Blog by Dani

sábado, setembro 30, 2006

O direito de NÃO escolher

.
Há anos, desde que me tornei eleitora, participo da tal "festa da democracia" - ou seja, trabalho nas eleições - a princípio como primeira mesária, antes de ser "promovida" à presidência da seção.
Desde então, NUNCA votei em candidato algum. Nem para presidente, deputado federal ou estadual, senador, nem para prefeito nem vereador. Em ninguém. Tasco lá uns zeros e sacramento minha insatisfação e meu descrédito na tecla verde.
Por que eu faço isso? Será porque eu não acredito em nenhum destes falaciosos? Confirma.
Será que é porque eu não me interesso nem um pouco por essa política suja que se pratica no Brasil? Confirma.
Ou será que é porque realmente não vejo sentido algum em votar no "menos pior"? Confirma.
.
Photobucket - Video and Image Hosting

O que ocorre é que prefiro me isentar da responsabilidade de ver este país, o estado ou a cidade onde vivo se afundarem, seja lá pelas mãos de quem for. Alguns dirão que estarei me "omitindo" na qualidade de eleitora. De forma alguma. Se aqui impera a tão propalada "democracia", tenho o direito de fazer o que quiser, porque a escolha é minha.
E eu escolho "ninguém", por julgar que não há ninguém capacitado para ocupar tais cargos de tamanha responsabilidade; por ter a certeza de que nenhum daqueles que aparecem sorrindo cinicamente em santinhos que emporcalham a cidade está apto para representar a mim e ao restante da população; por não ter o menor interesse por política e por sentir-me enojada diante de tão numerosas falcatruas; por ser contra o horário eleitoral gratuito (na minha opinião, deveria ser considerado crime disponibilizar em rede nacional um espaço em que homens parlapatões engrupem uma população desinformada); por estar farta de saber que não há "escolha certa" em se tratando de eleições no Brasil, e que fatalmente lamentaria que o meu voto tivesse colaborado para a eleição de mais um escroque.
.
Photobucket - Video and Image Hosting
.
Vejo nas campanhas explicativas para as eleições, o slogan "É preciso votar". É como se as pessoas fossem obrigadas a escolher um sujeito entre os vigaristas disponíveis - aquele que considerarem "menos pior" - para defensores dos seus anseios e objetivos.
Discordo. Ninguém "tem" que, obrigatoriamente, votar em algum candidato. Principalmente quando a escolha é difícil e, na maior parte dos casos, impossível.
.
Aliás, o critério para esta escolha costuma ser muito mais pessoal do que propriamente coletivo. Reparem bem. "Ah, vou votar no fulano porque ele ajudou meu irmão", ou "voto na fulana porque ela arrumou aquele emprego para minha cunhada", ou ainda "graças ao candidato tal, consegui terminar de construir minha casa". Nunca é porque o dito cujo viabilizou projetos importantes para o município, estado ou país; nunca é porque construiu escolas, hospitais ou qualquer coisa que servisse à comunidade de um modo geral. É quase sempre por alguma razão individual, própria, que nada tem a ver com o senso de coletividade - que, inclusive, falta em vários outros setores.
.
Não posso também deixar de mencionar aquele argumento muito utilizado - mas na verdade pouco inteligente - que diz que "se anulou o voto, não pode reclamar depois das atitudes do candidato eleito". É claro que eu posso! Pelo simples motivo de que não fui eu quem o colocou lá, já que não votei nele. Tenho os mesmos direitos dos que também NÃO votaram nele, mas em outro. Se não votei em tal candidato, foi porque não acreditava nele, e, portanto, posso criticá-lo o quanto quiser, pois também não sou sou obrigada a aceitar as conseqüências desastrosas de seu mandato.
.
Utilizando este princípio controverso, seria lícito afirmar, então, que quem não pode reclamar de nada é justamente quem optou pelo político corrupto, uma vez que seu voto representa a "confiança" nele.
.
Polêmicas à parte, é importante ressaltar que, embora desgostosa da política e sem nenhuma simpatia por esta movimentação eleitoreira, sou uma eleitora desinteressada, mas não alheia. Se me desinteressei do assunto, foi principalmente por ter informação demais a respeito do mesmo, e - convenhamos - o que leio, ouço e vejo não me estimula em nada a mudar de opinião.
.
Por isso, neste 1º de outubro, tendo em vista as características dos candidatos (uns, corruptos de carteirinha; outros, de pouquíssima expressão e projeção), aplicarei novamente o recurso do voto nulo - não o branco, mas o nulo.
Ninguém precisa concordar comigo, não. Afinal, vivemos dentro de um sitema "democrático", não é isso mesmo? Então faça a sua opção, e seja feliz com ela, porque tenho estado tranqüila quanto às minhas.
.
Não representa apenas de uma forma de manifestar minha indignação. Também não se trata de protesto. É, também, e acima de tudo, um completo descrédito, o mais absoluto desprezo por este processo eleitoral e todos os seus sórdidos desdobramentos.
.

8 Comments:

  • At 11:24 PM, Blogger Leleco said…

    Dani,

    A política é suja. Concordo em muito com o que disse.

    Não tenho vontade de votar em ninguém, mas tenho meus motivos para votar.

    Meu ódio pelo Lula é tão grande, que seria capaz de votar até no Collor, se este fosse seu adversário mais próximo nas pesquisas. O que o Collor fez foi coisa de Juizado de Pequenas Causas, perto do que este asqueroso do Lula está fazendo todos os dias.

    Por isso, voto no Alckmin, que tem certa cultura, e é o único candidato que pode tirar o boçal do Lula do poder.

    Lula não tem um plano de governo, tem um plano de poder, como bem disse Heloísa Helena(êta mulher porreta...rs).

    Mil Beijões, meu amor,
    Leleco

    P.S: Como você disse, vivemos num país "democrático", e até nisso o Lula destoa. É um safado autoritário, comprador de dossiê forjado, chefe de uma quadrilha perigosíssima, que eliminariam qualquer um para permanecerem no Governo. É uma lástima ver este boçal como favorito.

     
  • At 7:19 AM, Blogger Liliane de Paula said…

    Dani, concordo com tudo o que vc escreve, mas vou como Leleco votar no Alckmim para votar contra o molusco.
    Odeio política. Talvez a política que se faz aqui, nesse submundo. Sei que existe distorções em outros paises, mas aqui se prima pela impunidade. Odeio, detesto impunidade. Nem meus filhos ficam impunes qdo acho que erraram.
    Liliane de Paula

     
  • At 4:11 PM, Anonymous Anônimo said…

    Danny.. cada um tem um ponto de vista quanto ao voto.. hoje digo que não só a política, mas a mídia está tão corrupta quanto a política.. dá nojo de ligar a TV e ver a manipulação que meios de comunicação em massa fazem, para aalienar o povo e votar em quem não merece... e quanto a nossa democracia, vivemos uma falsa ideologia.. afinal, democracia seria se tivéssemos mais opções de voto.. mas não, sempre restrigem ao máximo, dando mais visibilidade a quem eles querem - a mídia. Um dia, nosso povo será amadurecido o bastante para poder escolher quem realmente merece.. hoje muitos estão indecisos em quem votar, e tudo por causa da mídia que luddibria e compra votos.. mas um dia isso muda. Tenho fé na mudança! Abraços e fique com Deus! Bom começo de semana! Sam

     
  • At 10:32 PM, Anonymous Anônimo said…

    Dani, vc. trabalha nas eleições? sabia que após participar de 8 vc.pode pedir afastamento?
    Concordo com tudo que disse, porém votei no Alckmin, o meu voto seria do Cristovam, mas...só o Alckmin poderia levar pro segundo turno, foi assim que pensei ao votar nele.
    beijos e boa semana!

     
  • At 7:59 AM, Blogger Bruna said…

    ...pois é, cada um cada um. Muito embora eu não concorde muito com seu ponto de vista, eu o respeito e defendo o direito que vc tem de se expressar.

    Fica bem.
    E boa sorte pra nós nos próximos quatro anos - sim, pq é só com a sorte que podemos contar!

    Beijos

     
  • At 8:36 AM, Anonymous Anônimo said…

    Eu não concordo nem discordo, Dani. Acho que isso tem uma causa, queé a desonestidade generalizada que nos faz cúmplices mesmo que votemos em quem acreditamos estar bem intencionados. Eu confesso q estou bem de saco cheio dessa parada de anti-Lulismo, que virou uma moda. Não defendo o Lula, mas o q vejo é q as pessoas entraram numa euforia de "votar em qq um, menos no Lula". A respota quem é, Alkmin? É fácil entrar numa de maira vai com as outras e entrar nesse discurso, sacrificar um boi doente e esquecer que a boiada tá toda contaminada. Beijooos!!!

     
  • At 5:30 PM, Blogger Mr. San said…

    Argumentos você tem, e os defende com dignidade. É o que falta nas campanhas. Abraços, Dani.

     
  • At 11:09 AM, Blogger Hanny Meire said…

    Olha só, eu concordo com vc, em tudo !!!
    Fui mesária uma vez e é assim mesmo !!!

    Um porre, vc atura um monte de coisas absurdas... e sorte sua na nossa cidade maravilhosa, ainda dão lanche, pq aqui em Salvador, nem isso !!!

    Estou horrorizada com a ignorância do povo....por muito menos do que vemos, o Collor foi colocado pra fora, e esse nojento do Lula, nem isso... ele simplesmente se faz de humilde, de bonzinho e o povo acredita....

    Aqui no Nordeste então,pior ainda,por que o povo é recaucado e diz "vou votar pq quero um nordestino no poder " (veja bem que o nordestino está ainda nessa "luta de braço", uma competição do tipo "cota" ("ah, tem que ter algum nordestino ai, né ?"-comentam.)

    Ninguém entende que não interessa onde o candidato nasceu e se criou, e sim, que ele seja inteligente e culto, que tenha um plano de governo que abranja toda a população, ricos e pobres, seja lá em lugar for do Brasil !!!!

    Menina, a gente ouve cada uma aqui, que dá vontade de vomitar, sabia ?

    Ouvi neguinho dizer "queria votar em outra pessoa mas como o Lula vai ganhar, voto nele mesmo...."

    Vem cá, quem te garante que ele vai ganhar ? E que mentalidade é essa ? Vc vai votar numa pessoa só pq acha que ela vai ganhar e conclui assim, que seu voto não faz diferença ??????

    Ora, me poupa, viu ??? Só Deus mesmo pra nos ajudar...

    BJS !!!!

     

Postar um comentário

<< Home