Blog by Dani

sexta-feira, dezembro 23, 2005

Natal é...

.
Estou novamente participando de um POST COMUNITÁRIO, cujo tema proposto pela Micha, do Carpe Diem, é: O QUE O NATAL SIGNIFICA PARA VOCÊ? E, dentro deste tema, aproveito para contar uma história ocorrida há vários anos, num dia 24 de dezembro.


Enquanto fui criança, o Natal era uma época mágica, em que eu quase podia ‘ver coisas’, com aquela minha incrível imaginação infantil, inundada de ilusões.
Escolhia um brinquedo e escrevia ao Papai Noel, e na manhã de Natal, ia conferir, trêmula e emocionada, se o velhinho bacana havia deixado algo para mim nos sapatos que eu havia posto na janela.

Se havia uma coisa que eu detestava, era sentar no colo dos Papais Noéis de shoppings ou lojas, pois “sabia” que aqueles eram apenas imitações grosseiras do “original”, impostores mesmo. Ora, o Papai Noel verdadeiro era uma celebridade, não ficaria se expondo por aí, tirando fotos e oferecendo pirulitos! Além do mais, tinha um em cada esquina, o que comprovava minha “teoria”: o legítimo velhote morava mesmo era lá no Pólo Norte, cercado de elfos e renas, e só passava pelo Brasil nas noites de Natal, quando deixava brinquedos nos sapatos de menininhas boazinhas como eu!

A infância passou, as fantasias passaram também. Papai Noel já não deixava mais presentes nos meus sapatos – não porque eu tivesse deixado de ser uma menina boazinha, mas simplesmente porque eu já não lhe escrevia mais cartas, nem colocava mais meus sapatinhos no peitoril da janela.

Já adulta, passei a enxergar o Natal como uma data puramente comercial, em que as lojas são invadidas por legiões de consumidores ávidos por comida, bebida, roupas e presentes.
É claro que ainda há um certo significado ‘afetivo’ para mim nas noites de Natal, o que inclui a farta mesa preparada pela minha mãe – que nunca deixa faltar vinhos, frutas secas, rabanadas, os deliciosos pudins, o indefectível bolinho de bacalhau e os panetones feitos por ela mesma. E, como não poderia deixar de ser, a presença dos amigos.

Mas não posso dizer que não tive Natais emocionantes após a infância...


Um conto de Natal (verdadeiro e emocionante)

Todo 24/25 de dezembro, passamos o Natal com uma família de amigos muito queridos (pai, mãe e filha). Desde antes de eu nascer, meus pais comemoram a data ao lado deles, e não se pode imaginar a ceia sem que estejam presentes. Pois bem. No Natal de 1991, eles viajaram para Portugal, em fins de novembro. Como costumavam passar mais de um mês na Europa, lamentamos profundamente que, pela primeira vez, não estivessem conosco justamente naquele dia.
A tristeza de todos era visível – meu pai, desanimado, já se preparava para dormir; minha mãe, também um tanto desapontada, começava a tirar a mesa; e eu, tristíssima, cheguei a fazer uma “prece natalina” para que algo acontecesse.
E de fato aconteceu. Faltava pouco para a meia-noite, quando ouvimos um barulho no jardim, seguido de um clarão forte na porta de vidro da garagem. Quando saímos para olhar, vimos um carro embicado, no topo da ladeira da nossa casa, com todos os faróis acesos. Eram eles.
Saíram rapidamente do carro, e nós também corremos para abraçá-los, numa alegria indescritível. Até o amigo do meu pai – um português gente boa, mas “duro na queda” – tinha os olhos marejados. Tinham vindo direto do aeroporto, ainda estavam com as malas no carro.
A mulher dele trazia nas mãos um panetone português, bem diferente do que conhecemos aqui: feito com frutas cristalizadas quase inteiras, como pêra, abacaxi, laranja, aplicadas num bolo macio e úmido.
Abrimos novamente todas as portas, acendemos todas as luzes e minha mãe trouxe de volta os comes e bebes da ceia. Sentamo-nos os seis à mesa, e levantamos um brinde a nossa grande amizade e a estes momentos raros, emocionantes, em que descobrimos que a magia natalina não é feita só para as crianças.

15 Comments:

  • At 2:52 AM, Blogger Micha Descontrolada said…

    q linda estória de amizade..amei demais. Natal tem esse fascínio, de despertar um sentimento forte de amor...

    *. * . * . * . * . * . * . * . * . * . * . * . *
    *. * . * . * . * . * .OLA!!! * . * . * . * . *
    *. * .*_/\_ *. * . * . * . * . * . * . * . * .*
    . *. * >,"< * Obrigada por participar * . * .
    * , + .*... * . * . * . * . * . * . * . * . * . *
    * . * . * . * _/\_. * . do post comunitário* . *
    * . * . * . * >,"< . * . * . * . * . * . *. * . *
    + * . *. * . * . * . * . * . grande beijo* .
    * . _/\_ * . * . * * . * . * . * . * . * . * . * . *
    . * >,"< * . *. * . * e um * . * . * .
    *. * . * . * . * . * . * . *. * . * . * . * . * . * .
    * . * . * . * . * . *FELIZ NATAL! . *
    *. * . * . * . * . * . * . * . * . * . * . * *Micha*

    Estava com problemas técnicos, mas estou de volta.
    Beijossssss.

     
  • At 10:01 AM, Anonymous Anônimo said…

    Não gosto de Natal.

    Estou de volta!

     
  • At 11:35 AM, Anonymous Anônimo said…

    Nossa, dani... fiquei até arrepiada com essa história! Uma prova de que apesar de todo o espirito capitalista da data, ela ainda é muito marcada pelo amor dos nossos entes queridos!
    Bjos e Feliz natal para vc!!!

     
  • At 12:47 PM, Blogger Nil Borba said…

    Oi, Dani!

    Divido uma opinião parecedia com vc.

    Feliz Natal pra vc e sua familia
    Beijos

     
  • At 12:50 PM, Anonymous Anônimo said…

    O natal mágico é para todos nós.
    Um beijão

     
  • At 4:31 PM, Anonymous Anônimo said…

    Oi.

    Estou escondido no meu bom e velho "mosteiro de reflexão"... Mas não podia deixar de passar para te mandar um oi e dizer que estou com muitas saudades de você...

    Beijos e um ótimo Natal para você, para o Leonardo e também para os seus pais.

    Rangel

     
  • At 4:39 PM, Anonymous Anônimo said…

    é verdade Dani, vc cortando oque come demais já ajuda...

    Um abraço e Feliz natal...

     
  • At 5:42 PM, Blogger Leleco said…

    Dani,

    Linda história de amizade. No Natal pode acontecer destas coisas, principalmente quando temos amigos verdadeiros em nossa volta.

    Adorei seu post Natalino.

    Quero te desejar um Feliz Natal, com muitos amigos em volta e muita alegria também.

    Terei a oportunidade de te dar pessoalmente um Feliz Natal, meu amor.

    Eu te amo, e sem você, este Natal não teria a mínima graça. Não só este Natal, como todos os dias do ano...

    Mil Beijões, meu amor,

     
  • At 2:43 PM, Anonymous Anônimo said…

    Olá! Passei para desejar a ti e ao Leleco, um Feliz Natal, com muita paz, compreensão e amor!
    Que Deus sempre abençoe vocês!
    Abraços!

     
  • At 8:12 AM, Blogger Unknown said…

    O NATAL tem a sua magia. Quando criança ficava, na noite de Natal, procurando Papai Noel entre as nuvens. Acreditei nele até não poder mais. Como continuo acreditando na humanidade quando encontro pessoas muito especiais (você é uma delas) e vejo que ainda há salvação para o nosso mundinho.

    Feliz 2006 para você, Leo e toda a família.

     
  • At 10:10 AM, Anonymous Anônimo said…

    Linda história!

    Que vc tenha tido um natal maravilhoso!

    Beijos

     
  • At 7:25 PM, Anonymous Anônimo said…

    Oi Dani,
    Vim te dizer que gostei muito de ter encontrado vc pela web, gosto do seu blog tb, e espero que possamos estar juntos em 2006 porque eu tenho a certeza que será um ano maravilhoso pra vc, com muitas felicidades e realizações.
    Feliz 2006!
    Tudo de bom
    Bjs

     
  • At 7:29 PM, Anonymous Anônimo said…

    Que delícia que deve ter sido esse noite, Dani! Qdo vcs acharam que iam ficar só na tristeza...veio a alegria!! :D Que surpresa maravilhosa! :)

     
  • At 7:31 PM, Anonymous Anônimo said…

    Agora eu liguei as caixas de som e reparei que está tocando Noite Feliz!! Que lindo!! :)

     
  • At 11:04 PM, Anonymous Anônimo said…

    Olá! Descobri seu blog pelo opensar.blogger e achei muito bom. gostei mesmo daqui. passa no meu blog! Beijos! (ah..se vc usar MSN, e se quiser, me add: willow_dwarf@hotmail.com)

     

Postar um comentário

<< Home