Blog by Dani

quarta-feira, setembro 06, 2006

O morro dos ventos uivantes

.
Como muitos já devem ter reparado, o livro que consta na coluna à direita é “A Montanha Mágica”, do célebre escritor alemão Thomas Mann.
Inspirada no título desta impressionante obra literária, resolvi dar a mesma alcunha à montanha que se localiza à direita da minha casa.

Aqui, nas gélidas paragens da Terra de Marlboro – que conta quase 1000 metros acima do nível do mar e onde as temperaturas chegaram a 8ºC nesta noite - o tempo pode mudar bruscamente em questão de minutos, e não raro é possível observar as quatro estações do ano num mesmo dia.

E esta dita montanha, situada à direita da minha casa, é um preciso “indicador meteorológico”. Quando está perfeitamente visível, sem nuvens, prenuncia tempo bom, ou em vias de melhorar. Quando começa a cobrir, é recomendável não esquecer o guarda-chuva e um bom casaco, pois é certo que vá chover ou ventar. E há também os dias em que ela desaparece por completo, como se jamais houvesse estado ali. Por isso, achei por bem batizá-la de “A Montanha Mágica”.

(Por aqui, todos conhecemos o código para informar ao outro que o tempo vai piorar. Olhamos para a direita, analisamos as condições, e dizemos: “É... hoje o morro está “de touca” - o que significa que já há nuvens enrodilhadas no cume da montanha e que o aguaceiro não tarda chegar.)

Fiz estas fotos no último fim-de-semana. A última é do estado do nosso morrinho há alguns minutos atrás...

Image Hosted by ImageShack.us
A montanha em dias de tempo claro
.
Image Hosted by ImageShack.us
Nuvens se formando ao seu redor, indicando mau tempo
.
Image Hosted by ImageShack.us
Cadê a montanha que estava aqui?
A montanha desaparece por detrás da nebulosidade, quase não deixando vestígios de sua existência...
.
Image Hosted by ImageShack.us
... para reaparecer novamente minutos, horas ou dias depois, sinalizando uma melhora.
.
E sabe-se lá como estará amanhã. Ou mesmo daqui a pouco.

16 Comments:

  • At 4:51 PM, Blogger Taia said…

    Também tenho minha montanha.
    Fica no Mendanha e é o meu sinal do tempo.
    Beijo.

     
  • At 6:15 PM, Blogger Leleco said…

    Dani,

    Essa montanha é uma ótima meteorologista, mas conheço um meteorologista que não erra nunca. Pode até estar sol, mas se ele bicar a porta e chorar, é chuva na certa...rs

    É claro que falei do Toffy, seu Pupuzinho querido...rs

    Lindas fotos, meu amor. Espero que o morro fique descoberto em todo nosso final de semana.

    Mil Beijões, meu amor,
    Leleco

     
  • At 9:48 PM, Blogger Mr. San said…

    O bom desta montanha é que ela dispensa o uso de Photoshop, rss. Um grande abraço, Dani.

     
  • At 10:04 PM, Blogger Vi e falei said…

    Dani, tome seu tempo. É difícil mesmo. Olha eu queria uma montanha desta por aqui. Qndo cheguei aqui em Houston, tava tando calor que mal conseguia sair ar condicionado e chegar até o carro. Agora caiu um pouco, Graças a Deus. Mas ainda tá calor. Estou impressionada como a temperatura caiu por ai.

     
  • At 3:32 PM, Blogger Jonas Prochownik said…

    Me lembro das tardes dançantes no clube Higino, na minha (nem tão distante) juventude.
    Ainda existe o Higino ?
    São lindas as paisagens que pode ver de sua casa.
    Beijo
    Kristal

     
  • At 4:05 PM, Blogger Chris said…

    Menina, adorei esta montanha mágica. Eu queria ter uma por aqui. É bem melhor, e mais certeiro, que olhar a previsão do tempo no celular... :-)
    Até que enfim alguém que me entende! Aqui o pessoal adora uma chuva e frio. Eu não entendo...
    Aproveite bem o feriado.
    []'s

     
  • At 8:04 PM, Blogger Liliane de Paula said…

    Onde tem essa montanha mágica? Sem ser a da Thomas Mann? Essa eu conheço.
    Liliane de Paula

     
  • At 11:50 AM, Blogger Michel said…

    Como eu tenho uma relação de amor e ódio com São Paulo, quando vejo fotos como essa me dá uma vontade tremenda de ir para o campo, sempre pra longe do mar. Acho que estou com inveja.

    Abração

     
  • At 4:21 PM, Anonymous Anônimo said…

    eu tenho as minhas montanhas mágicas aqui no Rio... impressionante como a paisagem muda quando elas estão encobertas. Quanto ao post anterior, eu tb vi essa reportagem... o cara flutua um hotel sobre garrafas pet!!! sensacional... isso me motiva a continuar consumindo litros e litros de coca light!!! huahuahuhau... dodói eu... beijos!!!

     
  • At 4:55 PM, Anonymous Anônimo said…

    Dani,

    Lindas fotos heim?!?
    Ainda bem q passo por aqui e acabo me animando... pq vc acredita que estou com livros e mais livros pra ler, mas ando tão preguiçoso, rss.

    ótimo f.d.s.
    abs

     
  • At 7:28 PM, Blogger Barbara Lucas said…

    lindíssimas fotos... bom sinalizador, melhor que o galinho do tempo de cima da geladeira.

     
  • At 6:05 PM, Anonymous Anônimo said…

    Tb queria ter uma montanha dessa! ;p E "O morro dos ventos uivantes", vc já leu? Eu li uma adaptação, qdo era adolescente...faz muito tempo, mas eu gostei ;)

     
  • At 7:46 PM, Blogger Cristiano Contreiras said…

    Falando no Morro...já viu o filme? eu adoro este filme, para mim é a mais pura beleza do amor em um filme.
    Gostei muito e recomendo, até fiz uma comunidade sobre o filme.

    bjos

     
  • At 8:13 PM, Blogger Jôka P. said…

    Eu bem que adorava sua cidade !!!
    Faz um tempão que não vou, mas a minha prima Claudia que é professora mora e trabalha aí !
    Bacanérimas as fotos e a paisagem !
    :D
    bj!

     
  • At 8:24 PM, Blogger Maitê Mendonça said…

    Nossa, que tempo mais louco. Mas cidades serranas são assim. Quando menos se espera, algo acontece... Em Gramado descia uma neblina muito tosca... Abs

    PS: Mudei meu blog pro blogspot.

     
  • At 7:21 AM, Blogger Luci said…

    Dani! vc. agora será lembrada como "a minha amiga da Montanha Mágica"!
    Lindo post!
    bjs!

     

Postar um comentário

<< Home