Blog by Dani

segunda-feira, dezembro 05, 2005

Bola fora

.
O ônibus levava cerca de 20 torcedores que vieram ao Rio acompanhar o jogo Botafogo x Fortaleza, no estádio Luso-Brasileiro, na Ilha do Governador. Torcedores contaram que o ônibus foi atacado num engarrafamento no acesso à Ponte Rio-Niterói por pelo menos quatro homens que estavam em um carro e levavam porretes e revólveres. Três deles estariam com a camisa da torcida organizada Fúria Jovem, do Botafogo.
(...)
O ataque ocorreu pouco depois da escolta deixar de acompanhar o coletivo, nas imediações do acesso à Ponte Rio-Niterói.

Fonte: Globo Online

É lamentável que o que deveria divertir e proporcionar bons momentos tenha se tornado algo perigoso e violento.
Estou falando dos jogos de futebol nos estádios brasileiros, e do comportamento nada amistoso das torcidas. Tenho acompanhado as notícias a esse respeito, e fico abismada com a falta de civilidade de alguns torcedores. Chegam aos gritos, exaltam-se durante a partida, e saem aos bofetões, dispostos a esganar, esfolar, matar. Levar um filho pequeno para assistir a um jogo no domingo à tarde, por exemplo, tornou-se um programa arriscado.

As brigas entre torcidas estão cada vez mais violentas e freqüentes, e já não se restringem mais ao espaço dos campos e adjacências. Ônibus transportando torcidas organizadas têm sido vítimas de ataques de torcidas rivais.

Outro dia mesmo, um torcedor do Botafogo foi assassinado a golpes de foice por torcedores do Flamengo, e não raro constituem-se verdadeiras batalhas com paus e pedras na saída dos estádios. Hoje, torcedores do Botafogo atacaram a tiros o ônibus que conduzia a torcida do Fortaleza, deixando três baleados e um morto. A escolta policial havia deixado de acompanhá-los.

Não há limites para o fanatismo e para a barbárie, que produz vítimas e propaga o pânico entre aqueles que não participam das arruaças.
Não há segurança, nem uma repressão efetiva ao vandalismo, cujos atos têm sido punidos de forma branda e muito pouco eficaz. No Rio, alguns torcedores baderneiros são obrigados apenas a comparecer à Academia de Polícia, para assistir a palestras e vídeos “de conscientização” em dias de jogo, não podendo assim estar nos estádios, nem acompanhar pelo rádio ou televisão o desempenho do seu time.

A polícia acredita que esta “providência” vá reduzir os casos de brigas entre as torcidas. Pois eu não acredito. A solução para este problema não é assim tão simples. A verdade é que não há policiamento ostensivo e suficiente na saída dos estádios, e a ira dos primitivos não encontra obstáculos para explodir. O resultado desta omissão é o que vemos constantemente na televisão, ou estampado nas capas de jornais. Confusão, pancadaria, mortos e feridos.
Ao que tudo indica, daqui a algum tempo nem a este tipo de lazer o brasileiro poderá recorrer para obter um pouco de diversão e entretenimento, pois o esporte mais popular do Brasil está sendo ameaçado pela violência e pelo descaso.

10 Comments:

  • At 9:24 AM, Anonymous Anônimo said…

    E tem gente que nem se indigna mais com isso, já virou "normal"...

    Onde vamos parar?

    Beijos

     
  • At 10:32 AM, Anonymous Anônimo said…

    Fico revoltada com isso...

     
  • At 10:35 AM, Blogger Mr. San said…

    Pelo que leio nos jornais, andar de ônibus no Rio de Janeiro é um perigo: ou se corre o risco de ser baleado em dia de futebol, ou se corre o risco de ser incinerado vivo por traficantes de drogas. Belo e triste RJ...

     
  • At 11:26 AM, Anonymous Anônimo said…

    Dani!

    O Brasil virou terra de ninguém. Tudo é uma vergonha... A sorte dessas pessoas, ainda, é que eles não foram queimados. Pois isso tbém pode acontecer com o cidadão comum. ... A coisa anda num ponto!
    Bjos

     
  • At 12:45 PM, Blogger Leleco said…

    Dani,

    Não sei o que pensam essas pessoas. Tem gente que frequenta estádios de futebol só para brigar. Fiquei sabendo hoje que este caso do torcedor do Fortaleza foi algo premeditado. Na primeira partida entre o Botafogo e o Fortaleza, na capital cearense, um torcedor do Botafogo foi morto. E agora por vingança, marcaram de brigar após de o jogo de ontem. E marcaram pelo Orkut, é mole!?

    É ridículo uma pessoa brigar por causa de esporte. Esporte é saúde, brincadeira e emoção, e não brutalidade, como estamos vendo.

    Mas isso não é exclusividade dos brasileiros. Na Inglaterra, os Hoolingans fizeram carnificinas em diversos países Europeus. Ontem mesmo, num jogo do Campeonato Alemão, um jogador foi atingido por uma baqueta, durante um jogo.

    Mas a diferença é que lá há punição severa, enquanto que aqui a impunidade prevalece. A Polícia inglesa praticamente baniu dos estádios os baderneiros, e prendeu todos os acusados. Hoje, os estádios são seguros. O público fica à um metro do campo, sem qualquer grade separando, e ninguém invade ou briga. Sabem que serão punidos.

    Você foi perfeita em seus comentários, meu amor, pois aqui estamos vivendo no país onde se premiam os baderneiros e assassinos, e se punem com a morte os cidadãos de bem.

    Mil beijões

     
  • At 2:57 PM, Blogger Micha Descontrolada said…

    Dani, realmente isso é um absurdo e medonho tb. o homem está virando um ser irracional.

    beijosssssssss

     
  • At 2:23 AM, Anonymous Anônimo said…

    Essa violência descontrolada, tanto no futebol, como em outras situações, é reflexo desse período "fora-da-lei" que estamos vivendo. Piorou muito nos últimos anos, ao ponto de amigos matarem amigos, parentes, crianças, recém nascidos, etc... chega a ser uma epidemia, que está tomando conta do País, parece exagero mas não é! É a nossa realidade!

     
  • At 6:52 PM, Anonymous Anônimo said…

    Oi Dani,

    Eu já frequentei muitos estadios de SP e já fui ao Maracanã.
    Vi que não as pessoas não vão para torcer, mas para brigar.
    Então parei de ir.
    Prefiro ficar em casa, é muuito melhor!
    Ótima semana pra vc.
    Bjos

     
  • At 10:20 AM, Anonymous Anônimo said…

    Acho um absurdo, triste e não vejo solução, infelizmente. Povo é povo, né?
    Beijo.

     
  • At 1:56 PM, Anonymous Anônimo said…

    Não vou poder ir para a Malásia, mas vou ir para Porto Alegre mês que vem! Ainda tenho pendências... É a vida!

     

Postar um comentário

<< Home