Blog by Dani

sexta-feira, janeiro 04, 2008

A insustentabilidade do sustentável

.
Anteontem recebi um e-mail daqueles que eu costumo deletar sem nem abrir. Era de uma amiga que costuma mandar mensagens toscas em massa, e em quantidades enormes. Mas esse, eu, por acaso, resolvi olhar.
O título da mensagem era "2008 sustentável". Intuí logo que fosse algo de cunho "ecológico", e era mesmo. Parecia aquele comercial do Bradesco com a voz do Wagner Moura. Umas fotos lindas, com mensagens que apelavam à consciência de preservação do planeta... uma beleza.
.
.
O detalhe é que eu discordo dessas campanhas "economize-água-apague-a-luz-proteja-as-baleias". Não vejo o menor sentido nisso. Dani, que pessoa horrorosa você é!!! Calma, pessoas. Não sou nenhum tipo de "anti-cristo" da natureza, não jogo papel no chão nem jogo pilhas na água dos riozinhos. Nem xixi na praia eu faço.
.
.
Que a coisa está ficando feia pro nosso lado, todos sabemos. Em pouco tempo, pode ser que o ar do planeta fique irrespirável (como, aliás, em muitos lugares já está) e que, confirmando os piores medos da minha mãe, o mar engula Copacabana (e todo o resto que estiver próximo ao litoral de todos os países).
O que acontece é que eu acho que "uma andorinha só não faz verão". Ou todo mundo (todo mundo MESMO, no sentido do MUNDO INTEIRO) acorda para isso e faz alguma coisa, ou não adianta nada um só achar que está salvando o planeta.
Tem sempre quem diga a célebre frase "mas se cada um fizer a sua parte...". Pois é. Só que, se eu fizer a minha, quero ver todo mundo fazendo também, senão é trabalho de formiguinha. Se é preciso que nos privemos de várias coisas agora para que elas ainda existam no futuro, então isso deveria ser do interesse de todos.
.
.
É como aquela pessoa que cuida para que o mosquito da dengue não se crie na sua casa, mas é picada pelo mosquito que veio da casa do vizinho que não fez nada.
.
.
Outro dia, estava lendo sobre uma família brasileira residente nos Estados Unidos, que, imbuída de uma ingênua consciência ecológica, resolveu radicalizar e deixou de acender a luz em casa, descia sete andares de escada para não usar o elevador, não comprava mais livros nem usava mais papel higiênico, não andava mais de carro, nem possuía celulares ou televisores em casa. Nem brinquedos os filhos têm, em respeito à matéria prima com que são fabricados. "Que exemplo!", muitos podem pensar. Pois eu acho ridículo.
A intenção, é claro, é das mais nobres. Mas como o próprio artigo da revista deixa claro, a iniciativa é de uma inutilidade total. Enquanto eles deixam de ler, ver Sexy and The City, falar no telefone e se limpar, toda a vizinhança do prédio onde moram continua subindo e descendo de elevador, indo de carro a todos os lugares, falando no celular e usando quilômetros de Neve perfumado-estampado com folha dupla. Resultado: a supeconsciente família está fazendo papel de boba, no meio daquela vizinhança que nem sabe o que é coleta seletiva.
.
. .
Por isso é que eu acho que isso deveria partir de uma quantidade de pessoas que representasse alguma mudança significativa. E também não concordo quando as pessoas decidem se engajar nessas campanhas só por demagogia, para parecerem boazinhas e preocupadas. O assunto é sério, não há espaço para promoções pessoais. Se não pela extinção do mico-leão-dourado ou pelo derretimento das calotas polares, que seja pelo medo, pelo instinto de sobrevivência de cada um.
. .
Se temos que pensar nisso, que pensemos todos juntos.

Marcadores: , ,

6 Comments:

  • At 1:41 PM, Blogger Leleco said…

    Dani,

    Muito legal o seu post. As imagens são lindas.

    Concordo com você, pois não adianta o trabalho de uma só pessoa. É necessário que todos façam sua parte. Mas isso é complicado, ainda mais num país atrasado como o nosso.

    Acho que a maioria esmagadora da população mundial pensa assim: "Que se dane o planeta, não vou viver eternamente mesmo..."

    De todos os problemas citados nas fotos do post, acredito que a falta de água será o maior de todos os problemas.

    TE AMO, MEU AMOR!!!

    Mil Beijões, meu amor,
    Leleco

     
  • At 6:49 PM, Blogger Micha Descontrolada said…

    tb recebi esse email e fiz questão de repassar pra todos da minha lista..

    ...... @@ ......... um abraço
    ....@(`;`)@........e um ótimo
    0==/--\\\\==0.....2008
    ...../___\\\\...........
    ....._| |_...........beijossss

     
  • At 12:28 PM, Blogger Jôka P. said…

    Se alguém me mandar esse, ou qualquer outro e-mail pps, eu deleto, bloqueio o remetente e coloco o nome dele na boca do sapo.

    Bjss!

     
  • At 9:48 PM, Anonymous Anônimo said…

    Bem legal o post. O difícil é esse povão brasileiro se conscientizar de alguma coisa.

     
  • At 8:41 AM, Blogger Vi e falei said…

    Também concordo que precisava sim partir de um número de pessoas com mais destaque. E de acordo com a presença que tenham em cada grupo. Li que Angelina Jolie pretende usar a ilha que compraram em Dubai para debates e pesquisas ambientais. Se isto tem valor ou não, eu não saberia dizer, mas se estão bem intencionados (e podem fazer deste jeito) já aplaudo. Aqui, pessoas que tem vez na mídia, deverão dar exemplo também.

     
  • At 6:02 PM, Blogger Carla Andrade said…

    Vim fazer uma visitinha rápida.

    beijos.

    Ameeeeeei o post.

    Assino em baixo.

     

Postar um comentário

<< Home