Blog by Dani

sábado, dezembro 17, 2005

Liberdade

.
Há tempos venho querendo assistir Mar Adentro, filme de produção espanhola aclamado pela crítica e elogiado pelo público. Tinham razão: o filme é ótimo.
Boa fotografia, bons atores, boa trilha sonora. É triste, mas com passagens bem-humoradas, e simples, embora bem-feito. Na minha opinião, estes são os melhores filmes, pois geralmente o que é essencial habita na simplicidade. Efeitos visuais, muitas vezes, servem para encher os olhos e camuflar enredos fracos que não nos dizem nada.

O tema principal do filme é polêmico, sempre gera discussões, mas é abordado de maneira sensível, humana, tocante. E cumpre seu papel – emociona e nos leva à reflexão.

Ramón Sampedro (Javier Bardem) é tetraplégico há mais de vinte anos e luta pelo direito de deixar de viver.
O personagem deseja a própria morte, pois não considera como “vida” a sua existência vegetativa. Não se conforma com sua deficiência, pois antes do acidente que o levou a perder os movimentos, fora um homem livre, cheio de energia, que viajou o mundo todo como marinheiro.
No meio da história, um padre, tentando demovê-lo da idéia de morrer deliberadamente, diz-lhe que não há liberdade sem vida. Ao que ele, então, levanta o outro lado da questão: e o que é a vida sem liberdade?
.


Tramas dramáticas costumam ter o poder de nos fazer pensar mais profundamente, extraindo mensagens importantes e aplicando o que vemos dentro de uma ótica puramente pessoal.
Enquanto acompanhava emocionada o desenrolar da história, pensei a respeito do conceito de liberdade, que era parte integrante da argumentação principal, mas que pode ser analisado separadamente, sob um outro prisma.

A impossibilidade de se fazer o que se quer não é uma peculiaridade somente dos portadores de deficiência física. Há também uma “inércia psicológica”, que pode nos restringir os passos e as iniciativas, deixando-nos sem ação e oprimidos diante de determinadas situações.
Tantas vezes desejamos mudar algo em nossas vidas e nos vemos de mãos atadas, enredados em uma série de empecilhos e desiludidos por obstáculos que parecem intransponíveis. Queremos “sair do lugar”, levar nossos sonhos adiante e não conseguimos – não por limitações físicas, mas pelas limitações circunstanciais que a própria vida nos impõe.

Percebi que muitas vezes eu mesma fiz como Ramón: olhei pela janela e me imaginei “voando” por sobre as estradas e os campos, colocando-me em outras paisagens e em outras circunstâncias, desejando viver e fazer outras coisas, estar em outros lugares.

É impressionante como algumas coisas que vemos, lemos ou ouvimos têm a capacidade de nos transmitir tão claramente certas mensagens, e de nos deixar dias ‘ruminando’ sobre elas.
Foi, sem dúvida, um belo filme, e com um forte significado.

14 Comments:

  • At 1:06 AM, Blogger Mr. San said…

    Pois é justamente na "inércia psicológica" que a idéia de "vida sem liberdade" costuma se desvirtuar e levar à autodestruição. É um tema que deve ser tratado com cuidado, especialmente com os jovens (lembra-se do polêmico suicídio em Sociedade dos Poetas Mortos?). Um grande abraço e obrigado por ler seis posts seguidos em meu blog. :o)

     
  • At 10:54 AM, Anonymous Anônimo said…

    Complicado mesmo. Já quis ser livre muitas vezes; mas todas as vezes que pensava isso acabava me prendendo às coisas e às pessoas ainda mais.
    Beijo. Bom domingo.

     
  • At 12:27 PM, Blogger Leleco said…

    Dani,

    Lindo filme. Lembro que antes de alugarmos, ainda estava receoso de vê-lo. Mas me surpreendi com o filme. Filme brilhante, emotivo e sincero.

    Não pude esconder as lágrimas em certas partes do filme, de tanto que me tocou fundo.

    Isso mostra o quanto é polêmica a nossa vida.

    Concordo quando diz sobre a inércia psicológica. Às vezes nos sentimos de mãos e pés atados, impossibilitados de resolver nossos problemas. Mas isso é a vida.

    Bela música. Não poderia ter escolhido música mais adequada. Linda música e lindo post.

    Mil Beijões, meu amor

     
  • At 9:40 PM, Anonymous Anônimo said…

    Nossa, Dany, tô doida pra ver esse filme há tempos, mas depois do seu post, vou vê-lo o mais rápido possível. E muito obrigada pelo cartão virtual, amei!! Te desejo um Feliz Natal e um ótimo Ano Novo, que seu fim-de-ano seja maravilhoso! Beijocas linda!!!

     
  • At 10:42 PM, Anonymous Anônimo said…

    Dani!

    Tenho um amigo secreto diferente no meu blog...
    Abs

     
  • At 9:28 AM, Anonymous Anônimo said…

    Eu namoro ele na Locadora mas ainda não peguei, quem sabe agora eu me convença!

    Beijos

     
  • At 11:47 AM, Blogger Chris said…

    Nossa, Dani! Parece ser um filme muito bonito e profundo mesmo. Deu para sentir a emoção lendo este texto...
    Malhar é bom sim, mas sempre bate aquela preguiça, né? :-))))

     
  • At 12:01 PM, Blogger Sérgio said…

    Ótima dica..quando puder vou assistí-lo.
    A liberdade nem sempre somos nós que a fazemos, mas também não é menos verdade que nos prendemos em demasia por motivos que poderíamos suplantar.Algumas algemas nós temos as chaves, mas as vezes temos medo de usá-las.
    Beijo

     
  • At 12:32 AM, Anonymous Anônimo said…

    Com certeza vou assistir assim que puder.
    Ótima semana!
    Abraços

     
  • At 9:51 AM, Blogger Lyly said…

    Bom da Dani !
    Depois eu volto com mais tempo para ler e opinor sobre o post.
    Beijocas e tenha um belo dia.

     
  • At 7:48 PM, Anonymous Anônimo said…

    Dani
    Passei para te agradecer por ter se lembrado de mim e te desejar um natal com muitas felicidades e harmonia.
    Lembrei de você lá no meu blog.
    Tudo de bom
    Um forte abraço

     
  • At 1:30 PM, Anonymous Anônimo said…

    Estou sem palavras. Estava mesmo precisando ler esse seu texto. Obrigada.
    Beijos e Feliz Natal.

     
  • At 8:09 AM, Blogger Nelsinho said…

    Tudo de bom e muita paz nesta Natal!

    Nelsinho

     
  • At 1:50 PM, Blogger Chris said…

    Onde vc mora? Eu não sei onde fica a Terra de Marlboro... sabe como é, né? Sou meio lerdinha... :-))))
    Um feliz Natal para você! Tudo de bom...

     

Postar um comentário

<< Home