Blog by Dani

sexta-feira, dezembro 02, 2005

Dirceu - A Queda!

.
Francamente, não achei que fosse acontecer. O homem do presidente ser cassado, jogado aos leões? Quase não consegui crer quando vi, pela televisão e em edição extraordinária, o resultado da votação no Congresso: José Dirceu perdera seu mandato.
Mas faz sentido. Dirceu poderia atrapalhar a candidatura de Lula à reeleição, se continuasse a seu lado como o braço direito. Mantê-lo no governo, ocupando um cargo de tamanha importância, enxovalharia definitivamente a reputação do PT, e arrastaria junto nosso não menos corrupto presidente.
Além do mais, era devida uma resposta ao povo brasileiro, que vem acompanhando esta sórdida odisséia desde o escândalo dos Correios, quando Roberto Jefferson pôs a boca no mundo e revelou ao país o maior esquema de corrupção já operado no Brasil.
.
.
O povo queria um desfecho justo, e até o momento apenas Jefferson havia sido punido com a cassação. E ele era o denunciante! E os denunciados? Mais uma vez, ficaria tudo por isso mesmo?
Lula achou por bem não desfeitear a nação indignada, pois isso poderia lhe trazer uma certa rejeição, o que não seria uma boa estratégia quando o que se almeja é a reeleição. Apoiou o "companheiro", declarando-o inocente até o fim, mas não fez tudo o que podia para mantê-lo no cargo - e sabemos que poderia fazê-lo. Mas compreendeu que esta atitude poderia abalar a pouca confiança que alguns incautos brasileiros ainda lhe depositam, e prejudicar sua candidatura no próximo ano.
.
BRASÍLIA. Na madrugada de ontem, logo após ter sido cassado, José Dirceu desabafou com amigos que foi abandonado por petistas e até mesmo pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva — que, reconheceu depois, não poderia ter ido além do que foi. Ainda na quarta-feira, Lula conversou por telefone com Dirceu, pouco antes de começar a sessão da Câmara, para lhe desejar boa sorte. A confidência foi feita em seu apartamento na presença de poucos políticos e de algumas amigas de sua mulher, Maria Rita.
— Se o Planalto tivesse ajudado, a história seria outra — desabafou Dirceu.
.
Lula e Dirceu são feitos do mesmo material, e primam pelo cinismo de suas declarações. Em entrevista concedida ao Jornal O Globo, o ex-ministro e ex-deputado pontuou sua cassação com frases pífias que, as estas alturas, não convenceriam nem uma criança..
.
"Perdi meu mandato e isso não é pouca coisa. Foi uma violência! Estou me sentindo como se tivesse perdido a própria vida! É uma dor que ninguém pode imaginar, mas espero ter forças para superar. "
.
Um dos únicos momentos em que o ex-deputado se incomodou foi ao ser perguntado se estava sustentando o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares. Muito irritado, disse que não tem condições financeiras para isso e defendeu o ex-tesoureiro com veemência.
.
"— Isso é desrespeito! Isso é uma ofensa à minha honra! Não tenho dinheiro nem para pagar a pensão das minhas filhas na semana que vem! O Delúbio é um homem simples e não houve enriquecimento pessoal ilícito. Eu não estou podendo me sustentar muito menos sustentar o Delúbio!"
.
"Se se provar que existiu mensalão eu aceito, mas ninguém provou."
.
"Não fui cassado por corrupção, não sou corrupto, e tenho as mãos limpas. Quero ser investigado até o final, mas foi uma cassação política."
.
"Quero reiterar meu agradecimento ao presidente Lula, que disse a todo o país, com a responsabilidade do presidente da República, que eu era inocente e que não havia provas contra mim."
.
Não foi à toa que levou umas bengaladas. Pelo visto, não é só no ex-deputado Roberto Jefferson que ele provoca "os instintos mais primitivos"....

11 Comments:

  • At 6:34 AM, Blogger Unknown said…

    Dani,

    Da classe política, ao que parece, não escapa ninguém. Onde colocar o dedo vai encontrar alguma falcatrua. Por essas e outras não votarei em mais ninguém. Provavelmente nem vou me dar ao trabalho de anular o voto.

    Sei que falo isso mas na hora acabo me envolvendo politicamente. Vamos ver como fica.

    Um bom fim de semana para você e Leo. Deve chover, mas isso não atrapalha.

     
  • At 7:54 AM, Anonymous Anônimo said…

    Política tornou-se (ou será que sempre foi?) uma grande sujeira. Talvez fosse uma sujeira menor. Sei lá. Não confio em ninguém que esteja metido nela. Belo post, dona Dani. Palmas pra vc. :D
    Beijo.

     
  • At 9:27 AM, Anonymous Anônimo said…

    Eu tinha certeza que aconteceria...

    Beijos

     
  • At 8:51 PM, Anonymous Anônimo said…

    Oi Dani,
    Ótima notícia, estava mais que na hora não é mesmo?!
    Seria muito bom agir assim com todos. Aí acho que não sobraria muita coisa em Brasília.
    Um lindo fim de semana pra vc.
    Tudo de bom

    Bjs

     
  • At 9:59 PM, Anonymous Anônimo said…

    Dany, só espero que tal acontecimento tenha um futuro e não fique só nesse circo televisivo que foi a cassação. Mas eu morri das bengaladas, ah sim!!!!!!

     
  • At 9:14 AM, Blogger Mr. San said…

    Foi ótimo, mas que há muito maquiavelismo por trás disso tudo, há. Sai um cara perigoso (Dirceu), eu diria, mas fica outro talvez até mais (Lula), mestre da enganação. Dirceu já sabe como é agir na clandestinidade (queria ser guerrilheiro). Não sei se não continuará atuando por trás dos panos negros da política mesmo com a cassação. Vamos ver o que acontecerá no ano que vem. Aqui no Sul, o discurso dessa gente parece ter ruído de vez. Mas vamos ver... Abraços e bom final de semana, Dani.

     
  • At 6:51 PM, Anonymous Anônimo said…

    e pensar que a barbara abramo, da folha, previu essa queda, hein?!?!?

    luz da lua
    www.recantodalua.blogger.com.br

     
  • At 11:56 PM, Blogger Leleco said…

    Dani,

    Você sabe tudo o que penso sobre este nazista brasileiro. O José Dirceu é tudo que mais detestamos em um ser humano. É manipulador, orgulhoso, bandido, cínico, mentiroso, nojento....e o pior defeito que um homem pode ter: É amigo do Lula, e isso já é motivo o bastante para detestá-lo com todas as minhas forças....rs

    Fiquei de alma lavada quando ouvi na Globo em edição extraordinária que tinha perdido o seu mandato.

    Mas creio que agirá agora por debaixo dos panos, como sempre fez....a diferença é que não poderá agir legitimamente.

    Mil Beijões, meu amor...

     
  • At 1:18 AM, Blogger Adri said…

    Oi dani..é estranho mesmo, mas a amizade ficou muito legal.
    Infelizmente, muita gente online só quer saber de transar.... amigos é difícil mesmo, por isso preservo o máximo com quem eu tc.
    Quanto a ida ao Rio, sou parceiro...amo essa cidade tb. E quando fores a Porto Alegre, tem quarto de hóspedes lá em casa.
    Bj e valeu pelo conforto do visto...

     
  • At 12:56 PM, Blogger Micha Descontrolada said…

    tá na hora das coisas começarem a funcionar nesse nosso país.

    beijosssssssss

     
  • At 1:54 PM, Anonymous Anônimo said…

    Olá Dani!
    Bom, nem preciso dizer nada a respeito do tal Dirceu, já o fiz no ponto e tu lesse.. bom, veremos quem será o próximo a governar nosso país, e espero que possa fazer a diferença!
    Um beijo e fique com Deus!
    Bom domingo
    Sammy

     

Postar um comentário

<< Home