Blog by Dani

quarta-feira, novembro 01, 2006

O cotidiano diário do dia-a-dia

.
Após os dissabores do domingo, retomo à minha vidinha normal, ainda que inconsolavelmente frustrada - não surpresa - pelo lastimável resultado das eleições.
.
Volto-me então aos meus interesses, dúvidas e receios do dia-a-dia, além de meus planos e projetos, naturalmente.
.
Photobucket - Video and Image Hosting

Imaginem vocês que, dia desses, uma pessoa me "deu" 26 anos! Fiquei em choque. Sinal dos tempos. Vinte e seis, como assim? Se outro dia mesmo ainda me "davam" 22 ou 23! Este salto numérico só pode significar que a proximidade da balzaquice já se faz notar, e logo os palpites cronológicos alcançarão os algarismos exatos!
Preciso de um Natura Chronos, urgentemente. Só para começar.
..
Nesta semana, além das minhas leituras jurídicas, devorei Amor é Prosa, Sexo é Poesia - Crônicas Afetivas, do jornalista e cineasta Arnaldo Jabor, e Memória de minhas putas tristes, de Gabriel García Márquez - ambos baixados da internet e lidos num fôlego só.
.
Photobucket - Video and Image Hosting

No primeiro, Jabor parece exprimir em palavras tudo aquilo o que pensamos a respeito de política, sexo, amor, pedofilia, família, corrupção e mais uma infinidade de assuntos - inclusive cita passagens de sua juventude e do cenário carioca da época -, criando uma identificação interessante com o leitor. No seu modo despojado de escrever, discorre sobre todos os temas com segurança e opina sobre tudo, sem meias palavras ou falsos moralismos. Uma rasgada crítica ao cotidiano e seus agentes, que nos tira da inércia e nos sacode frente à banalização das coisas.
Pretendo, em breve, adquirir a versão impressa, pois nunca é demais tê-lo à mão para novas reflexões, uma vez que a abordagem de Jabor é sempre útil, consciente e atual..

Photobucket - Video and Image Hosting
.
No segundo, Gabriel García Márquez desfila seu estilo polêmico e perturbador numa narrativa curta e intrigante, quase impossível de se interromper. A princípio, a história em si não me interessou - pareceu-me algo tosco e até mesmo bizarro - mas fui conquistada pelas peculiaridades do personagem principal, que narra os fatos em primeira pessoa, de forma agradável e, por vezes, bem-humorada. O livro é pequeno, apenas 132 páginas.
García Márquez, admito, não consta da lista dos meus favoritos, mas nem por isso abstenho-me de conhecer suas obras (do mesmo autor, já havia lido Cem Anos de Solidão, que julguei um tanto soturno e inquietante).
.
Afora estes, prossigo lendo A Montanha Mágica, de Thomas Mann (ainda na página 476).
.
Sobre os filmes que andei vendo, deixo para comentar num próximo post..
.
"A verdade é que as primeiras mudanças são tão lentas que mal se notam, e a gente continua se vendo por dentro como sempre foi, mas de fora os outros reparam.".
.
(trecho retirado de Memória de minhas putas tristes, em que o personagem demonstra o descompasso entre sua idade real e sua idade "interior")

14 Comments:

  • At 7:36 PM, Blogger Leleco said…

    Dani,

    Posso te fazer uma pergunta? Quantos anos você tem mesmo? 19? Acertei?

    Brincadeiras à parte, essa é a idade que você aparenta ter realmente. Você se cuida como poucas mulheres. Sabe se alimentar bem, andar bastante.

    Adoro o estilo do Jabor. Talvez seja uma exceção na Globo, pois é o único que segue sua própria opinião.

    Adorei esta última citação, acho que tem tudo a ver comigo e com o post. A idade que aparentamos nada tem a ver com a idade cerebral. Nos vemos sempre com a mesma idade, seja qual for a nossa aparência. Não dependemos do espelho.

    Te amo, meu amor, para sempre, independente de época, idade, tempo ou situação política.

    Mil Beijões, minha princesinha linda,
    Leleco

     
  • At 12:34 AM, Blogger Jonas Prochownik said…

    Depois da declaracao do Leleco, so me resta dizer: assino embaixo de tudo que ele disse!! Bjs. do teu amigo Jonas.

     
  • At 2:01 PM, Blogger Chris said…

    Oi, Dani! Eu queria ler mais, mas não consigo. No pouco tempo livre que me resta, eu estou tao cansada que só quero dormir.
    Bom feriado pra vc.
    []'s

     
  • At 2:51 PM, Blogger Vi e falei said…

    Ei Dani...as Balsaquianas tem mais que idades para contar. Curta ai e só...

     
  • At 7:34 PM, Anonymous Anônimo said…

    Oi Dani! também to precisando desse creminho Natura...rs..
    adoro os textos do Jabor,mas ainda não consegui ler esse livro e nem o outro que vc.citou, mas gostei da frase...
    beijos e bom feriadão!

     
  • At 2:18 AM, Anonymous Anônimo said…

    Mas que coincidência! Acabei de escrever um post sobre Gabriel! :P Ainda quero ler "Memórias de minhas putas tristes", mas agora comecei "O amor nos tempos do cólera". E eu acho Gabriel o máximo :)Ah, e sobre esse negócio de idade...eu ainda tenho cara de menina, me dão vinte e poucos anos, mas fico pensando se daqui a pouco não vão começar a me dar 27, que é a idade que tenho, ai que medo :P

     
  • At 2:20 AM, Anonymous Anônimo said…

    Ah, uma pergunta boba: qual é o lugar secreto de onde vc baixa livros e músicas? :p Conta, vai :P

     
  • At 10:31 AM, Blogger Mr. San said…

    Li o livro do Gabriel García Márquez em uma sentada só. Incrível como a literatura atenua nossa sensibilidade para histórias de pedofilia, não? Afinal, o que mais era o protagonista do romance? Um grande abraço, Dani.

     
  • At 1:02 PM, Blogger Jonas Prochownik said…

    No domingo votei nulo.

     
  • At 1:16 PM, Anonymous Anônimo said…

    Eu uso um creme que o meu dermatologista mandou fazer em farmácia de manipulação.
    Lá dentro tem minha nova melhor amiga: a Tensine... ela tem o efeito de um botox leve... nada Danielle Winntis não.
    Beijos!!!

     
  • At 11:47 PM, Anonymous Anônimo said…

    Oi Dani, pois é, eu só estou lendo livros teóricos, mas tenho uma prateleira me esperando. Só preciso terminar seleções. Ai, ando precisando descansar, se não ainda me mato(hehehe)...

    Abs

    Maitê

     
  • At 7:39 AM, Blogger Bruna said…

    Hey, páre de se preocupar com a idade! Isso definitivamente, não traz proveito!

    Ótimas sugestões!

    =***s

     
  • At 7:40 AM, Blogger Bruna said…

    páre = pare.
    Desculpe a falta de atenção...¬¬

     
  • At 3:12 PM, Anonymous Anônimo said…

    heyy preciso urgentimentee do livro
    Amor É Prosa, Sexo É Poesia
    Como h aodne vc baixoo
    BJuss

     

Postar um comentário

<< Home