Blog by Dani

sábado, outubro 01, 2005

Quem eu quero ser quando crescer


Herdei do meu pai o hábito da leitura, e não passo um dia sequer sem manusear um livro, uma revista ou um jornal – gosto de ler crônicas, colunas, biografias, ficção, tudo o que me cair nas mãos.
Quando criança devorava livros, engolindo avidamente cada parágrafo, já com a urgência do próximo volume. Agora prefiro digerir a leitura mais lentamente, saboreando cada palavrinha, absorvendo o vocabulário, a gramática, o texto propriamente dito e revelando suas entrelinhas.
Há escritores brasileiros a quem admiro, e que leio com um prazer redobrado, pois me fornecem um rico material para escrever, falar, pensar, raciocinar e formar opiniões. Sendo assim, não posso deixar de citar ao menos ALGUNS destes valorosos nomes – bastante conhecidos, aliás. Quando eu crescer, quero ser Martha Medeiros, Ruy Castro, Rubem Alves, Marina Colasanti, Lya Luft, Diogo Mainardi, João Ubaldo Ribeiro, Artur da Távola.

4 Comments:

  • At 1:46 AM, Anonymous Anônimo said…

    O que eu quero ser quando crescer?!? Essa pergunta nunca fez tanto sentido na minha vida... Aliás, pelo que tenho notado, ela só faz sentido quando se tem uma certa idade... Sendo dessa forma uma temeridade dirigí-la às crianças...
    Mas o fato é que "é assim que a banda toca", perguntas certas às vezes surgem em momentos errados e as respostas só vem quando já não há perguntas a responder...

     
  • At 12:14 PM, Blogger Dani said…

    Meu caro Rangel, acho que você não compreendeu muito bem o texto. Não fiz propriamente uma pergunta, mas uma afirmativa, apenas para servir como gancho para explicitar minha admiração por quem sabe escrever bem. Foi apenas um modo de falar. Acho que, se reler o texto com mais atenção, verá que não estou tratando de "escolha de profissão".

     
  • At 4:37 PM, Anonymous Anônimo said…

    Dani, realmente estes autores citados escrevem bem demais. São mestres da literatura brasileira e mundial.
    Não sou especialista e muito menos um mestre do idioma, mas eu acho que além de bem escrito, um texto tem de ter clareza. Às vezes vemos textos bem escritos, mas se não houver clareza no sentido das palavras, fica comprometido o entendimento. Já li textos bem escritos, mas pesados. Uma boa escrita é leve.
    Eu leio com prazer o que você escreve, pois vejo a clareza e criatividade dos seus textos. Eu acho que Ruy Castro, por exemplo, tinha e tem os ídolos dele. Todos buscam inspiração em algo ou alguém.
    É tão bom ler um texto e poder compreendê-lo com facilidade.
    Seu Blog virou uma boa rotina de leitura para mim.
    E pode acreditar, aprendo muito com você.

     
  • At 5:05 PM, Blogger Unknown said…

    Que seleção!

    Vi que você tem o site Releituras entre seus favoritos. Pertence ao Arnaldo, um amigo meu. Se você for até a biografia de João Ubaldo, vai ver que a foto foi tirada por mim, no Flor do Leblon.

    Quem sabe, por osmose, eu aprendo alguma coisa com ele.

     

Postar um comentário

<< Home