Blog by Dani

segunda-feira, novembro 13, 2006

Barroco brasileiro

.
Photobucket - Video and Image Hosting

Na última quinta-feira, estando de passagem pelo Rio, tive a oportunidade de ver a exposição Aleijadinho e seu Tempo - Fé, engenho e arte, que comemora os 17 anos do CCBB do Rio de Janeiro.
.
Sob a curadoria do crítico de arte Fabio Magalhães, a exposição contextualiza Minas Gerais no Brasil e no mundo, no século XVIII, e sua expressão artística máxima: o barroco brasileiro em Aleijadinho (1738 - 1814) e seus contemporâneos.
O caráter altamente expressivo de suas esculturas, atribuído à influência da cultura africana por parte de mãe (ele era filho de um arquiteto português com uma de suas escravas), transcendeu a formalidade da escola européia. Suas esculturas são reconhecidas no exterior pelos traços faciais dinâmicos, dotados de teatralidade e caráter distintivo tão marcantes que lhe imprimiam o selo inconfundível da identidade cultural brasileira.
Na juventude, o artista contraiu uma doença que o deixou aleijado e, desde então, o obrigou a amarrar seus instrumentos de trabalho aos pulsos. Daí o apelido do grande mestre, que se chamava Antônio Francisco Lisboa, e morreu praticamente na miséria.
.
Photobucket - Video and Image Hosting

Achei esta visita enriquecedora, principalmente se levarmos em conta o valor histórico das peças, importantes símbolos da escola barroca brasileira.
Além das esculturas em madeira, havia também projeções - acompanhadas por trilha sonora de composições da época) nas quais eram mostrados outros trabalhos de Aleijadinho, e um painel contando sua vida e relatando fatos históricos em ordem cronológica.
.
Photobucket - Video and Image Hosting

Photobucket - Video and Image Hosting

De tudo o que vi, duas coisas me chamaram a atenção particularmente: 1) uma maquete representando a Igreja de Bom Jesus de Matosinhos de Congonhas do Campo, com os 12 profetas à frente (neste núcleo estão réplicas menores dos 12 Profetas); 2) a escultura de Nossa Senhora das Dores, esculpida em todos os detalhes em madeira polida. A religiosidade mineira era uma característica bastante evidente no trabalho do escultor.
.
Há também obras de outros escultores e artistas contemporâneos de Aleijadinho, como Mestre Piranga, Francisco Xavier de Brito, Mestre Ataíde e Francisco Vieira Servas, e de anônimos, no módulo "Mestre do Barroco em Minas Gerais".
Tenho preferência por outros estilos de esculturas, mas não deixa de ser uma viagem no tempo, afinal, Aleijadinho é uma referência a um outro Brasil, de uma outra época.
.
Photobucket - Video and Image Hosting

No meio desse corre-corre, ainda consegui passar rapidamente pela Lagoa, onde dei minha "respiradinha vital" e sosseguei temporariamente minha alminha desterrada. Foi tudo bem rápido - não o suficiente para me desintoxicar totalmente - mas já deu para desopilar.
.
.
Clique para saber mais sobre esta e outras exposições.

8 Comments:

  • At 9:54 AM, Anonymous Anônimo said…

    Oi Dani! já estive nas cidades históricas de Minas e as obras são muito lindas mesmo, vale a pena conhecer...
    beijos, boa semana, bom feriado!

     
  • At 10:13 AM, Blogger Leleco said…

    Dani,

    Realmente a exposição foi muito legal. Fico impressionado com a riqueza de detalhes das obras de Aleijadinho.

    É sempre bom passar um dia vendo coisas belas. Dá prazer de verdade.

    Ótimo post, meu amor.

    Mil Beijões, princesinha linda,
    Leleco

     
  • At 11:39 PM, Blogger Sérgio said…

    Oi Dani
    tb estive, junto com a Claudia, visitando a mostra e ficamos muito felizes pelo que vimos.
    Bj

     
  • At 1:45 PM, Blogger Mr. San said…

    Admiro tanto o talento do Aleijadinho como esses seus posts culturais, Dani. Um grande abraço e tudo de bom, sempre!

     
  • At 6:22 PM, Blogger Vi e falei said…

    Aleijadinho era talento puro.
    Adoro seus Post culturais...bem diferentes dos meus...rs

     
  • At 8:55 PM, Anonymous Anônimo said…

    Dani, vim visitar seu blog ( o que já faço regularmente há tempos ) e agradecer a gentileza de sua mensagem de feliz aniversário.
    Sou fã das esculturas barrocas assim como da arte em geral e esse post me permitiu visitar os ótimos links culturais referentes à exposição e ao importante artista Aleijadinho.
    Agradeço também todo o carinho e simpatia que tem sempre ao visitar o blog do meu filho Jôka.
    Um beijo
    Gigi

     
  • At 10:18 PM, Blogger Chris said…

    Dani, vc sempre está antenada com as coisas legais que andam acontecendo, né? Esta exposição parece muito boa. Eu vi bastante coisas dos Aleijadinho quando estive em Ouro Preto.
    []'s
    Ps.: Só agora vi seus dois filhos peludos. São lindos!

     
  • At 1:36 AM, Anonymous Anônimo said…

    Dani, não consigo ler livros na tela do pc e fiquei muito curiosa sobre o Marley. Dai na feira do livro, olhando por tudo, adivinhe o que eu comprei:? Paguei 21 reais.
    Por falar no ALeijadinho, soube que tem um livro sobre ele... Abs

     

Postar um comentário

<< Home