Blog by Dani

segunda-feira, janeiro 16, 2006

Eterno e incondicional

.
Dentre os meus milhares de projetos – que eu levaria uns 200 anos para realizar – está o de ter um filho. Loucura absoluta pensar nisso num momento complicado como o que vivo atualmente, mas nada me impede de apenas desejar uma criança, ainda que a maternidade, no meu caso, seja um projeto a médio prazo.
Minha sorte é que nos últimos tempos a medicina evoluiu muito, e creio ainda estar apta para a maternidade aos 40 anos, época em que acredito já ter alcançado uma certa estabilidade na vida. Um filho – planejado cuidadosamente -, como se sabe, dá trabalho e despesas descomunais.

.

Enquanto bebês, os gastos maiores são com enxoval, milhares de fraldas, alimentação, remédios, médico, babá ou coisa que o valha, brinquedos, etc. E, é claro, toda a nossa atenção e carinho, que daremos sempre e incansavelmente.
Quando já são crianças maiores, além das roupas, alimentação, remédios, médico e brinquedos, há que se pensar numa boa escola, que garanta uma excelente educação. Em casa, procuramos dar-lhes bons exemplos e estimulá-los a ler, a pensar, a ser educados e a resolver seus problemas.
Na adolescência, lidamos com todos os seus conflitos próprios da fase pela qual estão passando, além de continuar lhes fornecendo as mesmas coisas: escola (e outros cursos), alimentação, roupas, possivelmente uma mesada, etc. E tome paciência, e tome amor. E visamos dar-lhes educação superior, para que tenham maiores oportunidades no futuro (embora no Brasil o mar não esteja para peixe).
Quando adultos, devemos ajudá-los em suas decisões, seja ouvindo e opinando, ou simplesmente apoiando. Muitos pais aceitam seus filhos de volta em casa, após casamentos fracassados ou em situações de instabilidade financeira.
Como se vê, é um investimento pesado e vitalício em uma pessoa – que eu estaria disposta a fazer, caso tivesse condições para isso.

Afinal, ter um filho demanda muitos gastos e muitas responsabilidades – para sempre.

16 Comments:

  • At 1:59 PM, Blogger Leleco said…

    Dani,

    Saiba que ter um filho é um dos meus sonhos. Mas requer muita dedicação e atenção, além da disposição financeira. Não quero ter um filho só para realizar este meu sonho, mas sim para criá-lo com todo amor e carinho deste mundo. Quero poder encaminhá-lo na vida. Ter chances de crescer com saúde, com ótimos exemplos.

    Tenho certeza que seremos bons exemplos para nossos filhos, meu amor. E tenho certeza que esse dia chegará muito em breve.

    Só em ler este post, tive um arrepio frio na coluna e no estômago...rs...Fico até emocionado.

    Prometo ser um ótimo pai, viu?rs

    Ótimo post, como sempre.

    Mil Beijões, princesinha linda

     
  • At 3:40 PM, Blogger Chris said…

    Nossa, Dani! Penso nestas coisas o tempo todo... eu quero ter filhos, mas quando penso no assunto, me dá muito medo. Mas o tempo está passando e eu não estou ficando mais jovem... :-)))

     
  • At 5:43 PM, Blogger Jôka P. said…

    Acho legal quem adota.
    Eu faria isso, se quizesse criancinhas barulhentas.
    Acho mais justo e legal.
    Adotar um pequeno orfãozinho abandonado.
    AbÇs,
    JÔKA P.

     
  • At 7:46 PM, Blogger Sérgio said…

    Dani,

    não pense apenas no lado "dificil" de ter filhos.Por absoluta experiência, a alegria que eles nos proporcionam compensa tudo o que você escreveu, que aliás é a pura verdade.
    Se é um sonho lute para concretizá-lo.
    Beijo

     
  • At 8:46 PM, Anonymous Anônimo said…

    Olha, ter filhos é maravilhoso. Tenho um que é uma benção, mas filho é muito gasto e muita responsabilidade, sim. Não coloque um filho no mundo para dar-lhe só amor; ele não vai entender.
    beijo.

     
  • At 2:17 AM, Anonymous Anônimo said…

    Dani eu tb penso como vc.
    E dizem por aí que quando se pensa muito, não se tem filhos, rsrs
    Mas não sou a favor das pessoas que saem fazendo filhos aos montes, porque filhos são responsabilidades para o resto da vida.
    Pelo menos é assim que penso!
    Tudo de bom!
    bjs

     
  • At 10:53 AM, Blogger Lyly said…

    Eu penso em ter filhos, mas claro, se eu tiver uma boa condição financeira.. Eu sei que dar amor é bom, mas R$ também conta. Beijos.

     
  • At 3:16 PM, Blogger Jôka P. said…

    DANI,
    sabe que ontem o seu texto acima estava todo picotado ?!
    Eu via de outro computador...
    Agora nesse micro aqui do escritório, o post está lindo e perfeito.
    Bjs!
    JÔKA P.
    :D

     
  • At 4:35 PM, Anonymous Anônimo said…

    As vezes planejar muito não é a melhor saida, pq sera que teremos um dia a condição ideal?

    beijos

     
  • At 9:00 PM, Anonymous Anônimo said…

    Acho q ter um filho não tem preço...quem sabe um dia terei o meu..
    Big Beijos

     
  • At 11:25 AM, Blogger Michel said…

    Faça como eu tenha 12 sobrinhos.

    abração

     
  • At 12:29 PM, Anonymous Anônimo said…

    Mas assim que vc equilibrar sua vida, por que não né?

    Bjos

     
  • At 2:02 PM, Anonymous Anônimo said…

    Nos dias que seguem, não teria um filho nem em pensamento. Muita violência, isso me tira o sono.

     
  • At 9:42 AM, Anonymous Anônimo said…

    Sempre queremos dar aos filhos muito mais do que tivemos.
    Pode não ser fácil, masa acho que estou pronto para isso.
    Beijo!

     
  • At 12:41 PM, Blogger Mr. San said…

    Só a aconselharia a não confiar tanto assim na medicina. Ela pode ter evoluído bastante, mas o corpo humano não. O que eu conheço de mulheres próximas dos 40 anos que encontram uma dificuldade incrível para engravidar pela primeira vez não está no gibi. Depois do primeiro filho, sim, fica mais fácil para uma mulher dessa idade ter o segundo. Complica mesmo é com o primeiro, seja ou não a medicina avançada. Informe-se a respeito, mas não esqueça que a medicina é a religião dos médicos - eles acham que ela pode tudo sempre! Um abraço.

     
  • At 12:50 PM, Blogger Gabriela said…

    Mesmo não tendo filhos, acredito que além dos gastos e responsabilidades existem muitas coisas boas que compensam.
    Obrigada pela força na minha recuperação.
    Beijo grande e tudo de bom.

     

Postar um comentário

<< Home