymous Anônimo said…

    Como sempre Lya sabe muito bem colocar as palavras...

    beijos

     
  • At 8:33 PM, Anonymous Anônimo said…

    Clap... clap... clap...

    Comentar o quê? Nada, só aplaudir..

    Valeu a visita Dani...

    Beijos

     
  • At 1:16 AM, Anonymous Anônimo said…

    Muito bom o texto ela. Andava cansada da Lya, seus textos me pareciam muito de auto-ajuda.Mas é nessas horas que ela mostra o quanto é brilhante!

     
  • At 1:48 AM, Blogger Adri said…

    Pô, valeu pelo comentário. Vou começar a ler o seu tb. Aliás, como ficaste sabendo do meu?
    Bj

     
  • At 2:00 AM, Blogger Adri said…

    Seja bem vinda ao meu mundinho de reclamações e lembranças... não sou chato como pareço nos textos, ok? Apenas virginiano, louco para ir embora daqui.
    Bjs

     

Postar um comentário

<< Home