Blog by Dani

segunda-feira, outubro 10, 2005

Apocalypse now

.
No decorrer da História, vários profetas já vaticinaram o frágil planeta em que vivemos, prevendo – quase sempre metaforicamente – que este, de alguma forma, encontraria seu fim em alguma esquina traiçoeira do cosmos. Mas nunca ficou claro como se daria este fim – se de forma abrupta, sem aviso prévio, ou se lenta e gradualmente. Estou mais inclinada a crer na segunda alternativa.
-

Após o tsunami ocorrido na Ásia, em dezembro passado, algo modificou profundamente os processos da natureza. Estudos acerca dos efeitos causados pelo gigantesco maremoto comprovaram ter havido uma mudança na inclinação do eixo da Terra, e na época, os pesquisadores garantiram que isto não alteraria em nada fatores como a rotação do planeta, por exemplo. Mas alguma coisa aconteceu.
Em menos de um ano após a hecatombe asiática, o que se viu foi uma sucessão de grandes catástrofes naturais em vários pontos do globo – terremotos, ciclones, furacões – denunciando graves falhas na estrutura terrestre. Até mesmo no Brasil tivemos notícias de ciclones atropelando cidades ao sul do país.
As causas de tantos fenômenos climáticos ocorridos em tão pouco tempo estão sendo atribuídas a movimentações de placas no interior do planeta, desastrosas formações de ventos, além da exploração indevida e abusiva dos recursos naturais. Com isso, registram-se mudanças climáticas, geradas principalmente por um aquecimento global, que por sua vez estaria ligado a um aumento da concentração de gases poluentes na atmosfera.

Certos vírus e bactérias, incitados pela interferência humana no meio ambiente, sofreram mutações e proliferaram-se ao longo do tempo, originando doenças desconhecidas e epidemias letais, como a gripe espanhola, o Ebola e a pneumonia asiática (sars – síndrome respiratória aguda), além da própria AIDS, só para citar alguns exemplos. Milhares de vidas já foram ceifadas por moléstias deste tipo, muitas ainda sem controle e sem cura.
Este descompasso da natureza faz lembrar o devastador processo que culminou com a extinção dos dinossauros, há 65 milhões de anos.
Cabe então a pergunta: seriam as tragédias e as doenças o sinal previsto para o encerramento de um ciclo vital?

Ainda não há uma resposta definitiva para a questão, mas o homem, reincidente em seus erros, não dá ouvidos às previsões apocalípticas e prossegue em seu rastro de destruição. Apesar de sentir-se ameaçado por todas as armadilhas de uma natureza absolutamente incontrolável – e implacável – ainda é capaz de engendrar violentos conflitos e produzir guerras sangrentas, provocando assim uma “pré-extinção” da raça humana.
E isto sim, caracteriza verdadeiramente o que podemos chamar de ‘fim do mundo’ que, também com a participação do homem, dá-se de maneira insidiosa e irreversível.

A profecia, portanto, já se cumpriu. E nós, mesmo vivendo no rescaldo dos escombros, nem nos demos conta.

8 Comments:

  • At 6:27 PM, Blogger Leleco said…

    Realmente acho que estamos conseguidno destruir o nosso planeta. Fenômenos naturais sempre houveram. Mas acho que a frequência desses desastres naturais e da forma globalizada que está ocorrendo, é um sinal de que o homem provoca isso.
    É uma pena. Quando estivermos próximos da destruição total, não poderemos mais remediar a situação.
    Mas você deixou de falar um fenômeno que está assolando o Brasil: Lula. É pior que um desastre natural...depois veja meu blog, para ver o que vou colocar...rs
    Beijões, meu amor

     
  • At 6:43 PM, Blogger Unknown said…

    Lula, Chaves, Bush... precisa mais?

    A natureza cobra o que lhe fazem. Enquanto o homem não se der conta de que a Terra é um organismo vivo, do qual ele é um dos componentes, não haverá esperança para o planeta.

     
  • At 6:43 PM, Blogger Unknown said…

    Lula, Chaves, Bush... precisa mais?

    A natureza cobra o que lhe fazem. Enquanto o homem não se der conta de que a Terra é um organismo vivo, do qual ele é um dos componentes, não haverá esperança para o planeta.

     
  • At 11:04 PM, Anonymous Anônimo said…

    neguim tá é esperando a água acabar...

     
  • At 10:51 AM, Anonymous Anônimo said…

    Tenho refletido muito sobre isso ultimamente...ainda mais depois da maternidade. Não precisa ser mãe ou pai para apenas desconfiar que há algo pior por vir e isso me faz temer muito...Meu filho crescerá em que mundo???
    Obrigada pela visita no nosso blog!!abraços Paula
    Voltaremos mais vezes!!!

     
  • At 2:00 PM, Anonymous Anônimo said…

    Interessantissimo o texto!

    Beijos!

     
  • At 9:12 PM, Blogger Unknown said…

    Perfeito... E como diria Da Vinci: "...não consigo ver Deus no homem que devora o homem..."

    Nós destruímos e nem percebemos...

    Beijos,

     
  • At 4:50 PM, Anonymous Anônimo said…

    A isso se dá o nome de CaStIgO!! E vão continuar devastando, poluindo... lamentável q ainda ñ tenham c dado conta q a própria humanidade está ameaçada, c destruindo...

     

Postar um comentário

<< Home