Blog by Dani

sábado, setembro 24, 2005

Artistas x Arteiros


Na estante da sala, há uma agenda de telefones em que, no intervalo de cada conjunto de letras, há uma página com desenhos de Norman Rockwell (1894-1978), talentosíssimo desenhista/ pintor americano. Suas ilustrações parecem fotografias, de tão perfeitas.
Rockwell registrou em seus desenhos toda a impressão de uma época, com sua arte voltada para situações do cotidiano americano. Na dita agenda – presente de um amigo muito querido do meu pai – há vários desenhos fantásticos, mas encontrei outros igualmente incríveis no Google, que pretendo colocar nos meus posts.

Atualmente, com a arte moderna ocupando cada vez mais espaço em museus e exposições, vejo o desenho e a pintura clássicos serem relegados a um segundo plano fadado à indiferença, sob a alegação de que “para isso já existe a fotografia”. Não concordo com esta afirmativa, pois para retratar fielmente uma cena, há que se ter muito mais talento e trabalho do que para pincelar displicentemente uma tela. E, se a afirmação realmente procedesse, a matemática teria deixado de existir com a invenção das calculadoras e o advento da informática.
Posso não entender de arte o suficiente para lançar uma opinião destas, mas possuo um senso estético básico, que não me permite valorizar “obras” que poderiam ter sido feitas até pela cauda de um cachorro vira-latas ou, como já se viu, pelas mãos incertas de um simpático chimpanzé.
Numa das vezes em que visitei o Museu Nacional de Belas Artes, fui desembocar nas salas destinadas à “arte moderna”. Vi coisas absolutamente surreais, mas não no sentido artístico da palavra. Vergalhões retorcidos, esculturas insólitas, a maioria sem nem um nome que as identificasse. Fiquei confusa. Se o que eu estava vendo podia ser chamado de “arte”, então estaria o mundo povoado de grandes artistas, porque qualquer criança de 3 anos poderia desenhar ou pintar algo parecido...

2 Comments:

  • At 11:00 AM, Anonymous Anônimo said…

    Esses desenhos são espetaculares. Jamais vi algo tão bem feito e com tanta riqueza de detalhes. É deprimente a falta de reconhecimento deste brilhante artista. Eu, sinceramente, não o conhecia. Se houvesse uma política cultural séria neste país, poderiam abrir espaço na mídia para artistas de verdade como ele.
    Mas eu acho que a ignorância popular é o combustível desses políticos ordinários e corruptos, afinal, sem trouxas, não se elegem mais.
    Mais uma vez um post maravilhoso. Perfeito mesmo. Blog também é cultura.

     
  • At 11:06 AM, Anonymous Anônimo said…

    Não poderia deixar de comentar sobre a "Arte Moderna". Concordo plenamente com você. Essa "arte moderna" é completamente sem sentido algum. Qualquer retardado mental, sem ofensas ou desmerecimento, faria essas tortuosidades com igual "eficiência".
    Esses desenhos do Norman Rockwell deveriam estar com maior destaque em museus de arte.
    A Verdadeira arte está quase esquecida mesmo...
    Beijões, meu amor...

     

Postar um comentário

<< Home