Blog by Dani

segunda-feira, julho 03, 2006

As composições de Arcimboldo

.
Deixemos de lado os assuntos relacionados ao futebol, e falemos do que realmente interessa: de arte - da verdadeira arte!
.
Image Hosted by ImageShack.us
.
Vocês certamente já devem ter visto em algum lugar alguma dessas inusitadas gravuras, cujas figuras humanas são compostas de outras figuras conhecidas, como frutas, flores e animais. Mas como se sabe muito pouco a respeito do autor das obras, é provável que muitas pessoas não saibam quem foi GIUSEPPE ARCIMBOLDO.
.
Image Hosted by ImageShack.us
.
Sabe-se pouco sobre a vida de Giuseppe Arcimboldo. Depois de passar 26 anos nas Cortes de Viena e Praga, voltou a Milão, onde é quase certo que tenha nascido.
Arcimboldo nasceu em 1527, filho de um pintor chamado Biagio Arcimboldo, que trabalhava na construção da Catedral graças a uma relação de parentesco com o Arcebispo Gianangelo.
.
Image Hosted by ImageShack.us
.
A marca de Arcimboldo, porém, são as composições usando vegetais, animais e outros objetos, para compor cabeças.
O século XVI era povoado por artifícios visuais e conceituais, como a anamorfose, a criptografia, os hieróglifos e as composições grotescas.
.
Arcimboldo provavelmente já havia feito esse tipo de trabalho antes de realizar, com sucesso, suas extravagâncias pictóricas. As suas pinturas com elefantes, veados, felinos, porcos e todos os animais reunidos para formar rostos e roupas, necessitam um exame detalhado e mostram uma capacidade criativa que impressiona.
.
Image Hosted by ImageShack.us
.
O que o diferencia é a forma de composição, com imagens formando imagens e o aproveitamento de outras formas. Seus quadros devem ser observados detalhadamente. Um deles é formado inteiramente por frutas e flores, e no outro podemos encontrar felinos, antílopes, elefantes, rinocerontes, búfalos, em uma profusão enorme de bichos, compondo cada curva e cada detalhe do rosto ou da roupa.
.
Image Hosted by ImageShack.us
.
Com a morte do Arcebispo Gianangelo, as facilidades diminuíram e o artista deixou Milão. Foi ser retratista e copista por um tempo na corte do Imperador Ferdinando I, mudando-se para Viena. Embora tenha se dedicado a isso com afinco, pouco restou dos seus trabalhos desse tipo. Foi no estilo das "cabeças compostas", bem longe dos retratos oficiais, que se imortalizou.
.
Image Hosted by ImageShack.us
.
A fantasia é uma marca presente e constante nos trabalhos do artista, mas a obra de Arcimboldo não ganhou notoriedade suficiente e não formou escola. Somente séculos depois o artista foi redescoberto e colocado no seu devido lugar de honra entre os mestres da genialidade dessa pintura antropomórfica e de total simbiose entre os seres que a formam.
(É interessante destacar o aspecto da imagem dupla como O Verdureiro e O Cozinheiro, cabeça reversível feita em tamanho natural, que virada ao contrário transforma-se em um prato com legumes e aves).
.
Image Hosted by ImageShack.usImage Hosted by ImageShack.us
.
Arcimboldo é certamente um artista diferente, criador de uma forma de surrealismo quando nem se falava nisso. E pode perfeitamente assumir um lugar na galeria dos surrealistas, mesmo que tecnicamente não se possa dizer isso. É o tipo de pintura na qual temos que nos fixar por longo tempo, a fim de descobrir detalhes - que nos surpreendem a cada nova observação.
.
Fonte: Cyberartes

14 Comments:

  • At 6:53 PM, Blogger Leleco said…

    Dani,

    Lindo post. Essas pinturas são demais, pois descobrimos um detalhe a cada vez que olhamos.

    Muita criatividade e engenhodidade. Para mim, é algo único.

    BlogByDani também é cultura. Parabéns mesmo, meu amor.

    Mil Beijões, princesinha linda,
    Leleco

     
  • At 9:24 PM, Blogger Jonas Prochownik said…

    São inquietantes essas obras do artista Giuseppe Arcimboldo.
    Fascinantes e assustadoras. Como a própria vida. Parabéns pelo maravilhoso bom gosto, Dani.
    Um beijo
    da Kristal

     
  • At 8:42 AM, Blogger Michel said…

    Meu artista predileto.
    Parabéns pelo post.

     
  • At 9:06 AM, Anonymous Anônimo said…

    Bom dia Dani! achei muito interessante essas obras,mas não conhecia esse artista....beijos

     
  • At 9:15 AM, Blogger Mr. San said…

    Realmente, Dani. Já tinha visto algumas dessas obras em diversos lugares, mas nem atentei ao autor delas. Gosto desse tipo de obra. Agora já tenho referência para procurar por mais quadros do Arcimboldo (até o nome dele leva o nome de um vegetal, rss). Um grande abraço e tudo de bom.

     
  • At 11:01 AM, Blogger Chris said…

    Oi, Dani! Eu já tinha visto algo parecido, mas não sei se era dele. Mas o trabalho dele é realmente impressionante. Muito bem feitos!

     
  • At 11:54 AM, Blogger Luci said…

    e eu não conheci! impressionante!
    bjs!
    vou lá no Leleco, falar de futebol...rs!

     
  • At 1:20 PM, Blogger Unknown said…

    Hum... Composições 'exquisites'... Não conhecia o artista... também não faz muito meu estilo, mas é inegavelmente BELO...

    Muito bom o seu blog... Vou virar freguesa, tá?

     
  • At 1:55 PM, Blogger Palpiteira said…

    Danni, gostei muito deste post. Gostei dessa arte e tb de conhecer um pouco mais do artista, do qual nunca ouvi falar. Obrigada.
    Beijão

     
  • At 10:03 AM, Blogger Marshall said…

    (off topic)
    Obrigado por sua visita! Gostei daqui do seu blog!
    Ah! O Santander retirou todas as campanhas com a foto dos jogarores e até o Guaraná Antarctica parou de exibir os comerciais.... se ferraram! hehe
    vou voltar mais vezes
    abraço

     
  • At 10:57 AM, Blogger Ana Julia said…

    Nunca tinha ouvido falar desse cara... muito interessante o trabalho dele!!!
    bjos!
    Ah, quanto ao meu post, não saí da faculdade c/ a ilusão de que de cara ganharia muito dinheiro... só queria começar tendo um emprego e nem isso eu ainda consegui.
    bjos!

     
  • At 7:15 PM, Blogger Jôka P. said…

    Superbacana !
    Esse artista usa os elementos de uma natureza morta, mas faz natureza viva.
    Dani, da próxima vez venho aqui de terno Armani.
    Juro.

     
  • At 7:22 PM, Anonymous Anônimo said…

    Oi Dani!

    Seu blog está bem legal.
    E vc como está? Tudo bem?
    É bom estar de volta!
    Fiquei por um tempo de férias, mas já estou de volta em novo endereço e com um blog novo em folha!
    Agora não é mais "Sonhos...", rs.
    Quando quiser passar por lá, está convidada.

    um ótimo fim de semana!

     
  • At 3:56 AM, Blogger Unknown said…

    Deparei-me com essas obras de arte em uma das galerias do imenso Museu de História da Arte, em Viena. E como me chamou atenção, pois misturada com tantas outras pinturas realistas, tomei um suto quando entrei neste corredor de Arcimboldo. As 4 obras que vi, me apaixonei e sem conhecer o autor delas, já virei fã. Ele estava a frente do seu tempo, com uma criatividade fora de série! Parabéns pelo post!!!

     

Postar um comentário

<< Home