Blog by Dani

domingo, agosto 06, 2006

Nem pássaro, nem avião

.
Só no último final de semana é que resolvi assistir a Superman - O retorno.
.
Image Hosted by ImageShack.us
.
E fui por causa de uma promoção louca, na qual o cinema praticamente DAVA os ingressos. Não, não tenho nada contra filmes baseados em quadrinhos de super-heróis. Não implico com o Batman, nem com o Homem-Aranha, nem com os X-Men. Mas admito olhar com desconfiança para o novo Superman.
.
Image Hosted by ImageShack.us
.
Isso porque, para mim, o verdadeiro Superman é e sempre será o eterno Christopher Reeve, e não há espaço para outro. Reeve era o próprio filho de Jor-El; parecia ter sido parido por uma história em quadrinhos. E tinha uma certa ternura no olhar. Quanto aos outros... meros impostores, cópias baratas do original.
.
Image Hosted by ImageShack.us
.
O ator atual é bonitão, não sejamos injustos. Uma mistura de Carlos Casagrande com Reynaldo Gianechinni. Beleza de rapaz. Mas aquele é Brandon Routh, não é o Superman. Portanto, não me convence.
A insossa atriz que interpretava Lois Lane (Kate Bosworth, a atriz de olhos bicolores, que no filme usa lentes castanhas) também não emplacou. Faltava vivacidade, força no olhar, sei lá. A moça não tinha nada de marcante e talvez tenha sido de propósito, para não ofuscar o pouco esperto homem de aço. Eu particularmente preferia ver neste papel a atriz Rachel Weizs (Oscar de melhor atriz por "O Jardineiro Fiel").
.
Image Hosted by ImageShack.us

E para não dizer que não vi nenhuma atuação interessante no filme, devo ressaltar que o Lex Luthor de Kevin Spacey estava ótimo (aliás, a perua que o acompanhava tinha algo de Narcisa Tamborindeghy, não sei exatamente o quê).

Image Hosted by ImageShack.us
.
Ah, sim. Os efeitos especiais também são fantásticos, mas prestando bem atenção, dá para perceber uma falhazinha aqui, outra ali. Há uma cena em que a capa dele voa freneticamente, e o cabelo da moça-sem-vida nem se move. Mas tudo bem, estão perdoados.
Embora nas versões anteriores a tecnologia cinematográfica não chegasse a tanto, a história - por incrível que pareça - me soava mais convincente. E não digo isso porque o filme é antigo e eu era criança quando o vi pela primeira vez. Eu o assisti recentemente em DVD e tive a mesma sensação. Não é pela história em si, é claro. Mas por Christopher Reeve. Ele incorporava o personagem de uma tal maneira que, mesmo vendo-o em outros papéis, não conseguia dissociar sua imagem da do Superman.
.
O que eu vi, portanto, não era pássaro. Nem avião. Tampouco o Superman.

14 Comments:

  • At 7:57 PM, Blogger Leleco said…

    Dani,

    Nota 10 esse seu post. Adorei. Você sabe que sou fã dos filmes do Superman.

    Realmente eu esperava mais desse filme, justamente por ter gostado tanto dos outros. Imaginei que por ter melhores recursos técnicos, este seria um bom filme. Mas estava enganado. Nunca vi um Superman que apanhasse tanto...rs

    O verdadeiro Superman era o Christopher Reeve, e nenhum vai superá-lo no papel. O Lex Luthor, vivido pelo excelente Kevin Spacey, convenceu demais, mas mesmo assim prefiro o Felipão, digo, o Gene Hackman, que deu um show, pois o vilão Lex não é só um cara mau, é um gênio do mal.

    Parabéns pelo post, meu amor.

    Mil beijões, princesinha linda,
    Leleco

     
  • At 12:06 AM, Blogger Mr. San said…

    Saudoso Christopher Reeve, eterno Superman! Até hoje vale a pena assistir aos dois primeiros filmes da série só por causa dele. E até hoje eu gostaria de ser o Superman... por causa dele! Abraços, Dani.

     
  • At 10:20 AM, Anonymous Anônimo said…

    Eu acho até que bom alguns filmes de heróis.
    Mas o Superman ainda não assisti. De qq forma gostei da sua opinião sobre Rachel Weizs ser Lois Lane.
    Um ab e ótima semana!

     
  • At 2:39 PM, Blogger Jôka P. said…

    Reasistindo recentemente o Superman na TV a cabo, achei muito envelhecido pela deficiência dos (d?) efeitos especiais.
    Aquela moça que fazia a Lois (Margot Kidman ?) era magricela, feia e fuleira.
    A gente vê as coisas por olhares que mudam muito com o passar do tempo.
    Não acredito em filmes que envelheçam bem, todos ficam ultrapassados.
    Hoje não veria mais nenhum filme de super-heróis.
    Já não me convencem mais.
    Bjs!
    :)

     
  • At 2:44 PM, Blogger Michel said…

    É o típico filme que é melhor esperar em DVD.

    Abração

     
  • At 6:01 PM, Blogger Taia said…

    Não gosto de filmes de super heróis.
    E concordo com o Jôka, eles envelhecem também...
    Beijo.

     
  • At 6:35 PM, Blogger Alba Regina said…

    oi dani. não gosto do super-homem. nunca gostei. meu super herói predileto quando criança era o homem-aranha...e atualmente até q gosto de assistir estes filmes da marvel...tipo revista em quadrinhos em movimento... beijo dani!!! ;)

     
  • At 4:41 AM, Anonymous Anônimo said…

    Eu gostei,,,sendo que meu heroi preferido e o superman..

     
  • At 8:36 AM, Blogger Barbara Lucas said…

    gostei do superman, embora o personagem em si não diga mais para nós, hoje preferimos torcer por piratas (o capitão do pérola negra é muito mais cativante q o homem de aço) do que por ideais surreais de bondade e beleza.
    ainda bme q este filme pelo menos não trouxe um chá de 'patriotismo americano' muito mais forte nos primeiros filmes (o q é nauseante, diga-se de passagem)

     
  • At 11:14 AM, Blogger Luci said…

    Dani! concordo com vc... superman é o Reeve e não se fala mais nisto.
    e vc. não confirmou ... é dia 20 mesmo?!
    bjs!

     
  • At 12:47 PM, Blogger Chris said…

    Eu não tenho a menor vontade de ver este filme... :-(
    Quanto à vc atrapalhar a minha dieta, vc teve um pouco de culpa sim, porque um post como aquele não se faz. É tortura pros seus leitores. :-))))
    Quanto à pressão alta, eu sei que dá pra controlar. Mas é que eu aind quero ter filhos e as coisas ficam mais complicadas com a pressão alta, né? :-/ Mas vai dar tudo certo sim. Obrigada pelo apoio.
    Eu adoro o meu amigo Ricardo (que me enviou aquele email). Ele já é velhinho, de cabeça bem branquinha. Eu meio que mato a saudade do meu avô com ele... :-)))
    A sopa da Colombo é muito boa, mas eu gostei mesmo foi dos pãezinhos que vieram com a sopa. :-)))
    Beijos!

     
  • At 7:00 PM, Blogger Nelsinho said…

    Dani

    Fui criança nos anos 50 e adorava os quadrinhos do Capitão Marvel!
    E adorava de tal forma, que o Superhomem nunca fez a minha cabeça, vá lá a gente saber porquê!

    Fui ao cinema ver o Super Homem de Reeve uma única vez no início e nunca mais voltei!

    O seu post está nota 10

    Nelsinho

     
  • At 8:19 PM, Anonymous Anônimo said…

    Dani,pra mim Super Homem também era o Christopher Reeve e sempre será...vou esperar pra ver em dvd, não é o tipo de filme que me tira de casa para ir ao cinema...
    beijos

     
  • At 9:15 PM, Anonymous Anônimo said…

    Vc tem razão, Dani...Reeve tinha uma ternura no olhar que era única...não haverá outro Superman a não ser ele ;)

     

Postar um comentário

<< Home