Blog by Dani

sábado, abril 07, 2007

Os Infiltrados

.
Há certos filmes que se prestam perfeitamente a uma mera distração, mas sem que se extraia deles nenhum conteúdo significativo. E, ultimamente, o o mundo do cinema tem se mostrado muito pouco criativo: sem surpresas e - mais do que isso - sem tramas inteligentes, que rumem a um desfecho inesperado.

Andei um bom tempo longe das telonas e até mesmo das telinhas, e só neste feriado pude finalmente assistir ao badalado vencedor Os Infiltrados, considerado a obra-prima de Martin Scorsese nesse ano, vencedor de 4 Oscars, inclusive o de melhor filme.

Francamente, não me impressionou. Durante todo o filme, aguardei pela cena surpreendente que justificaria tamanho entusiasmo mundial. Quando, ao fim daquela última - e óbvia - cena, tive a certeza absoluta de que havia perdido meu tempo. Orçado em US$ 90 milhões, a adaptação pecou pela extrema simplicidade, atingindo a mais completa falta de imaginação.

Conferiu aos personagens uma dose exagerada de ingenuidade, que eles, naturalmente, não deveriam ter - aquela cena do envelope é de uma infantilidade comovente - e, parecendo não ter argumento melhor, criou aquele final que mais parecia um começo.

As atuações dos três protagonistas são boas, não se pode negar. Jack Nicholson, como se pode presumir, leva grande parte do filme nas costas. E, ao que parece, foi com isso que Scorsese contou: elenco de primeira, interpretações brilhantes, boa fotografia e algumas passagens que ensaiavam uma reviravolta empolgante.

Mas se você é um dos poucos que ainda não assistiram ao dito cujo, não desanime por conta da minha crítica. Os Infiltrados açambarcou os quatro mais importantes Oscars, além do Globo de Ouro de melhor diretor e de outras indicações. Gosto não se discute. Vale pelo Nicholson e pelos dois moços esforçados, com certeza.

E se tiver uma pipoquinha, também ajuda.
.

Marcadores: , ,

13 Comments:

  • At 11:28 PM, Blogger Leleco said…

    Dani,

    Concordo com você, meu amor.

    O filme nada mais é do que razoável. O Jack Nicholson é que carrega mesmo o filme nas costas.

    Mas esperei mais desse filme, justamente pela crítica. Talvez se eu não esperasse tanto, não me decepcionaria.

    TE AMO!!!

    Mil Beijões, meu amor,
    Leleco

     
  • At 6:43 AM, Anonymous Anônimo said…

    Oi Dani!!!
    Eu vi o filme logo que lançou... antes da badalçao toda... e ADOREI!!! Concordo q nao se fazem mais filmes como antigamente, q ele nao tem grandes reviravoltas... mas eu gostei mesmo assim!!! hehehe
    Realmente gosto nao se discute ne?!!?
    Beijos, Dani

     
  • At 6:42 PM, Blogger Raelma Mousinho said…

    gostei do filme, apesar de muito parecido com outros do gênero (e apesar de ser um remake de uma produção oriental né - "Infernal Affairs" made in hong kong).
    infelizmente quase nada se cria, tudo se copia rs
    eu só nao me conformo de terem levado melhor roteiro adaptado... cópia não deveria levar oscar de roteiro!!!

     
  • At 7:40 PM, Anonymous Anônimo said…

    É que você não deu sinal de vida, moça, só por isso não entrei mais em contato...

    Mas vou te entrevistar, em breve...

    Abs

     
  • At 12:38 AM, Anonymous Anônimo said…

    Gostei do filme, Dani. Tiraria em DVD para assistir de novo. Como você mesma disse, gosto é gosto... Um grande abraço e tudo de bom.

     
  • At 10:34 AM, Blogger Tuka said…

    Eu achei o filme divertido, mas só. Levou o Oscar porque a Academia estava há muito devendo ao Scorcese.

     
  • At 2:41 PM, Blogger Chris said…

    Eu não me animei muito com esse filme, mas meu marido tá doido pra ver...

     
  • At 12:56 AM, Anonymous Anônimo said…

    E eu ainda não vi esse filme.... Um lapso...

    Abs

     
  • At 3:57 PM, Blogger Jôka P. said…

    "Os Infiltrados" poderia também ser o título de um filme sobre os tetos da minha cozinha e área de empregada.
    Estrelando : Zúlia Severina e Ellainne Jesuína da Silva.

     
  • At 2:45 PM, Anonymous Anônimo said…

    Dani, muito obrigada!

     
  • At 6:39 PM, Blogger Barbara Lucas said…

    fica a indicação, vou assistir.
    beijinho lindona!!!

     
  • At 3:37 PM, Anonymous Anônimo said…

    Olá! Vim apenas conhecer a entrevistada de hoje da Maitê.
    Um abraço.

     
  • At 7:41 PM, Blogger Sérgio said…

    Eu até que gostei do filme, mas isso tb pq costumo apenas me "divertir" com os filmes.Nada de muita analise nao.No final é um filme que voce vê e no minuto seguinte já esqueceu..Nada demais..
    Abs

     

Postar um comentário

<< Home