Blog by Dani

segunda-feira, outubro 02, 2006

Ressaca pós-eleição

.
Tremenda canseira. Um dia depois das eleições, encontro-me ainda descadeirada. Aquela cadeirinha de pau deixa minha coluna em frangalhos. Isso sem falar dos problemas decorrentes de uma eleição grande. Pauleira total. Com cinco cargos a serem escolhidos, a votação no local onde exerço meu "dever cívico" é razoavelmente penosa.
.
Photobucket - Video and Image Hosting

- Na "minha" seção, há vários eleitores analfabetos, que desconhecem também os números.
- Há um eleitor analfabeto E surdo-mudo, que não conhece nem letras, nem números, nem palavras.
- Há aqueles que sequer entendem em quantos candidatos devem votar.
- Há os preguiçosos, que querem protocolar justificativa estando em seu próprio domicílio eleitoral.
- Há os bêbados que, cambaleantes e com bafo de onça, tentam entrar na seção para votar.
- Há os folgados, que levam crianças grandes no colo para passar à frente na fila.
- Há os mais folgados ainda, que pegam emprestada a mesma criança para também passar à frente na fila.
.
Photobucket - Video and Image Hosting
.
No decorrer da votação, vi os nomes mais estapafúrdios. Em toda eleição eu topo com eles nos cadernos e no microterminal, mas acabo esquecendo. Deveria anotá-los. Ontem, o troféu "nome do dia" foi para Raimunda Luzivanda.
Na minha seção, também os mesários atendem por nomes complicados : "Steffanie", "Tuanny", "Wendel" e um exótico "Kaciano", assim mesmo, com K e C.
A maior parte dos eleitores é de origem pobre, o que talvez explique este fenômeno. Estas pessoas costumam ser extremamente "criativas" na hora de batizar seus filhos.
.
Photobucket - Video and Image Hosting

E é impressionante como podem ser manipuláveis.
Um dos eleitores com dificuldades para votar me pediu ajuda. Geralmente eu mesma ofereço auxílio quando percebo que a pessoa está levando muito tempo para digitar os números, porque muitos têm vergonha de pedir. Pois bem, fui ajudá-lo. Ele me perguntou em quem eu achava que ele deveria votar. Aleguei que não deveria influenciá-lo de forma alguma. Mas eu poderia. Os políticos sabem disso, e se prevalecem dessa fragilidade ideológica. Eu, como presidente de seção, abstive-me de comentários, dentro ou fora da sala..
.
Photobucket - Video and Image Hosting

De uns anos para cá, a Justiça Eleitoral fornece às seções uns lanches um pouco mais decentes. Mas nunca nem belisquei estes lanches - apenas assino o recebimento.
Ainda lembro quando, na primeira vez em que fui mesária, recebemos a "refeição": tratava-se de uma banana, uma maçã e duas balas. Juquinha.
.
Pois é, minha gente. Pensa que "trabalhar na zona" é moleza? Além de ficar o domingo inteiro encerrado numa sala, o mesário ainda entra em contato direto com os indicativos das maiores mazelas brasileiras.
.

19 Comments:

  • At 5:17 PM, Anonymous Anônimo said…

    é... a zona eleitoral é uma ZONA mesmo!!! tomara que nunca me chamem p/ ser mesária.
    bjos!

     
  • At 5:20 PM, Anonymous Anônimo said…

    e lá vai vc.trabalhar no segundo turno....
    beijos e boa semana!

     
  • At 5:20 PM, Blogger Leleco said…

    Dani,

    Vocês receberam uma banana, uma maçã e duas balas juquinhas. E trabalhar na eleição é um abacaxi que te deram. E no final das contas, os políticos sempre nos mandam bananas lá de Brasília...rs

    Enfim, é uma verdadeira salada de frutas...rs

    Tem gente para tudo mesmo, e quando fui votar, vi uma moça querendo justificar dizendo que sua zona eleitoral era no Jardim Botânico, é mole?

    Mais cara de pau é impossível, ou melhor, é possível sim, pois vi o Lula dizer que o PSDB armou na eleição toda. Talvez o Lula e os aloprados dele só aprendam mesmo quando perderem no segundo turno, isso se os Nordestinos deixarem...

    Mil Beijões, minha princesinha linda,
    Leleco

    P.S: Desculpe pelo post-comentário que fiz...rs

     
  • At 5:25 PM, Blogger Mr. San said…

    Ainda bem que nunca fui mesário... (O Leleco quase roubou a cena com o post-comentário dele, hein? rss.) Um grande abraço, Dani. E até o segundo turno! rss (Mas a gente se fala antes, viu?)

     
  • At 6:44 PM, Blogger Jôka P. said…

    Dani, há os eleitores nordestinos que votam no Lula, incondicionais fãs de forró e do molusco.
    Trazem "os documento" em saquinhos de plástico.
    São seres totalmente incapazes de formular uma frase inteira sem cometerem erros de concordancia.
    Todos desconhecem quaisquer formas de plural.

     
  • At 6:46 PM, Blogger Jôka P. said…

    ADOREI o termo "descadeirada", que a minha avó usava muito, Dani !!!
    Ela ainda completava assim:
    -Estou dando gritos de cansaço !"

    Você é mesmo uma princesinha.
    Leleco é um homem de sorte.

     
  • At 6:47 PM, Blogger Jôka P. said…

    Nunca fui mesário.

     
  • At 6:48 PM, Blogger Jôka P. said…

    Nunca fui politicamente correto.

     
  • At 6:48 PM, Blogger Jôka P. said…

    Nunca fui santo.

     
  • At 6:48 PM, Blogger Jôka P. said…

    IH !
    Surtei...

     
  • At 7:11 PM, Blogger Liliane de Paula said…

    Dani,pensei que esses folgados passassem batidos por vcs. Bom saber que não. Que estão atentos aos vigaristas. E são muitos, eu sei.
    Liliane de Paula

     
  • At 7:23 PM, Blogger Tuka said…

    Puts Dani!! Balas Juquinha???? Caramba, isso é muito mais relevante do que as eleições! Rs... Diante da realidade, né?

    Pois me deu saudade...

    E também uma puta peninha de você por ter aguentado tanto perrengue ontem!

     
  • At 8:12 AM, Anonymous Anônimo said…

    Ainda bem que nunca me pegaram pra esse "trabalho"

    Beijos

     
  • At 1:09 PM, Blogger Barbara Lucas said…

    bah, eu trabalhei no cartório eleitoral
    declarei naquela época que tinha apenas quarta série primária

    o programa que 'sorteia' as pessoas busca pela escolaridade...
    desta eu escapo...

     
  • At 8:51 PM, Blogger Unknown said…

    Só mesmo você, Dani, para tirar deste dia sofrível um post divertido assim pra gente!...
    Será que o segundo turno, só com duas eleições vai render tanto? (não que eu queira que você sofra, longi-di-mim!!!!)
    Bjão!

     
  • At 11:32 PM, Blogger Chris said…

    Ih, Dani! Vc trabalhou nas eleicoes! Tadinha de vc. :-(
    Que lanche é esse, hein? Se vcs dependessem dele, estavam ferrados.
    Quanto aos nomes criativos, eu também vejo vários, já que trabalho no sistema que paga o Bolsa Família, Bolsa Escola, Gás, etc... Hehe... :-)
    []'s
    Ah, que bom que seu pescoço melhorou!

     
  • At 3:48 PM, Anonymous Anônimo said…

    Pergunta: se a bala juquinha arrancar sua obturação... quem paga o conserto? hehehe... beijos!!!

     
  • At 9:16 PM, Anonymous Anônimo said…

    Depois desse post, percebi que mesários são verdadeiros heróis :)
    E parabéns para a senhorita, que ajuda o país a realizar as eleições! ;)

     
  • At 10:36 AM, Anonymous Anônimo said…

    Bem, Dani. Aqui em Brasília, também trabalhei na "Zona". Por esses dias de trabalho (primeiro e segundo turno)recebi dois ticket's de R$5,00 cada por cada turno. O problema é que nenhum estabalacimento aceita os tais ticket's. Sinceramente, antes as balas Juquinha.
    claudio, de Brasília.

     

Postar um comentário

<< Home