Blog by Dani

domingo, julho 30, 2006

O poeta da simplicidade

.
Se fosse vivo, hoje o célebre poeta gaúcho Mário Quintana completaria 100 anos. Mas que bobagem estou dizendo? Ele ESTÁ vivo, sempre estará, pois o legado da arte é uma forma de imortalidade.
.
"Porque o tempo é uma invenção da morte:
não o conhece a vida - a verdadeira -
em que basta um momento de poesia
para nos dar a eternidade inteira."
.
(trecho do poema Ah! Os relógios - A Cor do Invisível)
.
Image Hosted by ImageShack.us

Nosso aniversariante era, portanto, alguém sensível ao cotidiano, que sabia exprimir as coisas simples de forma excepcionalmente bela, clara e, muitas vezes, bem-humorada.
.
Das utopias
.
Se as coisas são inatingíveis... ora!
Não é motivo para não querê-las...
Que tristes os caminhos, se não fora
A presença distante das estrelas!
.
(Espelho Mágico)
.
Dos Milagres
.
O milagre não é dar vida ao corpo extinto,
Ou luz ao cego, ou eloqüência ao mudo...
Nem mudar água pura em vinho tinto...
Milagre é acreditarem nisso tudo!
.
(Espelho Mágico)
.
Evolução
.
O que me impressiona, à vista de um macaco, não é que ele tenha sido nosso passado: é este pressentimento de que ele venha a ser nosso futuro.
.
(Caderno H)
.
Da discrição
.
Não te abras com teu amigo
Que ele um outro amigo tem.
E o amigo do teu amigo
Possui amigos também...
.
(Espelho Mágico)
.
Do amoroso esquecimento
.
Eu, agora - que desfecho!
Já nem penso mais em ti...
Mas será que nunca deixo
De lembrar que te esqueci?
.
(Espelho Mágico)
.
.
Também escreveu Mário Quintana:
.
A esperança é um urubu pintado de verde.
.
***
Um bom poema é aquele que nos dá a impressão de que está lendo a gente ... e não a gente a ele!
.
***
Todos estes que aí estão
Atravancando o meu caminho,
Eles passarão.
Eu passarinho!
.
.
Para conhecer a biografia completa deste grande escritor, não deixe de ler aqui.

10 Comments:

  • At 10:52 AM, Blogger Sérgio said…

    Muito bom Dani...
    Ler essas poesias numa segunda-feira foi uma benção
    Abraços

     
  • At 10:52 AM, Blogger Leleco said…

    Dani,

    Mário Quintana postulou ser membro da Academia Brasileira de Letras por 3 vezes, e perdeu em todas. Morreu com esssa mágoa.

    Só em ver que José Sarney e Paulo Coelho são membros da Academia Brasileira de Letras, mostra o quanto a mesma é pequena para o talento e a criatividade de Mário Quintana.

    Ótimo post, meu amor. Como sempre você enriquece nosso saber.

    Mil beijões, princesinha linda,
    Leleco

     
  • At 11:07 AM, Blogger Palpiteira said…

    Ah, eu passarinho. Piu! :)
    Boa semana. Beijos.

     
  • At 6:51 PM, Anonymous Anônimo said…

    Lindo lindo... prá mim é ele e Manoel Bandeira, na cabeça.
    Beijocas

     
  • At 12:09 AM, Blogger Jôka P. said…

    Uma vez vi Quintana em Porto Alegre. Era bem velhinho.
    De qualquer forma,mesmo que ainda fosse vivo, já estaria morto.
    Nunca suportei nenhuma espécie de poesia.
    Ainda prefiro fígado crú.
    Bjs!

     
  • At 4:54 AM, Blogger Nelsinho said…

    Conversei com Quintana no Hotel Magestic em 1975, sem saber quem era...

    Gosto da sua poesia solta e deploro que a Academia o tenha preterido.

    Nelsinho

     
  • At 3:47 PM, Blogger Chris said…

    Oi, Dani! Começar a samana com estes poemas será muito bom.

     
  • At 6:47 PM, Blogger Michel said…

    Muito bonito. Ele é imortal com certeza.

    Abração

     
  • At 4:24 PM, Anonymous Anônimo said…

    Dani,

    Pra ser sincero eu li muito pouco do Mário Quintana, mas vou dar um pulinho lá na biografia que vc indicou aí!

    Esses dias eu tive um problemão lá no meu blog, o problema é no banco de dados. Deu uns erros nas tabelas e não estou conseguindo instalar o backup.

    De qualquer forma comecei a fazer novos posts.

    Um ab e tudo de bom!

     
  • At 8:27 PM, Blogger Mr. San said…

    Que bom que o Mario foi lembrado aqui também, Dani. Porque seus posts são sempre de alto nível. Fiquei contente em ler a homenagem a um poeta que vale a pena ler sempre. Um grande abraço e tudo de bom.

     

Postar um comentário

<< Home