Blog by Dani

domingo, setembro 18, 2005

Aniversário da Colombo


A Confeitaria Colombo, a mais tradicional do Rio, fez aniversário ontem, dia 17.

Nos seus 111 anos de história, já recebeu em seus salões espelhados presenças ilustres, como Olavo Bilac, Getúlio Vargas, Villa Lobos, o rei Alberto da Bélgica (em 1920) e a Rainha Elizabeth (em 1968), entre outros. E não se pode esquecer dos turistas, que entram e ficam extasiados. Numa tarde, passando em frente à porta, vi um grupo de estrangeiros fotografando tudo lá dentro – devem ter clicado até os convidativos “acepipes”, naquelas cristaleiras cuja observação só pode ser feita estando de posse de um bom babador. São servidos não apenas doces e lanches, como também o famoso chá completo (com todas as iguarias finas a que se tem direito) e banquetes pantagruélicos, preparados com esmero por chefs conceituados.



Fundada em 1894, pelos portugueses Joaquim Borges de Meirelles e Manoel José Lebrão, a Confeitaria Colombo é parte do patrimônio histórico, cultural e artístico da cidade, além de obrigatório ponto turístico para quem visita o Centro do Rio.
Sua decoração, em estilo art nouveau, comporta gigantescos e reluzentes espelhos belgas, mármores italianos e mobiliário em jacarandá, do início do século passado. No teto, uma grande clarabóia permite que a luz natural inunde o restaurante através de um vitral colorido. Sua arquitetura, conservada até hoje e mantida pelas reformas, nos remete imediatamente à belle époque da sociedade carioca tão logo cruzamos as soleiras.
Localizada na rua Gonçalves Dias, está imortalizada na literatura nacional como cenário de diversas obras e foi ponto de encontro de artistas, políticos e intelectuais.

OBS: Assim que for possível, passarei lá para fazer um lanchinho e comer uma éclair (nome bonito que se dá a uma prosaica bomba de chocolate/creme na Colombo).

1 Comments:

  • At 6:49 AM, Blogger Unknown said…

    Quando criança, sempre que minha mãe me levava à cidade era obrigatória uma parada na Colombo. Para variar, bomba de chocolate. Comia umas três. Deliciosas.

    Transcrevi esta notícia para o Alma Carioca e peço a sua licença para isso. Está em NOTÍCIAS.

    Boa semana, sem muita política para nos estressar.

     

Postar um comentário

<< Home