Blog by Dani

segunda-feira, outubro 03, 2005

Pensar é progredir

(parafraseando Lya Luft)

Sempre fui da opinião de que a informação (quando bem aproveitada) é o caminho mais curto para o desenvolvimento, seja de uma cidade, um estado ou um país. Um povo desinformado é um povo totalmente desprotegido e facilmente manipulável. Um exemplo de manipulação é a forma com se disseminam as “facções” religiosas entre as mentes desprovidas de esclarecimentos.
Por incrível que pareça, não basta ter instrução para assimilar a informação de forma construtiva. Nem sempre possuir um alto nível de escolaridade significa ter um bom aproveitamento do que se absorve, seja através da leitura ou de outros meios.
O conteúdo informativo é apenas uma base elucidativa, da qual devemos extrair opiniões. Estas, por sua vez, serão formadas a partir de um senso crítico, apoiado num raciocínio lógico e numa análise geral dos fatos, colocando na balança prós e contras, conseqüências e possíveis desdobramentos. Este processo de pensamento leva a uma melhor compreensão das coisas, o que muito nos auxilia no momento de tomar qualquer decisão, seja ela de cunho pessoal ou público.
Justamente por acreditar nisso, é que no dia 23 de outubro votarei NÃO à “proibição da comercialização de armas de fogo e munições no Brasil”. Conhecendo a situação atual do país e levando em consideração opiniões e estatísticas fundamentadas, simplesmente não há argumentos suficientes que me façam concordar com um disparate destes.
Basta observar as duas frentes: a que incita a população a votar favoravelmente não oferece justificativas plausíveis, parece inventar razões. A forma encontrada para manipular a opinião pública foi inserir atores e atrizes da Rede Globo (sempre ela!) em sua campanha.
Já a frente que repudia a proibição não conta com atores famosos, mas em contrapartida possui uma argumentação mais inteligente, alicerçada em elementos reais e consistentes.
Na revista VEJA desta semana, em sua matéria de capa, são enumeradas 7 razões para votar contra a proibição. Sem intenções de cooptar ninguém, estarei tratando deste tema nos próximos dias, opinando e utilizando fragmentos da matéria para melhor ilustrar meus pontos de vista.

7 Comments:

  • At 7:58 PM, Blogger Unknown said…

    Dani,

    Queria mandar os comandos para colocar o barquinho, mas o sistema não aceita. Vou tentar enganá-lo, substituindo os sinais de maior e menor pelos números 1 e 2. OK?



    Experimnte copiar e colar este comando substituindo 1 por < e 2 por >:


    1div align="center"2
    1a href="http://barquinho.blogspot.com" target="_blank"2 1img style="FLOAT: left; MARGIN: 0px 10px 10px 0px; CURSOR: hand" alt="O blog com ALMA CARIOCA!" src="http://www.almacarioca.com.br/imagem/blog_barq.jpg" border="1" /2 1/a2

    1/div2


    Deu para entender?

     
  • At 8:05 PM, Blogger Unknown said…

    Também votarei contra a proibição. É um direito do cidadão ter uma arma para se defender. Se o Estado, ao menos, fizesse a parte dele... mas não faz. O Estado não garante a segurança do cidadão.

    Estão querendo desarmar justamente quem não usa as suas armas. Por ocasião da campanha de devolução de armas, vi pessoas devolvendo seus revólveres, que nunca dispararam um tiro, com munição que já deveria estar vencida. Isso não resolve nada. Eu devolvi uma carabina velha, herança de família, que não servia para nada. E peguei 200 reais por ela. Se fosse vender não me dariam nada. Foi só por isso.

     
  • At 3:36 AM, Anonymous Anônimo said…

    É uma vergonha todo essa história do Referendo, primeiro partindo que quem veio, o famoso Advogado que defende o PT de crimes e mais crimes cometidos, como se não bastasse apenas roubo, muitos assassinatos também. Celso Daniel, e pessoas ligadas que o digam, ops esses não dizem mais nada, pois estão mortos. Depois pela pergunta formada, de uma ignorância tremenda e totalmente errada. A campanha na televisão, a favor do SIM, chega a ser vergonhosa. Bom com um Presidente semi-analfabeto, não poderíamos ter um exemplo melhor de incompetência. Onde o ministro da Cultura, pensa que fazer shows é tudo o que interessa, e não teve a humildade de recusar o convite para ser ministro, pois existem pessoas muito mais competentes para o cargo, até o ladrãozinho de Ribeirão (Palocci), que apenas deu continuação à economia do governo anterior, e só aumentou os juros e encargos. Infelizmente é isso que temos, ladrões e analfabetos brincando de governar para poucos, ou sendo mais acervito, garantindo o deles. NÃO SÃO AS ARMAS QUE MATAM, E SIM A IGNORÂNCIA! Sem educação, uma nação não progride, pode até enriquecer, mas empobrece no que existe de mais importante. É isso, cada um que pense o que quiser, infelizmente, já desisti.

     
  • At 7:22 AM, Blogger Kali said…

    Ficou legal, Dani :) Também vou falar sobre o referendo do desarmamento no Blog Kálido. Só que minha opinião é contrária à sua. Vou linkar seu blog. Beijos

     
  • At 12:28 PM, Anonymous Anônimo said…

    Após muito refletir a respeito... também decidi por votar não para a proibição da comercialização de armas no Brasil...pensei em alicerçar minha opinião assistindo à propaganda, mais realmente as atrizes globais defensoras da proibição proferiram argumentos vazios e infundados!
    É.... sempre a Globo...

     
  • At 12:28 PM, Anonymous Anônimo said…

    Após muito refletir a respeito... também decidi por votar não para a proibição da comercialização de armas no Brasil...pensei em alicerçar minha opinião assistindo à propaganda, mais realmente as atrizes globais defensoras da proibição proferiram argumentos vazios e infundados!
    É.... sempre a Globo...

     
  • At 12:29 PM, Anonymous Anônimo said…

    Vixê! Na euforia do momento a anta em potencial aqui comentou duas vezes!!!! Pra acabar...

     

Postar um comentário

<< Home