Blog by Dani

quarta-feira, agosto 23, 2006

O Livreiro de Cabul

.
Li O Livreiro de Cabul, um trabalho intrigante produzido pela jornalista norueguesa Asne Seierstad* e cujo formato se parece com o de uma extensa reportagem. O livro, de narrativa simples e agradável, é muito interessante, e vale a pena ser lido.
.
Image Hosted by ImageShack.us
.
Neste "documentário romanceado", ficam evidentes os sérios problemas pelos quais passaram e passam os países do Oriente Médio, com destaque para o Afeganistão, onde a coleta da maior parte das informações e histórias foi realizada. Fica bastante clara a intransponibilidade dos obstáculos que sempre fizeram do Oriente Médio um cenário de guerras e intolerância.
.
Em vários momentos fiquei irritada, impressionada, incrédula. Não que eu desconhecesse as características, o modo de vida e os costumes destes povos, mas foi impossível não ficar chocada e - por que não dizer - indignada em diversas passagens do livro. A forma como as mulheres são tratadas é desumana; são como escravas, absolutamente servis, submissas e tolhidas. Anônimas sob as burcas, enxergam seu restrito mundo através de uma tela. São quase sempre proibidas de estudar e vivem uma existência praticamente nula, à parte do mundo dos homens, com quem nem sequer sentam juntas para uma refeição ou para as orações.
.
O aspecto religioso e os conflitos de poder são outros aspectos abordados no livro, e que também me causaram revolta e estarrecimento. Transitando por esta realidade pós-talibã (o livro foi escrito logo após o fim do regime), vemo-nos adentrar pela realidade de uma sociedade fundamentalista, cujos preceitos soam absurdos ao nosso mundo ocidental.
.
No mais, as impressões da autora - originadas a partir de relatos feitos pelas pessoas da família afegã com quem morou durante três meses - são contadas de uma forma que nos prende à leitura e nos conduz a uma reflexão mais realista a respeito da cultura islâmica.
.
* ASNE SEIERSTAD nasceu em 1970. Jornalista norueguesa, é graduada em Russo e História da Filosofia pela Universidade de Oslo. Correspondente internacional, cobriu conflitos no Kosovo, Afeganistão e Iraque. Publicou With their Backs to the Wall, Portraits from Serbia.
.

16 Comments:

  • At 9:37 AM, Blogger Chris said…

    Eu comprei este livro no último fim de semana. Vou começar a ler depois que terminar O Caçador de Pipas. O problema é que eu demoro muito pra ler um livro porque não tenho tempo. Já deve ter uns 3 meses que estou tentando ler o Caçador de Pipas. :-(
    Quanto à bruscheta, você pode colocar orégano sim. Tem gente que também coloca manjericão. Eu não gosto de nenhum dos 2, por isso não coloco. :-D
    Vc viu que linda que é a Sofia? Tô apaixonada por ela... quero uma igualzinha. :-)
    Hum... salada de frango com manga? Eu não sou de dizer logo que nao gosto sem experimentar... mas a primeira impressão não é boa. :-)))
    Ser mãe com certeza é uma mudança grande, mas acho que são poucas as mulheres que se desestabilizam e que chegam a entrar em depressão, né? É uma coisa tão esperada, tão sonhada, que a gente nem pensa em nada.

     
  • At 9:48 AM, Blogger Leleco said…

    Dani,

    Na cultura islâmica, a mulher é uma escrava mesmo. Não bastasse serem tolhidas, ainda a tratam mal...

    Às vezes não damos conta de como é bom ter liberdade de pensamento e de locomoção. É claro que a violência assusta um pouco e essa liberdade é um pouquinho limitada, mas mesmo assim escolhemos nossos caminhos. Lá isso não é possível, muito menos para as mulheres.

    Ótimo post, meu amor...adoro essa música.

    Mil Beijões, princesinha,
    Leleco

     
  • At 10:55 AM, Blogger Mr. San said…

    Pois é, e tem gente que prefere meter o pau apenas no Ocidente pelas turbulências da região...

    Gosto das suas dicas de leitura, espero que elas nunca parem. É algo que fico sempre por fazer no blog e nunca faço.

    Mesmo atrasado, parabéns pelo aniversário!!! Que esta data se repita por muitos e muitos anos, sempre com amor, felicidade e realizações na sua vida.

    Um grande abraço e tudo de bom, Dani.

     
  • At 9:09 PM, Anonymous Anônimo said…

    Eu vi esse livro na vitrine e me perguntei: será que é bom?
    Agora eu já sei, vou comprar (Assim q entrar uma grana, claro...)
    Beijos

     
  • At 12:46 AM, Anonymous Anônimo said…

    Mais um livro para a minha lista !!!! Me interessou muito, adoro ler sobre outras culturas !!!

     
  • At 11:30 AM, Anonymous Anônimo said…

    Mais uma boa indicação sua.
    Gosto das resenhas q escreve sobre os livros que lê.
    Mas infelizmente no momento estou sem tempo algum, pra ler livros q não sejam os da faculdade.
    Tenho tanta coisa pra ler q nem imagina!

    Tudo de bom!

    abs

     
  • At 3:49 PM, Blogger Barbara Lucas said…

    blogs sao cultura... este então... eu amo!

     
  • At 5:05 PM, Blogger Michel said…

    Meu sangue árabe me diz que este livro é muito interesante.

    Valeu pela dica.

     
  • At 5:33 PM, Blogger Michele said…

    Tenho tanta vontade de ler tanta coisa... E nunca consigo!!! Q raiva... hehehe. Mais um que vai pra minha infindável lista.

    Em tempo: Sua festinha abaixo me deixou com água na boca. Serve um abraço de parabéns atrasado???? hehehehe

    É atrasado, é virtual... Mas é de coração!!! Big abraço!!!

     
  • At 5:38 PM, Blogger Michele said…

    Ei! Tava lendo seu outro post sobre a novela das 8. Eu tb me irritei com ela esses dias... O único dia em que me dispus a ver algo na TV, e não é que se passaram 4 anos em um único capítulo da novela??? Eu já não aguentava mais ver os fogos do Reveillón... Salve 2003! Salve 2004! Afff...

    Mas vc me deixou curiosa. Q depoimente é aquele q vc mencionou? Q deixou o Brasil boquiaberto?

     
  • At 7:59 PM, Anonymous Anônimo said…

    puxa.. legal vc ter falado nesse livro. O vi na livraria e fiquei me perguntando sobre o qeu seria exatamente, uma vez ue tinha acabado de ler o "Caçador de Pipas" e, por ignorância, cheguei a pensar que se tratava de alguma imitação barata, hehe. Valeu a dica, viu?!

     
  • At 11:56 AM, Blogger Tuka said…

    Não me animei pra ler esse livro. Sei lá, faço uma analogia automática ao Caçador de Pipas toda vez que o vejo e talvez por isso tenha criado um pré-conceito besta.

     
  • At 9:53 PM, Blogger Amanda said…

    está a notada a sugesta :)

     
  • At 11:21 PM, Blogger Jôka P. said…

    Não vou ler porque não leio livro difícil, só jornais de escândalos e ainda assim só quando tem um babado muito forte, tipo "diretor da Globo taradão assedia figurante virginal"...
    Mas você é uma moça letrada e linda, então eu me arrumo direitinho pra vir aqui, e deixo um beijo com toda a minha amizade, tá ! Se você quizer recomendar um livro de memórias escandalosas de alguma cafetina novaiorquina, recheado de sexo, drogas e roquenrrol eu até leio, Dani !
    BjS!
    Jôka P.

     
  • At 11:23 PM, Blogger Jôka P. said…

    E ainda por cima... quiser é com S, né !
    É o que dá.
    Louro que não lê.

     
  • At 3:43 PM, Blogger Jonas Prochownik said…

    Gosto de ler a Vogue, Harpers Bazaar e os extratos bancários de meus namorados.
    beijo
    Kristal

     

Postar um comentário

<< Home