Blog by Dani

domingo, dezembro 11, 2005

Nada do que foi será...

.
Sou daquelas pessoas propensas à nostalgia, que faz das boas lembranças marcas indeléveis da alma. Basta um perfume ou uma música para disparar em mim o gatilho das memórias em cujos arquivos guardo épocas, fatos, cenas e diálogos inesquecíveis. Surgem então aquelas saudades, que incomodam justamente por saber que muitas coisas jamais voltarão a ser como eram.
.


No meu período de faculdade (1995-1998) fiz um grupo de amigos, constituído de quatro meninas e um menino – o curso de Comunicação Social costuma ter mais mulheres do que homens – e andávamos juntos para baixo e para cima.
Mas nosso relacionamento não se restringia ao período das aulas. Saíamos juntos muitas vezes, dormíamos na casa uns dos outros, dividíamos alegrias e tristezas e sabíamos nos divertir. Tudo parecia mesmo uma grande brincadeira, tamanha era a sintonia do nosso quinteto, embora vez ou outra surgissem divergências – coisa absolutamente normal, pois cada um tinha sua personalidade.

Enquanto durou o curso, nem se pensava que um dia aquele retrato onde apareciam cinco estudantes de Publicidade seria rasgado em cinco pedaços, que seriam soprados para longe, em direções diferentes. Pelo menos para mim, estava implícito que aquela amizade transcenderia a ligação circunstancial que nos unira até então.
Antes mesmo do término último período, deu-se uma ruptura dentro do próprio grupo, o que de uma certa forma dividiu-o em dois. Uma das meninas envolveu-se com o garoto e, por uma “cautela” desnecessária, mantinha-o afastado das outras três. Ainda assim, procuramos conservar os vínculos, na medida do possível.

No último dia do ano letivo – 11 de dezembro de 1998, há exatos 7 anos – comemoramos debaixo de uma chuva de lágrimas, razão pela qual apareço usando óculos escuros em quase todas as fotos tiradas naquele dia.
Prometemos uns aos outros que estaríamos sempre em contato, e que sempre daríamos um jeito de nos encontrar. Mas a promessa não foi cumprida.

Para muitas pessoas, o período de faculdade pouco significa, ou não deixa nenhuma grande saudade. Para meus colegas deve ter sido assim. Mas para mim, é um pedaço da minha história que me traz uma saudade enorme, potencializada principalmente pela desagregação do grupo.
O fato é que nada jamais será de novo como era, porque tudo mudou. Mesmo que nos encontrássemos hoje, já não seria a mesma coisa. Nós mudamos como pessoas, temos uma bagagem de experiências bem diferente da que tínhamos antes. Além disso, estaríamos fora do cenário e da época. Aquele período agora habita numa outra dimensão: a das coisas que ficaram para trás.

Tempos depois, quando adentrei novamente os portões da faculdade, para buscar meu diploma (demorou anos para ficar pronto), senti um terrível vazio.
Fiz questão de visitar as minhas antigas salas, o prédio de Comunicação, e os lugares por onde andei, acompanhada daquelas quatro pessoas que pareciam tão unidas. Tudo o que vi foram imagens desbotadas, e eu quase pude ouvir os ecos de nossas risadas, cochichos e conversas.
Saí de lá arrasada. Nunca mais pretendo voltar nem mesmo àquela rua, pois não quero ter novamente esta sensação de perda, de solidão.

Talvez eu esteja precisando mesmo é de um novo grupo – não para substituir aquele da faculdade, do qual nunca quero esquecer, mas para contar uma nova história.
.
(A música que hoje me vem à cabeça é COMO UMA ONDA, de Lulu Santos.)

15 Comments:

  • At 2:08 AM, Blogger Mr. San said…

    Coisas da vida... pense nas amizades novas que você certamente deve ter feito depois da faculdade. São elas que devem interessar de agora em diante, junto com as antigas que nunca se perderam com o tempo. Um grande abraço e tudo de bom, Dani.

     
  • At 2:52 AM, Anonymous Anônimo said…

    Bom, como todo romântico é nostálgico, também tenho saudades de algumas pessoas do tempo em que estudava. Meses atrás, pelo ORKUT, conseguimos reunir a turma de 89. 89!!! 16 anos!!! Como estudávamos em colégio de freiras, a maioria estudou do primário até o fim do colegial, isso mesmo, uns 11 anos a mesma turma. Foi bacana o encontro, muito vieram, mas eram todos estranhos. Da faculdade de 92, ainda tenho uma pessoa que sempre vejo, considero minha irmã, de resto apenas lembranças. Também pensei em voltar a estudar e ter uma nova turma, creio que será bom. Claro, que nada como tudo foi um dia...

     
  • At 3:10 PM, Blogger Leleco said…

    Dani,

    Como você bem disse, as pessoas encaram a faculdade e as amizades de maneira diferente. Talvez o grupo tenha se desfeito porque a dedicação e a amizade que você proporcionou não foi a mesma dos outros, que encaravam como algo passageiro.
    Seu texto foi emocionante, e me fez lembrar não do meu perído de faculdade, mas da época do colégio(5ª a 8ª série e 2º e 3º ano), onde fiz amizades que duram até hoje, apesar da distância física de alguns amigos. Quando passo pelo meu antigo colégio, me dá um frio na barriga, lembrando de uma época que jamais irá voltar...
    Já na faculdade, não fiz amigos...só colegas passageiros, onde só via na própria faculdade. Nem participei de festa de formatura.
    Adorei seu post. É lindo, e me emocionei de verdade. A foto também é linda.
    Mil beijões, meu amor

     
  • At 10:11 PM, Anonymous Anônimo said…

    É estranho realmente... Eu costumava ver com olhos desconfiados as cenas dos filmes em que os personagens viam vultos do passado ao visitar lugares depois de muito tempo... Mas só quando vivi isso eu mesmo, é que foi entender realmente como é...

    Você descreveu muito bem a sensação... O burburinho inaudível, os vultos sem forma, a expectativa de a qualquer momento áquelas ótimas pessoas saiam de alguma porta, se confundem com a certeza de que todas essas coisas pertencem ao passado... A um passado ido e que não voltará mais... É doloroso sentir isso... E é por isso que eu, assim como você, também não me atrevo mais a ir a certos lugares...

    A sua idéia de formular um novo grupo é perfeita... Concordo plenamente com ela... Nada melhor para viver a vida do que ter amigos... Conviver com pessoas legais torna a existência mais cor-de-rosa... E é isso que eu desejo para você... Uma vida repleta de alegrias e felicidades...

    Beijos,

    Rangel

     
  • At 10:39 PM, Anonymous Anônimo said…

    Boa noite Menina!
    Bjs

     
  • At 8:57 AM, Anonymous Anônimo said…

    Minha memória não é das melhores, nunca foi. Não me lembro de muitas das pessoas que estudaram comigo ao longo da vida. Não sinto saudade de tempo algum que não este que esteja vivendo agora.
    Beijo. Boa semana.

     
  • At 10:41 AM, Anonymous Anônimo said…

    Eu sou uma pessoa extremamente nostalgica, apesar da memoria não ser das mais afiadas!

    Beijos

     
  • At 2:16 PM, Blogger Lyly said…

    Eu sinto falta de alguns amigos, que estudaram comigo, de alguns que fizeram parte de algum momento da minha vida e não estão mais juntos de mim. Hoje, tenho amigos que amo de paixão, e fazemos de tudo para não perder contato. Espero que vc encontre um outro grupo. Milhões de beijos e tenha uma boa semana.

     
  • At 2:35 PM, Blogger Micha Descontrolada said…

    q lindo..lembrei da minha epoca de faculdade tb...eramos 3..mantenho contato forte com 1, e a outra nem tanto...mas sinto falta de nos vermos todos os dias e ficarmos juntas o dia inteiro (ja q era periodo integral).

    beijossssssssssssss

     
  • At 6:13 PM, Anonymous Anônimo said…

    Pois é Dani!

    Não vou sentir saudade de meus colegas, só os da rádio, pois eles são muito chatos. Mas te entendo perfeitamente e sei como é ruim perder os laços d eamizade!

    Um abraço

     
  • At 9:54 PM, Blogger Michel said…

    Puxa, aconteceu assim comigo. Ainda sinto saudades de todos, ainda mais que éramos todos de cidades diferentes e morávamos juntos. Caramba, agor vou deitar um pouco e lembrar nos grande momentos daquele tempo. PORRA ESTOU COM SAUDADES DOIDA.

     
  • At 11:05 PM, Anonymous Anônimo said…

    É Dani, quantas saudades mesmo!

    Tb deixei muitos amigos em SP e pensei que sempre teríamos contato, mas de tantos só um volta e meia aparece e sempre que podemos nos falamos.

    Mas se voltasse lá pra visitá-los, acho que sentiria o mesmo que vc.

    Ótima semana pra vc

    Bjos

     
  • At 12:10 AM, Blogger Adri said…

    Te entendo perfeitamente!
    Minha época de faculdade foi os melhores 4 anos da minha vida (até agora)!
    Bj

     
  • At 7:04 PM, Blogger Unknown said…

    Dani,

    Você disse tudo, e muito bem. Cada momento é único e não pode ser repetido. Se uma festa foi um sucesso, poderemos fazer outra parecida, até melhor, mas nunca igual. A vida é assim. É isso que a faz fascinante.

     
  • At 8:19 PM, Blogger Miguel said…

    eu não tenho saudades da minha faculdade, na real nem do meu colégio acho que por ser mais novo que a turma toda eu não senti saudades disso. Mas sinto saudade de não ter saudade. Como diz Quintana "Também sentimos saudade do que não existiu, e dói bastante.

     

Postar um comentário

<< Home