Blog by Dani

quinta-feira, agosto 03, 2006

De dar água na boca

.
Aqui sempre foi a casa da Dona Formiga. Cresci vendo minha mãe fazer doces de todo tipo, para satisfazer sua permanente necessidade de açúcar (ela, aliás, sempre come a sobremesa antes do almoço. E depois também). Nossa cozinha parecia uma confeitaria a pleno vapor.
.
Image Hosted by ImageShack.us
.
Era doce de abóbora, cuscuz, pudim de leite, brigadeirão, cocada, papo de anjo, ambrosia, pão-de-ló, torta de maçã, cuca de banana, alitria, bom-bocado de laranja, mousse de maracujá, pavê, arroz doce, biscoitinhos e mais uma variedade incontável de acepipes irresistíveis. No Natal, faz panetones artesanais (e maravilhosos!) para presentear os amigos e os vizinhos. Um luxo só.
.
Image Hosted by ImageShack.us
.
Quem nos visita fica enlouquecido, pois ela expõe ao comensal todo o menu de sobremesas da casa, e diz, triunfante: "Pode escolher".
.
Image Hosted by ImageShack.us
.
Até eu já me arrisco a produzir alguma coisa: há quem diga que o meu bolo de nozes é divino. E que o de chocolate com cobertura derrete na boca. E que a paglia italiana é de comer ajoelhado. Se assim for, é porque alguma habilidade devo ter herdado de Mamãe Formiga.
.
Image Hosted by ImageShack.us
.
Apesar dessa orgia de guloseimas, ninguém na minha casa é gordinho. E minha mãe, surpreendemente, tem suas taxas de açúcar perfeitamente normais. Felizmente é assim, porque ela não passa sem os doces, embora precise controlar o colesterol.
.
Image Hosted by ImageShack.us
.
Ela gosta quando chegamos da rua com balas, e adora aqueles doces de padaria - mil folhas, bomba, quindim, etc. - e, na falta de alguma coisa açucarada em casa, é capaz de meter uma colher de açúcar na boca e deixar derreter com gosto...
Eu achava engraçado quando ela, odontopediatra, recomendava às crianças que não exagerassem nas balas.
.
Image Hosted by ImageShack.us
.
Em época de aniversário e Dia das Mães, raras vezes eu acertava no presente. Até que, de uns tempos pra cá, entendi o espírito da coisa. Dona Formiga não quer roupas, bijuterias, perfumes, nem badulaques pra enfeitar. Muito menos panelas, presente rejeitado por dez entre dez mães. O que ela quer é alguma coisa de comer. E, de preferência, que seja bem docinho. Então passei a fazer cestas, caixas ou sacos cheios de balas de caramelo, biscoitos wafer, nhá benta, bombons, paçocas e tudo o que agradaria imensamente a uma criança. Agora não erro mais.
.
Image Hosted by ImageShack.us
.
Aliás, por falar em aniversário e em doces, minhas primaveras se aproximam. Como sou avessa a muita badalação nesta época, dispenso a comemoração tradicional, com bolo e velas. Isso em casa, porque aqui no blog terá bolo, sim senhor! Bolo, brigadeiro, balões coloridos, como manda o figurino. Só não sei é se vai ter piscina de bolas...
.

14 Comments:

  • At 6:45 PM, Blogger Leleco said…

    Dani,

    Estou aqui com água na boca só de ver e imaginar degustando essas iguarias deliciosas.

    Sou um apreciador dos doces que sua mãe faz.

    Você, meu amor, tem uma mão ótima para fazer salgados e doces com maestria, e só eu sei o quanto me orgulha namorar você, que além de ser uma mulher linda, maravilhosa e carinhosa, é prendada.

    Só tenho um comentário para os doces que você e sua mãe fazem: Delícia!!!

    Mil Beijões, meu amor,
    Leleco

     
  • At 7:30 PM, Blogger Taia said…

    Qual o dia das suas primaveras mesmo?
    Menina, não sou muito de doce não, mas quindim...nossa senhora.
    Pede a ela um pra mim?
    rsrsrsrs

     
  • At 11:31 PM, Anonymous Anônimo said…

    Menina, depois do meu post super saudável vc vem falar de doces?! Não posso ir na tua casa... hahahah!!! vou engordar só de sentir o cheiro!!!
    Olha só, o chá me faz sentir + vontade de fazer xixi, mas é menos do que o chapéu de couro.
    bjos!

     
  • At 12:18 AM, Anonymous Anônimo said…

    Dani, não prestei atenção a uma palavra sequer do post. Quem mandou colocar essas fotos? Só olhei prá elas! Agora meu monitor está que nem a senhorinha q deu depoimento em Páginas da Vida: todo babado! hahaha! Beijão!

     
  • At 10:49 AM, Anonymous Anônimo said…

    Dani, isso é tortura! rs...é muita coisa boa num post só....rs..
    beijos e bom dia!

     
  • At 11:28 AM, Blogger Chris said…

    Ai, Dani! Este seu post acabou com a minha dieta... Acabei de enviar um email para as minhas amigas as convidando para almoçar hoje no galeto (do Avenida Central) e depois ir à Poft Cookies (no shopping Vertical) para comer aqueles cookies maravilhosos e bem quentinhos. Hum... que delícia!

     
  • At 2:23 PM, Blogger Palpiteira said…

    Adoro doces desde menina, mas deixei de ser formiga e comer colheres de açúcar para não virar uma hipopótama. Com essa coisa de preferir doces a salgados, já viu, né? Depois de fumar a vida toda, quando parei notei que tendia a engordar. Então, foi stop mais do que depressa, mas ru ficaria louca na casa da sua mãe, porque ía querer provar um de cada, hehehe. Bom, não se esqueça de me avisar o dia da festa, hein?
    Beijos e bom fim de semana.

     
  • At 3:16 PM, Blogger Michel said…

    Passa lá no hotable e veja a receita de bolo que postei. Vale a pena.

    Abração

     
  • At 8:45 AM, Anonymous Anônimo said…

    Humm, Dani!

    Vc caprichou neste post!
    Gosto demais de quindim, cuscuz e cocada...

    Quando a pessoa tem prazer em fazer as coisas é isso. Só sai coisa boa.

    Um abraço pra vc e pra mamãe e ótimo fim de semana!

     
  • At 11:40 AM, Blogger Mr. San said…

    E eu ainda fui acessar o seu blog pouco antes do almoço... pra quê? Já estou pensando na sobremesa, rss. Um grande abraço, Dani. E cuidado com a saúde também.

     
  • At 6:37 PM, Blogger Alba Regina said…

    noossa dani! q post é este?! sou uma formiga também!!! não passo sem doce. um troço!!! ;)

     
  • At 9:58 PM, Blogger Sérgio said…

    O Ministério da Saúde adverte : Visitar esse blog faz mal a saúde...rsrs
    Poxa Dani, veja o estrago que este post causou a todos..Com certeza só com as imagens deu para engordar alguns kilos..rs

     
  • At 3:14 PM, Blogger Thais Denker said…

    Tô com muita, mas muuuuuita mesmo, água na boca!!!

     
  • At 8:02 PM, Anonymous Anônimo said…

    E as receitas onde estão.Os doces pelos comentários são deliciosos,mas de que adianta se nao tem as receitas para fazer-mos.
    \\bjs

     

Postar um comentário

<< Home