Blog by Dani

sábado, novembro 25, 2006

Essa rua tem RG (2ª parte)

.
Estou achando muito bacana fazer essa pesquisa sobre os nomes dos logradouros da cidade. Descobrindo suas origens, acabamos por conhecer os personagens que fizeram parte do passado do lugar, assim como nossas próprias raízes culturais.
.
Hoje, aproveitando a pergunta do meu amigo Jôka nos comentários do post anterior, deixo algumas curiosidades a respeito do badalado bairro de Copacabana - escala obrigatória para quem visita o Brasil e o Rio de Janeiro. Acrescento ainda a lírica Ipanema, reduto de tantos artistas nas décadas de 50 e 60. E o Leblon das novelas do Maneco? Alguém sabe de onde veio este nome?
.
COPACABANA
.
Photobucket - Video and Image Hosting


A origem do nome da praia e do bairro de Copacabana - e, portanto, da Av. Nossa Senhora de Copacabana - já foi contada até nas telas do cinema e suscita controvérsias. Uma das versões refere-se à devoção por uma santa peruana cuja imagem foi achada na praia como que por milagre. A curiosidade está na adaptação do nome, que de Kjopac Kahuana passou a Copacabana..

Outra versão provável envolve uma cidade boliviana às margens do Lago Titicaca. Ali era cultuado o deus Copac Awana, responsável pela boa pesca, sendo uma exótica figura – meio homem, meio mulher e com rabo de peixe – talhada em bonita pedra de coloração azul.

Especula-se ainda que Copacabana viria do tupi cuá cocaba ana, significando “a enseada que se encosta”.
.
Photobucket - Video and Image Hosting

Há também quem diga que o nome "Copacabana" só teria sido usado para a praia no Rio de Janeiro a partir do século XIX, quando lá não mais existiam tupis, e quando chegou justamente a imagem de Nossa Senhora, trazida da Bolívia, que ficou abrigada em uma capela perto do Arpoador.
.
Photobucket - Video and Image Hosting

Como se vê, o mais famoso bairro do Rio tem muitas histórias por trás de seu nome. Escolha a sua.
.
IPANEMA
. .
Photobucket - Video and Image Hosting

A praia de Ipanema, hoje uma das mais disputadas pelos banhistas, surfistas e gente que frequenta o lugar somente pela badalação, custou a se tornar um "point", talvez por causa do significado de seu nome, de origem indígena, que quer dizer "água ruim para nadar e pescar". Nome, pelo visto, muito mal aplicado e que de forma nenhuma faz jus aos encantos do bairro.
.
LEBLON
.
Photobucket - Video and Image Hosting

Do outro lado do canal que fazia a ligação da Lagoa Rodrigo Freitas com o mar existia uma pacata fazenda, cujo último proprietário foi o francês Charles Le Blum, que se desfez das terras em 1845. Somente em 1930 deu-se início a um loteamento nesta parte da restinga, cujo nome foi adaptado para Leblon. Há outras versões, mas todas ligadas ao estrangeiro.
.

8 Comments:

  • At 11:28 PM, Blogger Leleco said…

    Dani,

    Estou adorando essa série de posts sobre os significados de ruas e bairros.

    Seu Blog sempre traz coisas interessantes, além de textos bem escritos, fotos lindas e músicas gostosas de se ouvir.

    Amo você, meu amor, e estarei aguardando a 3ª parte dessa série de posts.

    Mil Beijões, princesinha maravilhosa,
    Leleco

     
  • At 8:40 PM, Anonymous Anônimo said…

    Dani, como sempre vc dê parabéns pelo blog, pela pesquisa. Vc consegue manusear tão bem o blogspot, as figuras, deixa isso aqui tão bonito. Sabe, eu achei massa descobrir a origem das coisas. Isso faz as pessoas valorizarem mais a história... Abs

     
  • At 11:48 AM, Blogger Barbara Lucas said…

    muito legal tua pesquisa
    instrutiva prá caramba.
    bjinho

     
  • At 9:45 PM, Blogger Michel said…

    Muuuuito interessante. mas sera que existe significado para uma rua aqui em Sp que chama-se: Rua Borboletas Psicodelicas?

     
  • At 10:51 PM, Blogger Chris said…

    Dani, adorei saber sobre a origem destes nomes.
    Nossa, que lindo o arco íris duplo! Muito legal.
    []'s

     
  • At 11:14 AM, Blogger Rafa said…

    To adorando essa série e esperando a continuação.

     
  • At 12:05 PM, Anonymous Anônimo said…

    Adoro o Rio...

     
  • At 1:11 PM, Blogger Jôka P. said…

    As origens de Copacabana são discutíveis,mas acho lindas todas essas histórias !
    Bjs e parabéns Dani !

     

Postar um comentário

<< Home