De dar água na boca
.
Aqui sempre foi a casa da Dona Formiga. Cresci vendo minha mãe fazer doces de todo tipo, para satisfazer sua permanente necessidade de açúcar (ela, aliás, sempre come a sobremesa antes do almoço. E depois também). Nossa cozinha parecia uma confeitaria a pleno vapor.
.
.
Era doce de abóbora, cuscuz, pudim de leite, brigadeirão, cocada, papo de anjo, ambrosia, pão-de-ló, torta de maçã, cuca de banana, alitria, bom-bocado de laranja, mousse de maracujá, pavê, arroz doce, biscoitinhos e mais uma variedade incontável de acepipes irresistíveis. No Natal, faz panetones artesanais (e maravilhosos!) para presentear os amigos e os vizinhos. Um luxo só.
.
.
Quem nos visita fica enlouquecido, pois ela expõe ao comensal todo o menu de sobremesas da casa, e diz, triunfante: "Pode escolher".
.
.
Até eu já me arrisco a produzir alguma coisa: há quem diga que o meu bolo de nozes é divino. E que o de chocolate com cobertura derrete na boca. E que a paglia italiana é de comer ajoelhado. Se assim for, é porque alguma habilidade devo ter herdado de Mamãe Formiga.
.
.
Apesar dessa orgia de guloseimas, ninguém na minha casa é gordinho. E minha mãe, surpreendemente, tem suas taxas de açúcar perfeitamente normais. Felizmente é assim, porque ela não passa sem os doces, embora precise controlar o colesterol.
.
.
Ela gosta quando chegamos da rua com balas, e adora aqueles doces de padaria - mil folhas, bomba, quindim, etc. - e, na falta de alguma coisa açucarada em casa, é capaz de meter uma colher de açúcar na boca e deixar derreter com gosto...
Eu achava engraçado quando ela, odontopediatra, recomendava às crianças que não exagerassem nas balas.
.
.
Em época de aniversário e Dia das Mães, raras vezes eu acertava no presente. Até que, de uns tempos pra cá, entendi o espírito da coisa. Dona Formiga não quer roupas, bijuterias, perfumes, nem badulaques pra enfeitar. Muito menos panelas, presente rejeitado por dez entre dez mães. O que ela quer é alguma coisa de comer. E, de preferência, que seja bem docinho. Então passei a fazer cestas, caixas ou sacos cheios de balas de caramelo, biscoitos wafer, nhá benta, bombons, paçocas e tudo o que agradaria imensamente a uma criança. Agora não erro mais.
.
.
Aliás, por falar em aniversário e em doces, minhas primaveras se aproximam. Como sou avessa a muita badalação nesta época, dispenso a comemoração tradicional, com bolo e velas. Isso em casa, porque aqui no blog terá bolo, sim senhor! Bolo, brigadeiro, balões coloridos, como manda o figurino. Só não sei é se vai ter piscina de bolas...
.
14 Comments:
At 6:45 PM, Leleco said…
Dani,
Estou aqui com água na boca só de ver e imaginar degustando essas iguarias deliciosas.
Sou um apreciador dos doces que sua mãe faz.
Você, meu amor, tem uma mão ótima para fazer salgados e doces com maestria, e só eu sei o quanto me orgulha namorar você, que além de ser uma mulher linda, maravilhosa e carinhosa, é prendada.
Só tenho um comentário para os doces que você e sua mãe fazem: Delícia!!!
Mil Beijões, meu amor,
Leleco
At 7:30 PM, Taia said…
Qual o dia das suas primaveras mesmo?
Menina, não sou muito de doce não, mas quindim...nossa senhora.
Pede a ela um pra mim?
rsrsrsrs
At 11:31 PM, Anônimo said…
Menina, depois do meu post super saudável vc vem falar de doces?! Não posso ir na tua casa... hahahah!!! vou engordar só de sentir o cheiro!!!
Olha só, o chá me faz sentir + vontade de fazer xixi, mas é menos do que o chapéu de couro.
bjos!
At 12:18 AM, Anônimo said…
Dani, não prestei atenção a uma palavra sequer do post. Quem mandou colocar essas fotos? Só olhei prá elas! Agora meu monitor está que nem a senhorinha q deu depoimento em Páginas da Vida: todo babado! hahaha! Beijão!
At 10:49 AM, Anônimo said…
Dani, isso é tortura! rs...é muita coisa boa num post só....rs..
beijos e bom dia!
At 11:28 AM, Chris said…
Ai, Dani! Este seu post acabou com a minha dieta... Acabei de enviar um email para as minhas amigas as convidando para almoçar hoje no galeto (do Avenida Central) e depois ir à Poft Cookies (no shopping Vertical) para comer aqueles cookies maravilhosos e bem quentinhos. Hum... que delícia!
At 2:23 PM, Palpiteira said…
Adoro doces desde menina, mas deixei de ser formiga e comer colheres de açúcar para não virar uma hipopótama. Com essa coisa de preferir doces a salgados, já viu, né? Depois de fumar a vida toda, quando parei notei que tendia a engordar. Então, foi stop mais do que depressa, mas ru ficaria louca na casa da sua mãe, porque ía querer provar um de cada, hehehe. Bom, não se esqueça de me avisar o dia da festa, hein?
Beijos e bom fim de semana.
At 3:16 PM, Michel said…
Passa lá no hotable e veja a receita de bolo que postei. Vale a pena.
Abração
At 8:45 AM, Anônimo said…
Humm, Dani!
Vc caprichou neste post!
Gosto demais de quindim, cuscuz e cocada...
Quando a pessoa tem prazer em fazer as coisas é isso. Só sai coisa boa.
Um abraço pra vc e pra mamãe e ótimo fim de semana!
At 11:40 AM, Mr. San said…
E eu ainda fui acessar o seu blog pouco antes do almoço... pra quê? Já estou pensando na sobremesa, rss. Um grande abraço, Dani. E cuidado com a saúde também.
At 6:37 PM, Alba Regina said…
noossa dani! q post é este?! sou uma formiga também!!! não passo sem doce. um troço!!! ;)
At 9:58 PM, Sérgio said…
O Ministério da Saúde adverte : Visitar esse blog faz mal a saúde...rsrs
Poxa Dani, veja o estrago que este post causou a todos..Com certeza só com as imagens deu para engordar alguns kilos..rs
At 3:14 PM, Thais Denker said…
Tô com muita, mas muuuuuita mesmo, água na boca!!!
At 8:02 PM, Anônimo said…
E as receitas onde estão.Os doces pelos comentários são deliciosos,mas de que adianta se nao tem as receitas para fazer-mos.
\\bjs
Postar um comentário
<< Home