Blog by Dani

quarta-feira, janeiro 04, 2006

Cenários cariocas (para inglês ver)

.
No Natal, presenteei meu pai com o livro/ álbum Rio de Janeiro vista do céu, com fotos de Sergio Zalis.
O livro é dividido por bairros, e seus principais pontos podem ser vistos de cima, como numa maquete urbana, já que as fotos foram feitas de um dirigível.
Este projeto foi realizado também em outras grandes cidades do Brasil, como São Paulo e Porto Alegre. É uma maneira de conhecermos as cidades como se estivessem “na planta”, além de ser divertido localizar os lugares que conhecemos e por onde andamos.
.

Meu pai está aproveitando bastante o livro – ele, carioca nascido e criado no centro do Rio, cidade que conhece como a palma de sua mão, tem estado ocupado localizando seus cantos e recantos, e constatando as mudanças urbanísticas feitas ao longo dos anos, pois o livro traz ainda fotos bem antigas para serem comparadas com as atuais. Há também lindas imagens do litoral carioca, mostrando suas cores vivas e seus contornos deslumbrantes.
É um trabalho primoroso, que agrada principalmente aos cariocas apaixonados pela cidade, e muito provavelmente aos turistas que visitam o Rio de Janeiro. Os textos introdutórios e explicativos estão em duas colunas – uma em português e outra em inglês, para que também os estrangeiros levem para seus países as melhores imagens da cidade maravilhosa (embora as belíssimas fotografias dispensem palavras).
Além da beleza do livro – do qual também estou usufruindo – o mais gratificante foi ver a alegria do meu pai ao receber o presente, que quis comprá-lo desde o lançamento, mas sempre deixava para depois. Fiquei feliz por poder lhe dar o livro e, principalmente, por lhe proporcionar a empolgação de recebê-lo.

22 Comments:

  • At 9:42 AM, Blogger Sérgio said…

    Oi Dani

    Me enquadro tanto na parte turista como na parte carioca.Gostei muito do que você falou sobre o livro, mas certamente vai me faltar o conhecimento anterior dos locais, coisa que seu pai tem de sobra pelo jeito.
    O melhor de tudo foi você ter acertado com o presente não é ?
    Um beijo

     
  • At 9:54 AM, Blogger Mr. San said…

    Ano passado enviei ao meu irmão que se criou em São Paulo um livro só com fotos de paisagens do Rio Grande do Sul - do litoral às coxilhas. Livros assim são muito bons mesmo para se dar de presente. Imagino o quanto o seu pai deve estar curtindo. Um grande abraço e tudo de bom.

     
  • At 10:56 AM, Blogger Leleco said…

    Dani,

    Este livro é muito bom realmente. É legal ter uma visão privilegiada dos lugares que andamos quase que diariamente e que geralmente nem damos conta de tamanha beleza.

    Acho tão difícil encontrar presentes certos. Cada pessoa gosta de algo diferente. Você acertou com seu Pai. Eu vi que ele não desgruda do livro...rs

    Qual o nome do cachorrinho ao lado?
    Muito bonitinho...rs...mas sou mais o Pupu...rs
    Quer uma sugestão? Faça uma enquete para dar um nome ao cachorro, o que acha?

    Te amo, meu amor.

    Mil Beijões bem carinhosos

     
  • At 12:10 PM, Blogger Jôka P. said…

    DANI,
    foi um presente bacanérrimo que fez ao seu pai.
    Bj,
    JÔKA P.

     
  • At 1:05 PM, Blogger Kali said…

    Legal isso. Seu pai tem mesmo um belo livro nas mãos. Um bela filha, há um bom tempo, não é? :) A música não poderia ser outra. Tudo de bom em 2006. Que tudo fique do seu jeito. Isso aí. Que mundo se Dani. Beijos.

     
  • At 2:25 PM, Anonymous Anônimo said…

    Faz um mês peguei um avião no Santos Dumont... nunca tinha feito isso, só tinha viajado saindo do Galeão. Nossa, o Rio visto do céu me emocionou... porque é a cidade mais linda que existe... e que tá sofrendo tanto com a violência e o descuido... deu um aperto no coração, sabe? É lindo... mas de longe... e isso é triste.
    Beijos!!!

     
  • At 2:58 PM, Anonymous Anônimo said…

    Muito legal esse presente. As pessoas deviam se presentear mais com esse tipo de coisa.
    Beijo.

     
  • At 10:15 PM, Anonymous Anônimo said…

    O Rio é lindo mesmo... pena que é tão violento!!!
    bjos!!!

     
  • At 12:25 AM, Blogger Michele said…

    Ai ai... Vontade de conhecer o Rio! E andar de bondinho, tirar foto no Cristo...

    Me carrelga??? rs

     
  • At 12:51 AM, Anonymous Anônimo said…

    deve ser maravilhoso mesmo..não tinha ouvido falar ainda..

    beijosssssssssssssss

     
  • At 9:16 AM, Anonymous Anônimo said…

    Aii eu vou falar, eu fui ao Rio 2x na minha vida, e assim, bom mesmo só o Rio pra Carioca ver, pq de resto...

    Beijos!

     
  • At 3:23 PM, Anonymous Anônimo said…

    Nossa, fiquei super curiosa pra ver, principalmente os contrantes entre o passado e o presente...perceber essas transformações é muito legal ;)

     
  • At 5:02 PM, Blogger Leleco said…

    Dani,

    Fico inconformado com a falta de informação sobre a Cidade maravilhosa.

    Que há violência aqui, não tenho dúvida. Mas as pessoas esquecem que a cidade de São Paulo(SP), Recife(PE), Curitiba(PR), Salvador(BA), Vitória (ES) e Fortaleza(CE) estão entre as 10 mais violentas, segundo estudos recentes.

    O Rio de Janeiro é tão violento quanto Curitiba, Recife, São Paulo, entre outras.

    Aqui no Rio não há tiroteio em cada esquina como muitos pensam. A violência é igual em qualquer cidade mundial. A diferença é que a mídia explora mais o Rio por ser esta o ponto de entrada dos turistas do mundo e do Brasil.

    Outro dado importante é que a cidade do Rio de Janeiro recebe 36% dos turistas que vem ao Brasil.

    Portanto, o Rio de Janeiro continua lindo e bom de se viver. Não troco o Rio por nenhum outro lugar.

    Mil Beijos, meu amor

     
  • At 9:26 PM, Anonymous Anônimo said…

    Poxa quem me dera conhecer o RJ!!!
    Big Beijos

     
  • At 10:40 AM, Blogger Lyly said…

    O Rio visto de cima é muito bonito, já vi uma vez quando peguei um avião no Santos Dumont. Seu pai é um homem de sorte, porque tem bom gosto e uma filha que entende os gosto dele. Um beijo para você e um bom final de semana.

     
  • At 4:16 PM, Anonymous Anônimo said…

    O livro deve ser lindo! Seu pai deve ter adorado!
    obrigado pela visita e pelas palavras sobre a Melissa. A cada dia que passa ela fica mais linda!
    Beijo!

     
  • At 5:34 PM, Blogger Chris said…

    Nossa, Dani!
    Este livro parece mesmo ser muito bom! Quando eu for à uma livraria vou dar uma olhada.
    Que bom que seu pai gostou do presente. É bom quando a gente dá um presente que a pessoa gosta, né?
    []'s

     
  • At 8:14 PM, Anonymous Anônimo said…

    Além de ser um livro muuito bonito, melhor foi ver a alegria do pai, não é mesmo!?!?!
    Não tem preço!
    Dani, que vc realize tudo o que vc deseja, e que 2006 seja realmente muuuito especial!
    ótimo fim de semana
    Bjos

     
  • At 10:22 PM, Blogger Unknown said…

    Dani,

    Lindo presente. A foto da capa, mostrando dois tempos do mesmo local, é muito parecida com uma que fiz do Leblon. A vista, do Mirante do Leblon, mostra o bairro com 100 anos de diferença. Veja só:
    www.almacarioca.com.br/fotograf/dupla08.htm

    Um feliz 2006 para você, Leo e toda a família.

     
  • At 12:45 AM, Anonymous Anônimo said…

    Deve ser lindo, vou procurar na livraria mais perto..

     
  • At 2:27 AM, Blogger Jôka P. said…

    Estou ADORANDO essa Bossa Nova que rola aqui, DANI !!!
    Bjs!
    JÔKA P.

     
  • At 2:27 AM, Blogger Jôka P. said…

    Dando pulos de alegria !!!

    ÊBAAAAA !!!!

     

Postar um comentário

<< Home