Blog by Dani

quarta-feira, dezembro 07, 2005

Fórmula do medo

.
O terror não é meu gênero predileto, e tampouco me atrai nas prateleiras das vídeo locadoras. Quanto aos filmes, acho-os surreais demais, meio despropositados. Aliás, o único objetivo é provocar medo e pregar sustos. Prefiro suspenses inteligentes, filmes policiais com enredos interessantes, dramas bem construídos e comédias que não beirem o pastelão. Resumindo: dou preferência a temas mais elaborados.

Mais por insistência do
Leo do que por vontade ou curiosidade, assisti, no fim-de-semana que passou, ao filme O Chamado 2 - a refilmagem americana de Ring 2, produção japonesa de 1999.
Achei meio fraco, em relação ao
primeiro filme, que vimos no cinema, na época de sua exibição. E bem inferior, em matéria de sustos, ao também japonês O Grito.
O único susto verdadeiro que levamos foi uma rajada de vento que sacudiu as vidraças da sala da minha casa, enquanto assistíamos ao filme – às duas da madrugada.

Na verdade, os filmes de terror seguem uma receita básica, cujos ingredientes – que podem ou não aparecer juntos numa mesma história – costumam estar freqüentemente presentes em várias produções do gênero. A fórmula-padrão conta com pelo menos alguns destes elementos:

- sempre há uma porta cujas dobradiças estão enferrujadas, fazendo aquele “nhééééé”, que já se tornou um clássico das tramas de horror;
- as portas se fecham sozinhas, batendo estrepitosamente atrás do personagem;
- as portas e janelas estão sempre emperradas, quando o personagem tenta escapar por elas;
- as casas sempre têm um segundo pavimento ou um porão – geralmente sem luz;
- a luz, aliás, sempre acaba justamente no momento mais tenso da trama;
- trilhas sonoras impactantes costumam assustar mais do que a cena em si;
- há sombras ou barulhos estranhos pela casa;
- sempre acontece alguma coisa dentro dos elevadores;
- nos mais recentes filmes de origem japonesa, os mortos-vivos costumam aparecer com os cabelos cobrindo o rosto;
- é comum haver algo referente a água em filmes de horror, seja de poço, banheira, lago, etc.
- as crianças dos filmes quase sempre possuem um semblante sinistro;
- a família que se muda da cidade para o interior sempre compra uma casa enorme e esquisita, com um histórico de mortes e assassinatos;
- espelhos não podem faltar – é através deles que os personagens enxergam vultos ou coisas estranhas atrás de si;
- as banheiras sempre constituem uma ameaça em filmes deste tipo;
- algum bicho costuma aparecer: uma coruja, um pássaro, um gato, um cavalo, um lobo ou qualquer animal que esteja dentro do contexto;
- os personagens menos importantes sempre morrem – aliás, eles estão na história justamente para isso.


De arrepiar os cabelos:

Os outros (figura na categoria do suspense, mas eu o considero um terror fino e inteligente, com um desfecho surpreendente);

Revelação (também não consta na lista dos filmes de terror, mas dá uns sustinhos e tem umas cenas esquisitas);

Premonição (o primeiro filme assusta mais do que o segundo, que considerei meio “trash”, algo parecido com Todo mundo em pânico);

Poltergeist – O fenômeno, (é de 1980, mas até hoje suas cenas nos arrepiam);

O Exorcista (este ainda não tive coragem de assistir, mas se um dia o fizer, certamente será durante o dia... rs).

Estranhas curiosidades sobre “O Exorcista”, de 1973:

- Linda Blair enfrenta até hoje ressalvas de pessoas que tem medo de conversar com ela por ter interpretado Regan.
- Na época das filmagens, nove pessoas ligadas à produção do filme morreram repentinamente.
- O set de filmagens pegou fogo inexplicavelmente, atrasando a produção do filme por cinco semanas.
- O escritor do livro afirmou ter se baseado numa história verídica para escrever o livro.
- Um garoto (e não garota) teria sido possuído após ter usado a "tábua de Ouija" (brincadeira do copo no Brasil) para se comunicar com a tia morta recentemente.
- Aos 18 anos, Linda foi presa por porte de cocaína. Ela caiu no uso de drogas por ter se tornado uma "atriz de um filme só". Ela insiste que foi uma armação, mas assumiu a culpa para conseguir uma pena menor. Atualmente ela não comenta seu envolvimento com drogas.

Encerrando o assunto...

Para quem gosta do estilo, o ideal é providenciar para que os filmes sejam assistidos preferencialmente à noite, com todas as luzes apagadas, sem ninguém por perto. Uma ventania vibrando as vidraças pode completar o clima.

20 Comments:

  • At 3:31 PM, Anonymous Anônimo said…

    Terror também não é meu gênero preferido, mas têm alguns filmes que são clássicos, O Exorcista, Poltergeist – O fenômeno, este, sim marcou minha infância, tinha medo de acordar até para ir ao banheiro.kkkk
    Seus comentários sempre me "encantam", espero que compreenda os palavrões. Beijo.

     
  • At 5:33 PM, Blogger Michele said…

    Então... Também não sou chegada a filmes de terror. Me impressiono com tudo, tenho pesadelo... Um vexame!

    Mas que eu tenho curiosidade pra ver, isso tenho.

    Só um comentário a respeito do Exorcista. Eu assisti há algum tempo. A noite, luzes apagadas... Mas tive a idéia de ver o making-off primeiro. Daí perdeu toda a graça e achei o filme inteiro ridículos com efeitos idem...

    Agora... Tá em cartaz no cinema um outro filme sobre exorcismo e, dizem, ser baseado em fatos reais.

    Será que eu vejo? Ou resolvo ter noites de sono sossegadas nas próximas semanas??? rs...

     
  • At 5:50 PM, Blogger Leleco said…

    Dani,

    Eu sempre gostei de filmes de terror, mas ultimamente não tem aparecido uns bons. Os filmes de terror atuais parecem repetidos...pena.
    Acho que esse gênero se perdeu de vez...

    Mas quem sabe aparece uns bons...

    Legais as curiosidades do filme exorcista.
    Vamos ver juntinhos à noite?rs

    Mil Beijões, minha linda

     
  • At 10:29 PM, Anonymous Anônimo said…

    Quando crianças, meu primos, alguns amigos e eu, íamos para a chácara de um tio e assistíamos, todas as noites de sextas-feiras, filmes de terror. Depois de adulta, confesso não gostar mais. Nossos destinos foram completamente diferentes, embora todos tivéssemos uma infância parecida.
    O filme Os Outros é muito bacana, não achou? :)
    Beijo.

     
  • At 11:54 PM, Anonymous Anônimo said…

    menina, hj eu fui assistir "o exorcismo de emily rose"...e é bem no esqueminha de susto mesmo...mas achei q fosse pior q o Exorcista...e não é! dá um medinho e tal, mas dá pra dormir à noite... ;-)

    de qualquer forma, recomendo...não é um filme q se perde dinheiro (apesar de ser discutpivel...)

     
  • At 9:04 AM, Anonymous Anônimo said…

    Assim como vc eu prefiro algo mais fino, mais inteligente, geralmente os filmes de terror são engraçados.

    Beijos

     
  • At 9:41 AM, Blogger Virgínia Rhodenbusch said…

    Eu tbm sempre digo q não sou mto desses filmes, mas vejo todos. hehehe... maldita curiosidade. Agora é a vez de O Exorcismo de Emily Rose. bj.

     
  • At 1:56 PM, Blogger Nelsinho said…

    Vi "O Exorcista" em 73 no Cinema-Esplanada "Flamingo" na cidade do Lobito em Angola!

    Alguns exageros aconteceram, incluindo a presença de uma ambulância de plantão para a eventualidade de alguém ter um piripaque :)!

    Detesto e recuso todo o tipo de filme de terror.

    Nelsinho

     
  • At 3:12 PM, Anonymous Anônimo said…

    Dany, AMO filmes de terror! Esses aí que você citou, já assisti todos. "O Chamado - 1 e 2", "O Grito", "Visões" e "Água Negra" são filmes japoneses, "O Chamado" é uma adaptação de um filme japonês, mas eu adoro. Gosto que nem me assuto mais. Agora, "O Exorcista" é o melhor filme do mundo, o clássicos dos clássicos! Deveria assistir... Bom, beijinhos macabros pra você :)

     
  • At 3:32 PM, Blogger Lyly said…

    Eu não vejo, porque tenho medo, fico muito impressionada. Eu prefiro mesmo são os mais levinhos. Dani, quando puder vai visitar minha nova casa.
    Beijos.

     
  • At 4:26 PM, Blogger Mr. San said…

    Gostei da sua lista e também achei O Chamado 2 muito inferior ao primeiro. Recomendo A Espinha do Diabo, com certeza um dos melhores filmes de fantasma já feitos. Dos suspenses recentes, Jogos Mortais (o primeiro). Abraços.

     
  • At 6:35 PM, Blogger Michel said…

    Agora só falta assistir o "O Exorcismo de Emily Rose". Está parecendo de arrepiar.

    Abração e obrigado pelas visitinhas lá meu cantinho.

     
  • At 1:49 AM, Blogger Adri said…

    Odeio filme de terror. Adorei Os Outros por ser mais suspense. Ia ler as curiosidades do Exorcista, mas não consigo dormir depois. Sério, sou tri cagão para isso.
    Bj

     
  • At 2:32 PM, Blogger Micha Descontrolada said…

    eu adoro...e morro de rir com uma amiga assistindo..ela se assusta com as coisas mais previsiveis..ahahah...uma vez no cinema ja tavam puto comigo, pq eu s´´o ria dela.

    beijossssssssssss

     
  • At 9:31 PM, Anonymous Anônimo said…

    Amanhã é dia de filme de medo na Globo. Tenho uma raiva disso! Quando eu era criança, filme de terror era só na sexta, e na Band! :D
    Beijo. Bom fim de semana.

     
  • At 12:12 AM, Anonymous Anônimo said…

    que coisa estranha... Agora falando com vc tô com aminha blusa da Regan. É uma forma de usar e não ter tanto medo dela. ahahaha

    Pois o flme é medonho!

     
  • At 7:45 AM, Anonymous Anônimo said…

    OLá Dani,

    Ultimamente tenho achado os filmes de terror bem fraquinhos, prefiro um suspense.

    Ótimo fim de semana pra vc

    Abraços

     
  • At 8:15 PM, Anonymous Anônimo said…

    "Dani, só penso nela, quem é ela, o nome dela: é Daniela".. já ouviu essa musiquinha do biquini? CLARO! rsrsrsrrs
    Ei menina, estava com saudades! Bom, sumi demais agora, desculpe.. mas é que agora somente tenho acesso a net noss fins de semana, então, já viu, né? E como o Sr. Falador anda super ocupado tb com seu mestrado, então, ficamos sem tempo para nada!!
    Quanto ao tema que propuseste, realmente, os filmes hoje de terror estão super apelativos, com coisas que vão alem da normalidade. Filme de terror mesmo é "O exorcista", "Os outros" e concordo plenamente com teu comentário sobre.. agora esses do genero o massacre da serra eletrica, perdidos na floresta, e etc e tal...
    Concordo plenamente contigo em tudo o que falaste, mas cara, fala sério, "O grito" deu medo...rrsrsrsr
    Mas olha, apesar de estarmos sumidos, isso não significa que não viremos dar uma visitada, nem que seja aos fds..rsrsrs.. ser pobre eh f!!!
    Mas queridissima Dani, estamos ai, e pode deixar que daqui ao proximo fds eu irei voltar...uhuahsuhahuh
    Beijinhus e fique com Deus, otimo fds e começo de semana!
    Da amiga
    Senhora Faladora

     
  • At 12:30 AM, Anonymous Anônimo said…

    Pois é Dani!

    Não ag6ento mais e hj tô me demitindo de várias coisas!

    Abs

     
  • At 6:48 PM, Anonymous Anônimo said…

    Adoro filme de terror, quando eu era pequena fui "obrigada" a assisitir Os Outros, fikei com medo mas gostei, foi ai q começei a gostar de filmes de terror... gritos mortais é tambem um otimo filme de terror...ainda nao tive coragem de ver o Exorcista tambem, so assisti Exorcista - O inicio q não da muito medo...xD

     

Postar um comentário

<< Home