Blog by Dani

terça-feira, setembro 27, 2005

"Tragédias" da Vida Privada


Há passagens na vida que, de tão hilariantes, constrangedoras e inusitadas, mais parecem aquelas histórias de Luís Fernando Veríssimo que, afinal de contas, são retratos da comédia cotidiana e podem perfeitamente ter acontecido de fato...


Minha Tia Etelvina* já está “entrada em anos” (sem trocadilho, por favor), mas é ainda ativa, loquaz, e sem papas na língua. Costuma disparar suas opiniões como uma metralhadora giratória, decretando-as impiedosamente e desconcertando seus interlocutores.

(Mas no caso abaixo relatado, ela jura a mais completa inocência).
Estava então Tia Etelvina num churrasco em casa de seu filho Etevaldo, conversando animadamente, quando juntam-se à roda a mãe e a irmã do namorado da neta da dita senhora (deu para acompanhar?). Pois bem. Papo vai, papo vem, chega-se a um assunto polêmico: o uso de tatuagens. Tia Etelvina, inflada de razões, aumenta os decibéis de sua voz e passa a monopolizar a conversa.
Com a propriedade de um juiz de futebol brandindo um cartão vermelho no frontispício de um jogador recalcitrante, ela dardeja para os ouvintes:
- Pois para mim isto é coisa de marginal.
Alguns se entreolham, atônitos. O desconforto é geral. Alguém tenta desviar o assunto:
- Está saindo uma asinha ali... alguém vai querer?
Tia Etelvina dá um pause por alguns breves momentos:
- Não, meu filho, obrigada. Mas como eu ia dizendo...
E prossegue, enfática e inflexível em suas convicções, sem sequer notar o embaraço:
- Na minha opinião, quem tem tatuagem perde todo o valor. Não vale mais nada. Nada, nada. Graças a Deus meus netos não deram para isso.
O neto da anciã retira-se, lívido e engasgado com um pedacinho de picanha. Etevaldo oscila entre o bege, o verde-musgo e o azul-rei.
Mas Tia Etelvina, não percebendo a formação do arco-íris facial em seu filho, dispara o tiro de misericórdia:
- Quem tem tatuagem, para mim, acabou. Morreu.
A mãe e a irmã do namorado da neta de Tia Etelvina permanecem absolutamente mudas e estáticas. Só não tombaram fulminadas ali mesmo porque, para Tia Etelvina, elas já estavam mortinhas da silva...


* Os nomes dos personagens foram trocados, para que não haja (ainda) maiores constrangimentos... rs

2 Comments:

  • At 2:31 PM, Blogger Michel said…

    Também tenho tatuagens.
    Obrigado por passar no meu blog.
    Seja sempre bem vinda.

    Abraços

     
  • At 12:34 PM, Anonymous Anônimo said…

    Estou absolutamente chocada! Como uma pessoa que diz "frontispício" vai parar lá no meu blog-bagaça?

    * sensação de lisonjeio*

    A propósito, devo avisá-la que este coment é psicografado... uma vez que tenho tatuagens, leia-se mortinha da silva!

    Não me contive e li muuuuitos de seus posts! Mais é pra já que tô te linkando lá!

     

Postar um comentário

<< Home