Blog by Dani

quarta-feira, dezembro 14, 2005

Casar é complicado

.
Aqui perto de casa mora uma mulher que, sempre que encontra comigo, dispara a inconveniente pergunta:

- Mas afinal de contas, para quando é o casamento?


(Devo admitir que detesto esta pergunta. Principalmente porque não sei a resposta!)

Há uma série de motivos para não casar, ou para não conseguir casar. E nem estou entrando aqui na questão da convivência, do surgimento das incompatibilidades e da necessidade de se fazer concessões, elementos inerentes à vida a dois. Refiro-me às questões práticas que levam muitas pessoas a não atingirem este estágio na vida.
Para que um casal finalmente suba ao altar ou junte as escovas de dentes, considero que devam existir três premissas básicas:

1 – Um (a) pretendente – e nisso está implícito o fato de ter encontrado um amor verdadeiro;

2 – Vontade de casar (ou de morar juntos);

3 – Condições financeiras – afinal, ninguém casa para viver numa casa de eucatex embaixo da ponte. Nem num “puxadinho” construído às pressas no terreno dos pais.

O que ocorre é que nem sempre estes três “requisitos” acodem simultaneamente quando as pessoas se dispõem a dividir o teto com outra pessoa.

Há quem esteja doidinho para casar, tenha condições para manter um lar e tudo mais... mas não encontra a sua cara-metade, ou pelo menos alguém com quem queira se “enlaçar”.

Há também aqueles que desfrutam de uma boa situação, mantêm um relacionamento, mas ainda não foram acometidos pela vontade de mudar seu estado civil.

E, por fim, há os que amam, querem, mas não podem. Ou seja, partilham um relacionamento estável, sólido, baseado em sentimentos verdadeiros, desejam se casar e ter uma casinha bonitinha, formar uma família e etc., porém... a situação financeira extremamente desfavorável não permite que dêem este novo passo.

Como já podem adivinhar, eu e meu namorado secular nos enquadramos nesta terceira opção – ou seria melhor dizer “falta de opção”?
Se nem uma “união informal” seria possível na atual conjuntura, casar como manda o figurino, com tudo nos conformes como desejam mamãe e papai, então, nem pensar.
Nunca fiz do casamento um objetivo de vida, mesmo por que, isso é coisa do século retrasado, época em que as mulheres eram criadas essencialmente para casar e parir filhos. Também nunca tive pressa de trocar alianças – e ai de mim se tivesse! – porque sempre julguei que se deve chegar a este ponto naturalmente.
Mas muito cedo me apaixonei, e viver ao lado de quem amo tornou-se não uma meta, mas um sonho – que acalentamos há tempos – e que nunca reúne as condições mínimas para ser concretizado.
Resumindo: essa coisa de juntar os panos não é para qualquer um, não. Fica caro pra chuchu.

Então, voltamos ao primeiro parágrafo deste texto, e encontramos a insuportável mulherzinha fazendo aquela desconcertante pergunta, em tom de cobrança.
Limito-me a dar-lhe o meu mais forçado sorriso, cumprimentá-la e seguir meu caminho. Explicar seria muito complicado.
Tão complicado quanto casar.

21 Comments:

  • At 5:16 PM, Blogger Mr. San said…

    E depois de casar, não há como fugir de outra pergunta: "Quando é que vão encomendar uma criança (filho)?" É a pública vida doméstica, rss. Abraços.

     
  • At 5:23 PM, Anonymous Anônimo said…

    Eu que sei, as coisas praticas me enlouqueçem!!!

    beijos

     
  • At 5:55 PM, Anonymous Anônimo said…

    Acho que mais importante do que casarem é estarem juntos e felizes, mesmo não sendo na mesma casa. Só de terem o amor um do outro, já devia estar dando pulos e mais pulos. :D Há tanto casamento sem amor por aí, e pra quê? Pra satisfazer a vizinha?
    Beijão.

     
  • At 7:10 PM, Blogger Unknown said…

    Dani (e Leo),

    Muitas vezes ficamos esperando o momento ideal e não vemos o tempo passar. Quando acordamos, perdemos o melhor da vida.

    Não quero apressá-los, mas a vida não está fácil e nada garante que vá melhorar. Então, havendo amor... eu casaria logo.

    Eu estava desempregado quando casei. Acabara de vender uma lojinha de doces, no Flamengo, e estava procurando trabalho. Dois meses depois estava sem dinheiro, mas com um emprego em vista. Ganhava pouco, mas estava trabalhando.

    Lembrem-se que o universo sempre conspira a nosso favor. As coisas acontecem quando menos se espera. Vão em frente.

     
  • At 7:14 PM, Blogger Unknown said…

    Para complementar, casei apenas no civil. Não dava para gastar dinheiro com casamento religioso. E também não vejo a importância deste.

     
  • At 9:39 AM, Blogger Nelsinho said…

    Curiosamente, mantendo eu um casamento que acabou de completar 37 anos (42 de relacionamento),sou ou estou completa e irremediàvelmente descrente de tudo isso após ver sucessivamente fracassadas as uniões das minhas duas filhas em menos de dois anos!

    Nelsinho

     
  • At 10:13 AM, Blogger Daniela said…

    Eu vou te dizer o que eu costumo responder nessas ocasiões: vou casar quando você deixar de ser in conveniente. E nem te convido!

    Abraço.

     
  • At 11:20 AM, Blogger Leleco said…

    Dani,

    Quase tudo na vida é passageiro, principalmente a situação financeira das pessoas. Se Empresas falem quase que diariamente, o que não dizer da vida financeira da gente?

    Tudo às vezes parece conspirar contra nós, mas o tempo se encarrega de mostrar que nada que dependa do lado financeiro é imutável.

    O que temos de fazer é tentar sempre melhorar as coisas.

    Eu te amo, meu amor, e isso é imutável. E continuo planejando minha vida junto de você. Quero, e vou me casar com você, que é a mulher da minha vida.

    Mil Beijões, meu amor....

     
  • At 12:44 PM, Blogger Michele said…

    Nem me fale... Mas a minha situação é um pouco mais desesperadora.

    Por enquanto eu só tenho o item "vontade de casar". rs...

    Ainda não achei o amor da minha vida e enquanto estiver na faculdade não tenho onde cair morta.

    É... Eu sei o que você está pensando. Tô ferrada! rs

     
  • At 1:55 PM, Anonymous Anônimo said…

    Também não faço do casamento uma meta de vida. Amar e ser amanda pra mim já bastam. Ótimo post, Dani! Mil beijos

     
  • At 3:58 PM, Anonymous Anônimo said…

    Até posso falar a respeito. Já tive 3 chances de casar. Numa, tinha dinheiro, vontade de dividir a vida com alguém, mas não estava com a pessoa certa. Numa segunda, tinha a pessoa, o dinheiro, mas desencanei de morar com alguém. Por fim a última e mais dolorosa, tinha a garota certa (sei que era) tinha vontade de morar junto, mas o dinheiro se acabou nos relacionamentos anteriores. Bom, hoje não penso em dividir minha vida com ninguém, nem se tiver dinheiro e encontrar a pessoa certa, pois cheguei a conclusão que essas 3 coisas, faltou a vontade claro, não se encontram no tempo, pelo menos no meu tempo.

     
  • At 5:58 PM, Anonymous Anônimo said…

    Eu entendo...vou sair de casa pra morar sozinha, e ainda assim é complicado, tanta coisa pra comprar e pensar que dá até agonia! Mas tudo tem seu tempo...o sonho de vcs ainda vai se realizar :) Beijos.

     
  • At 10:53 PM, Anonymous Anônimo said…

    posso te pedir algo?

    vc não votaria no meu blog lá no spoiler?
    www.spoiler.blogger.com.br
    Abs

     
  • At 12:40 AM, Anonymous Anônimo said…

    eu acho isso uma opinião bem pessoal, e não sigo modismos.
    Acho o casamento muito importante, para quem quer ter uma vida a dois.
    Mas isso vai de como cada um quer viver sua vida.
    Mas gostei de como colocou sua opinião!

    Tudo de bom

    Bjs

     
  • At 1:53 AM, Anonymous Anônimo said…

    Dani, eu entendi sim.
    Coloquei minha opinião sobre o assunto sem ir contra o que disse.
    E digo que como acho uma decisão importante entendo que não pode ser tomada de qualquer maneira.
    Acho que vc está certa!

    Um abraço

     
  • At 2:00 PM, Anonymous Anônimo said…

    sabe que às vezes eu penso que esse tipo de pergunta é falta de assunto???

    daqui a pouco pergunta dos filhos...

     
  • At 1:08 PM, Anonymous Anônimo said…

    Eu sempre fui da opinião de que a vida é de um sarcasmo terrível... Como disse no seu post, quando se tem 2 dos quesitos, necessariamente falta o terceiro... É uma espécie de "inferno brasileiro", onde quando há fogo e caldeirão falta demônio, quando há fogo e demônio falta caldeirão e quando há demônio e caldeirão falta fogo...
    Mas por outro lado há de se considerar o seguinte... Que às vezes é preciso arriscar um pouco para ir mais longe... Eu sei que sou a pessoa errada para falar em arriscar... Mas penso, assim como o outro comentarista, que é preciso acreditar no futuro e ir em frente... E o destino (se é que existe destino) conspirará a favor...

    Beijos,

     
  • At 5:43 PM, Anonymous Anônimo said…

    Passei para desejar um ótimo final de semana! E Deus há de ajudar vocês e logo, logo, tudo se resolverá da melhor forma!
    Abraços!
    Mas, para quando é o casamento, mesmo?

     
  • At 7:43 PM, Blogger Sérgio said…

    São três situações distintas e muito complicadas, mas eu acho que a terceira opção você ainda consegue superar.Aliás superando-a eu acredito que você ainda fortalece ainda mais a paixão, o amor.
    Mas teu post reflete bem como são as coisas de uma forma bem realista.
    Beijo e obrigado pela visita !

     
  • At 11:50 AM, Blogger Chris said…

    Casar é caro sim, Dani! Juntar os trapos também... :-) Sempre tem o aluguel, os móveis, os eletrodomésticos... mas no final acaba dando tudo certo.

     
  • At 6:08 PM, Blogger cynthia said…

    eu ja pensei na possibilidade de andar com um esparadrapo na bolsa so para colocar na boca de todas as tias velhas da familia... é, sou a unica solteira todos meus primos já casaram.... como explicar tudo isso???
    acho que outra solução é imprimir seu texto e mandar junto com os presentinhos de natal...
    beijos

     

Postar um comentário

<< Home