Blog by Dani

quarta-feira, setembro 27, 2006

O caçador de doces

.
Meu pai costuma contar que, quando garoto, ia para a rua recolher doces no dia de Cosme e Damião.
Da sacada de uma casa próxima, uma vizinha fazia chover balas e caramelos, e as crianças das redondezas iam para baixo da varanda aguardar a cascata de guloseimas. Meu pai, ágil e empolgado, abria a camisa e catava praticamente todas as balas atiradas pela sacada. Corria de um lado para o outro, açambarcando os doces e deixando a meninada a ver navios.
A vizinha via-o lá de cima e pedia:
"Tuninho, deixa um pouco para os outros garotos!". Então ele abria a blusa estufada pela quantidade de balas e saía distribuindo para todas as crianças.
Ele nos conta que não pretendia apanhar os doces todos só para ele (muitas vezes, acabava ficando com poucas balas ou mesmo com nenhuma) - era mais pelo prazer de pegar tantas quanto conseguisse e ficar conhecido como o maior "catador de balas" do bairro... .e
.
Photobucket - Video and Image Hosting

.
Origem da data
.
Cosme e Damião foram martirizados na Síria, porém é desconhecida a forma como morreram. Seu culto já estava estabilizado no Mediterrâneo no século V. Perseguidos por Diocleciano, foram trucidados e muitos fiéis transportaram seus corpos para Roma, onde foram sepultados no maior templo dedicado a eles, feito pelo Papa Félix IV (526-30), na Basílica no Fórum de Roma com as iniciais SS - Cosme e Damião.
.
Photobucket - Video and Image Hosting
.
Alguns relatos atestam que eram originários da Arábia, mas de pais cristãos. Seus nomes verdadeiros eram Acta e Passio. Surgiram várias versões, mas nenhuma comprovada com fundamento histórico. Em uma das fontes, explica-se que eram dois irmãos, bons e caridosos,
que realizavam milagres. Alguns relatos afirmam que foram amarrados e jogados em um despenhadeiro sob a acusação de feitiçaria e inimigos dos deuses romanos. Em outra versão, na primeira tentativa de morte foram afogados, mas salvos por anjos. Na segunda, foram queimados, mas o fogo não lhes causou dano algum. Apedrejados na terceira vez, as pedras voltaram para trás, sem atingi-los. Por fim, morreram degolados.
.
Depois de mortos, apareceram materializados ajudando crianças que sofriam violências. Ao gêmeo Acta é atribuído o milagre da levitação, e ao gêmeo Passio a tranqüilidade da aceitação do seu martírio. A partir do século V os milagres de cura atribuídos aos gêmeos fizeram com que passassem a ser considerados médicos, pois, quando em vida, exerciam a medicina na Síria, em Egéia e Ásia Menor, sem receber qualquer pagamento. Por isso, eram chamados de anargiros, ou seja, inimigos do dinheiro. Mais tarde, foram escolhidos patronos dos cirurgiões.
Sempre confiantes em Deus, oravam e obtinham curas fantásticas. Também foram chamados de "santos pobres". Muitos esforços foram feitos para demonstrar que Cosme e Damião não existiram de fato, que eram apenas a versão cristã dos filhos gêmeos pagãos de Zeus. Isto não é verdade, embora haja evidências de que a superstição popular muitas vezes fez supor haver em seu culto uma adaptação do costume pagão.
.
Photobucket - Video and Image Hosting

No Brasil, em 1530, a igreja de Iguaraçu, em Pernambuco, consagrou Cosme e Damião como padroeiros. No dia 27 de setembro, quando é realizada a festa aos santos gêmeos, as igrejas e os templos das religiões afro-brasileiras são enfeitadas com bandeirolas e alegres desenhos.
No candomblé, são associados aos "ibejis", gêmeos amigos das crianças que teriam a capacidade de agilizar qualquer pedido que lhes fosse feito em troca de doces e guloseimas. O nome Cosme significa " o enfeitado" e Damião, "o popular".
.
Padroados: Farmacêuticos, faculdades de medicina, barbeiros, cabeleireiros
.
Protege: Orfanatos, creches, doceiras, filhos em casa, contra hérnia, contra a peste
.
Emblema: caixa com ungüentos, frasco de remédios, folha de palmeira.
.

15 Comments:

  • At 9:44 AM, Anonymous Anônimo said…

    Oi Dani! seu pai era esperto,né? mas generoso também...rs...
    beijos

     
  • At 11:35 AM, Anonymous Anônimo said…

    pirulito na mão
    e a alegria
    no coração

    e ao ouvir não resisti

    rosa ao ouvido
    o Pixinguinha
    é um querido

     
  • At 12:44 PM, Blogger Leleco said…

    Dani,

    Legal essa história. Seus posts são sempre muito interessantes.

    Quando criança, eu adorava ganhar estes saquinhos cheios de bala e guloseimas. Lembro que tinha "maria mole", "cocô de rato", balas, chicletes, doce de banana e de abóbora, balas de côco, entre outros...

    Sempre foi uma grande farra para a criançada.

    Seu pai gostava de uma farra, né?rs

    Mil Beijões, meu amor,
    Leleco

     
  • At 2:49 PM, Blogger Tuka said…

    Ai dani, não tô podendo com doce, viu?

    (O capítulo 2 já está publicado na Casa!)

    Beijos!

     
  • At 4:33 PM, Anonymous Anônimo said…

    Oi... Aqui, por essas bandas, não existe muita tradição a respeito do dia desses santos... Os maiores festejos são mesmo destinados aos santos "clássicos", Santo Antônio, São João, etc...
    Mas acho interessante ter abordado essa tradição no seu blog... Lembrar coisas boas sempre é bom...

    Beijos,

    Rangel

    PS.: Estou com saudades de você.

     
  • At 6:34 PM, Blogger Barbara Lucas said…

    acho legal entender as origens de rituais e costumes q temos e muitas vezes consideramos tão naturais q nem questionamos...
    (opinião isenta de historiadora)hehehe
    beijinho doce
    Babi

     
  • At 9:39 PM, Blogger Liliane de Paula said…

    Esses santos acho que não sao muito conhecidos ou comemorados por aqui. Não lembro de nada disso. Só sei que os nomes deles são feios demais.
    Liliane de Paula

     
  • At 11:22 AM, Blogger Thais Denker said…

    Sabe que quando criança eu não era muito fã de doce? Acho que minha mãe me acostumou a não comer e eu não fazia questão.
    Em compensação hj em dia, sou muito mais formiga!

     
  • At 12:01 PM, Blogger Tuka said…

    Vamos, Dani! Cadê a atualização? Rs...


    Beijos!

     
  • At 12:26 PM, Blogger Nelsinho said…

    Post docinho...

    Nelsinho

     
  • At 7:31 PM, Blogger Jôka P. said…

    Aqui em Copacabana não rola esse papo de Cosme e Damião.
    Acho que só nos subúrbios.
    Bjs!
    :)

     
  • At 10:46 PM, Blogger Jonas Prochownik said…

    Dani, nem me fale em docinhos.
    Só de pensar eu engordo.
    Tenho horror dessas festas populares com criancinhas suburbanas barulhentas e famintas, em fila, diante de uma vizinha gorda e descabelada que distribui guloseimas baratas.
    beijo
    Kristal

     
  • At 10:49 PM, Blogger Jonas Prochownik said…

    Você é magrinha, Dani ?
    É sempre tão elegante no que escreve, só consigo imaginar você magra.
    Por favor, diga que sim, você é bem magra. Exageradamente magra.
    Se possível magra e má.
    Não me decepcione.

     
  • At 7:38 PM, Blogger Maitê Mendonça said…

    Dani, essa tradição parece ser algo , tipo o Halloween brasileiro. Aqui no RS não existe isso. Dani. Postei fotos do meu sobrinho. Bjão

    PS: Esse livro que estás lendo é interessante?
    Nem te conto, amanhã vou ser mesária. Que tristeza...

     
  • At 1:12 PM, Blogger Unknown said…

    Dani, tambem me chamo Dani e nasci no dia 27 de Setembro, minha mãe fez promessa cosme e damião de todo ano no dia do meu aniversario distribuir doces, hoje que eu cresci a promessa passou para mim, todo ano dou doces e guloseimas para crianças e adultos, quando eu estava garvida do meu filho RAFAEL, fiz promessa aos gemeos e a corrente de medicos e doutores Bezerra de Menezes pois tive problemas na gravodes e graças a Deus e a eles deu tudo certo... VIVA SÂO COSME E DAMIÃO... Beijos

     

Postar um comentário

<< Home