Blog by Dani

terça-feira, setembro 12, 2006

Fusão de tarefas

.
Fui escalada pela Vi para listar oito coisas a meu respeito, e também pela Tuka, que me incumbiu de seis. Para cumprir a dupla missão, resolvi fundir as duas tarefas num único post, matando assim dois coelhos com uma "caixa d'água" só. Sabe-se que não sou afeita às listas, mas também não me furto ao convite gentil de um(a) companheiro(a) de blog – embora eu evite passar a coisa adiante.

1. Síndrome de organização

Não, definitivamente bagunça não combina comigo. Detesto roupas emboladas pelo chão, sapatos ou caixas embaixo da cama, pilhas de papel sobre a mesa. Portanto, isso jamais será encontrado nos espaços que ocupo.
Não é algo obsessivo, de forma alguma. É, antes de mais nada, uma vontade de arrumar as coisas e depois saber onde encontrá-las. Não sou como uma conhecida minha, que faz questão de que os cabides fiquem sempre a uma mesma distância um do outro dentro do guarda-roupa. Isso aí já não é mais organização. É piração mesmo, e da boa.

2. O banho nosso de cada dia

Image Hosted by ImageShack.us

Adoro água. De piscina, mar, banheira, torneira e principalmente a do chuveiro, sem a qual não passo MESMO. Por isso é que essa coisa de acampar no mato nunca me atraiu. Se for para ficar num lugar onde não me seja possível tomar um banho quente (e de preferência num banheiro de verdade), não me convide, que eu não vou. Não durmo se não tomar um banho antes, é um hábito do qual não abro mão.

3. Mãe de todos

Essa peculiaridade herdei da minha mãe: gosto de ajudar os amigos, ceder ombro e ouvidos, cuidar das pessoas próximas. Digo “peculiaridade” porque nem sempre ser solidário é encarado como uma qualidade. É que muita gente confunde boa-vontade com ingenuidade e passa a abusar das nossas boas intenções. Apesar de andar com o desconfiômetro ligado, não deixo de apoiar, ouvir, presentear e mimar quem realmente merece.

4. “Riomaníaca”
.
Image Hosted by ImageShack.us

Uma vez um conhecido de outro estado me tachou de “Riomaníaca”. Sou mesmo, assumo. E com muito orgulho. Embora tenha nascido a 1 hora e meia da cidade do Rio de Janeiro, por uma dessas incongruências do destino, tenho sangue 100% carioca: pais, avós, tios, primos, todos cariocas legítimos. Nem mesmo o namorado escapou: é também um bom carioca de Vila Isabel. Considero-me, portanto, alguém geneticamente carioca, com todas as características inerentes à naturalidade.
Mas o que me torna carioca de verdade é a incrível (e perfeitamente compreensível) paixão que nutro pela cidade, por seus recantos, paisagens, personagens, história e histórias. Tudo o que diz respeito ao Rio me interessa imensamente; alarmam-me e preocupam-me seus problemas, na mesma medida em que me deslumbram e me energizam suas belezas e qualidades.
Minha intensa ligação emocional com o Rio é algo absolutamente indefinível através de palavras, pois transcende o universo do explicável e do palpável. Meu coração simplesmente abraça essa cidade.

5. Está sempre fresquinho porque vende mais ou vende mais porque está sempre fresquinho?

Image Hosted by ImageShack.us

Sou completamente viciada em biscoitos. Salgados, doces, recheados, amanteigados, quadrados, redondos... qualquer tipo. À tarde, naquela hora em que bate a vontade de beliscar alguma coisa, sempre me encontrarão roendo um biscoitinho.

6. “Arteira”

Image Hosted by ImageShack.us

- Ciranda Mista (bronze), de Sandra Guinle -

Tenho uma profunda admiração por arte e por quem sabe expressar sua sensibilidade dessa forma, seja na pintura, na escultura, na literatura, na música ou na dança. Posso não entender grande coisa, mas as manifestações artísticas sempre me tocaram e me emocionaram muito. Esta particularidade talvez se deva à minha forma “filosófica” de pensar acerca do assunto, pois acredito ser a arte a única razão de estarmos neste mundo, e a única forma de perpetuarmos nossos feitos, tornando-nos eternos.

7. Querido Diário

.
Image Hosted by ImageShack.us

Desde os 11 anos tenho o hábito de fazer e colecionar cadernos de anotação. Enquanto fui criança e adolescente, poderia chamá-los de “diários”, mas agora prefiro enquadrá-los na categoria de “anotações para a posteridade”. Não vivo do passado, mas não quero esquecer os dias anteriores aos do momento presente, pois isso significaria deletar meus próprios arquivos mentais, minha história pessoal.
Então tomo nota de uma sensação, de um fato, de uma notícia, de um evento, de qualquer sentimento ou episódio que marque aquele dia e o diferencie dos outros. E, quando mais tarde eu quiser me lembrar de alguma coisa, ou encontrar a mim mesma, poderei recorrer à minha própria biblioteca existencial.

8. Testamenteira

Acho que nem preciso dizer, porque quase todos devem ter notado: eu escrevo posts enormes, quase sempre. Gosto de completar meu raciocínio, deixar tudo bem claro, bem explicado, e acabo escrevendo demais. Eu deveria pedir desculpas por isso, e me mancar de que meus leitores acabam lendo só o início ou o fim dos meus textos, mas não posso prometer que não farei de novo. É incontrolável: as idéias vão surgindo, borbulhando e, transformadas em letras e palavras, colam-se à tela do computador, formando verdadeiros testamentos.
Enfim, chegamos ao fim de mais um. Ufa.


P.S. Podem ficar sossegadinhos, leitores deste blog: não passarei a bola para ninguém.
P.S. 2: Meninas, missão cumprida.

23 Comments:

  • At 7:10 PM, Blogger Leleco said…

    Dani,

    Posso te dizer que te conheço como ninguém, e assino embaixo em tudo que falou.

    Considero os 8 tópicos como qualidades suas que aprecio demais.

    Também sou "Riomaníaco". Você, além de ter sangue carioca, é uma autêntica carioca. Não basta nascer no Rio, tem que amar a cidade, e isso sobra em você.

    Te amo, meu amor.

    Mil Beijões, anjinha linda,
    Leleco

    P.S: Seus posts sempre são muito interessantes. Nunca me canso de ler.

     
  • At 7:58 PM, Blogger Vi e falei said…

    Eh gente de palavra é outra coisa não? Pois é, eu escolhi vc, só vc...rs para também nào passar a bola muito para a frente. Mas tu foi e lá e com coragem chutou direto...rs Eu gostei de ler e saber de vc. Seus posts são testamentos no sentido de que presenteia a nós! Eles são ótimos de ler.

     
  • At 9:41 PM, Blogger Taia said…

    Tá contratada para vir organizar minha vida!
    Fui a exposição da Sandra Guinle e vi essa Ciranda. ela custa a bagatela de 6 mil reais. Vai lá no meu flickr que tem um monte de fotos...
    Estarei dia 22 aí na Terra de Malboro, bora nos ver?
    Beijão!

     
  • At 10:16 PM, Blogger Mr. San said…

    Tem uma coisa que sempre observei nos seus posts, e não é o tamanho deles: é o cuidado com a língua portuguesa.

    Já que estão sempre fazendo votações para premiar blogs, bem que poderiam se lembrar também daqueles que tratam o português com dignidade.

    Se fizessem isso, com certeza você seria uma das contempladas. E no melhor sentido: forma e conteúdo.

    Eis por que sempre venho (com prazer) aqui.

    Um grande abraço, Dani.

     
  • At 10:40 PM, Anonymous Anônimo said…

    Caramba, tb tenho mania de organizacao...

    B
    j
    o
    k
    a
    s

     
  • At 11:20 PM, Blogger Tuka said…

    Adorei! Temos coisas em comum, querida - rs.

    Super beijo!

     
  • At 8:44 AM, Blogger Bruna said…

    Também fui etiquetada! Relutei e não aderi à corrente, porém, hoje, vi que mais uma pessoa me incubiu.

    Essas coisas pegam, não?

     
  • At 9:01 AM, Blogger Carla said…

    Tmb não gosto de acampar, pelo mesmo motivo e pela falta de conforto. E parabéns, sua cidade é realmente mto linda!

     
  • At 2:36 PM, Blogger Maitê Mendonça said…

    Pois é Dani, não me convidem para acampar, pois eu não fico é junto com aranhas.... Meu namorado diz que encontra várias quando vai acampar.... Abs

     
  • At 4:15 PM, Anonymous Anônimo said…

    Adorei suas peculiaridades!
    Teho vontade de acampar alguma vez, imagino que deve ser divertido, mas tenho minhas dúvidas de q eu vá gostar de verdade, pois não sei viver sem um certo conforto...
    Gosto da maneira como se expressa, não se preocupe muito com o tamanho do post. Post grande é ruim quando não é uma leitura interessante.
    bjos!

    Ana Julia

     
  • At 7:24 PM, Blogger Liliane de Paula said…

    Dani, sou urbana toda. e organizada. O Leleco é organizado?
    Liliane de Paula

     
  • At 8:13 PM, Blogger Jôka P. said…

    Também adoro o Rio, as artes, doces e tomo banho todos os dias.

    Correntes, só de ouro maciço.
    E olhe lá.
    :)

     
  • At 9:17 AM, Anonymous Anônimo said…

    ola...vim pelo blog do Jokja e achei um monte de gente conhecida aki! q bom!/ tb ja fiz a lista... mto legal esta coisa de blog ne? sou blogolatra. um beijo!

     
  • At 10:13 AM, Blogger marCOX said…

    realmente escreves um bocadinho! hehe jinhos

     
  • At 11:33 AM, Blogger She Python said…

    muito bom se conhecer.. não consegui elencar nem 3... surgiram logo uns 20... de qquer forma... farei isso no fim de semana.

     
  • At 12:54 PM, Blogger Jonas Prochownik said…

    Ainda bem que não pretende nos enviar essa tarefa.
    Sou uma tremenda quebradeira de correntes.
    Gostei de seu perfil.
    Também sou super limpinha.

     
  • At 2:10 PM, Anonymous Anônimo said…

    Dani!
    Você tirou quarto lugar no meu quiz! Vai lá no ReB buscar seu selo!
    Beijos!!!

     
  • At 8:43 PM, Anonymous Anônimo said…

    Cara, acredite se quiser, mas VC É IGUAL A MIM !!!!!! JURO !!!!
    Bjs !!!!!

     
  • At 8:44 PM, Anonymous Anônimo said…

    Cara, acredite se quiser, mas VC É IGUAL A MIM !!!!!! JURO !!!!
    Bjs !!!!!

    (foi mal, eu errei ai em cima !!!)

     
  • At 1:50 AM, Blogger Unknown said…

    Eu gostaria mesmo de ser organizada... Será que ainda dá tempo? rs
    Adoro o Rio, adoro banhos e adoro seus textos: sempre uma boa companhia!

    Beijão!

     
  • At 9:54 AM, Blogger Chris said…

    Dani, eu tb gosto de tudo organizado pra facilitar a vida da gente. Fica bem mais fácil de achar depois, mas eu sofro muito com meu marido que é um bagunceiro de primeira. Larga os sapatos espalhados pela casa, a mochila no chão, as bordas rasgadas dos envelopes da correspondência em cima da mesa, etc. :-)
    Eu também não fico sem meu banho de água quentinha todos os dias... pelo mesmo motivo que vc, detesto estes programas tipo acampar... sempre falo pra nem me chamar se não tiver água quente e eletricidade. Eu tb detesto mosquitos! :-)))
    Mudando de assunto, o meu irmãozinho Lucas é muito carinhoso, sempre foi. Ele tem 7 anos e sempre me deixa recados no msn. Teve uma vez que eu acheguei e tinha uma gravação dele cantando uma musiquinha pra mim. :-))) Salvei e tenho até hoje.
    O tempo aqui melhorou. Tá fazendo um sol bem gostoso nos últimos dias. Estou até pensando em convencer o meu marido a ir à praia neste fim de semana, tomar um sol. Eu tô muito branca. :-))

     
  • At 6:48 PM, Blogger Alba Regina said…

    amei ... minha filha tbm é fanática por biscoitos. tem um novo no mercado? pergunte a ela. ela é quase uma crítica de biscoitos!!! beijo dani.

     
  • At 7:16 AM, Blogger Luci said…

    Dani! rs! tb. vou te contratar pra organizar as coisas por aqui!!!
    tem coisa mais gostosa que tomar banho e ir dormir?
    mãe de todos? igualzinho aqui!
    rio é lindo mesmo!
    quase não como biscoitos... alergia não me permite muitas coisas!
    arteira é uma qualidade do coração
    diários? tentei algumas vezes. atualmente estou pensando em escrever minhas memórias...rs! vai que dá um bom roteiro pra hollywood...!
    eu não sou leitora de ler só o começo. qdo não tenho tempo, deixo um bj, mas volto depois pra ler tudo! pelo tamanho do comentário, vc. viu que eu jogo no seu time...rs!!!
    bjs!
    bom final de semana!
    aqui amanheceu ventando, um pó do Saara! e vem chuva!

     

Postar um comentário

<< Home