Blog by Dani

terça-feira, junho 13, 2006

Garotinho das trevas

.
Ontem chovia a cântaros no Rio de Janeiro, por volta das 11 horas da manhã. Encontrei o Leo, que me esperava com uma rosa e um guarda-chuva enorme. Durante o almoço, decidimos ir ao cinema mais tarde, para assistir ao nada romântico A Profecia.
Andei comentando em alguns blogs que não sou fã deste tipo de filme, e de fato não gosto. Mas é que há coisas de que não quero apenas ouvir falar: quero ver para analisar, para formar minha opinião. Então, lá fomos eu e Leo ao Roxy, em Copacabana - o som de lá é poderoso, rende bons sustos em filmes deste tipo. (Curiosamente, no momento em que chegamos, não caía uma gota de chuva no bairro do Jôka; estava tudo sequinho, sequinho, felizmente).
.
.
O cartaz do filme, afixado na entrada do cinema, avisava que havia cenas de morte, violência, suicídio e decapitação. Está bom pra você? Leo se animou (homem adora essas bizarrices, é impressionante), mas eu quase perdi o rebolado. Mas era tarde demais para desistir: adentrei a sala com o ingresso na mão, e o Suflair na outra.
.
No geral, o filme é muito estranho. Como na maior parte dos filmes do gênero, a trama se passa dentro de um contexto surreal e aterrorizante, onde a qualquer momento algo de tenebroso pode acontecer. Pareceu-me uma mistura de O Exorcista (mas sem pescoços giratórios) com Premonição.
.
Como o cartaz do filme prometia, houve realmente cenas de mortes horripilantes... que eu não vi. Cobria os olhos na hora H. Não queria ficar relembrando aquelas cenas depois.
.
.
O garoto que interpreta o anticristo Damien tinha um arzinho sinistro, e se eu fosse a mãe do ator-mirim, começaria a temê-lo. Esquisitinho e demoníaco, o pirralho pouco fala durante o filme: é que seus olhos horríveis substituem as falas.
.
.
Mia Farrow surge como a babá da criaturinha dos infernos, e provocou um berro estridente de uma mulher que estava atrás do Leo no cinema (pode-se dizer que me assustei mais com o grito da mulher do que com a cena que gerou a reação).
.
Para quem gosta do gênero, é provável que leve uns bons sustos, principalmente por causa do som, que dá o clima de medo. No mais, é um "terror" como qualquer outro: criança esquisita, mortes horrendas, momentos tensos e final meio indefinido, do tipo "continua no 2".
.
.
Aliás, a versão original de A Profecia, de 1976, teve como continuação outros 3 filmes, tendo sido a última parte criada especialmente para a TV americana.
.
Veja aqui o calendário da Copa e fique por dentro dos resultados dos primeiros jogos!
.

12 Comments:

  • At 2:24 PM, Blogger Taia said…

    Eu não sou nada fã desses filmes de terror e como vc também tampo os olhos...
    Me dá uma aflição essa sensação de medo.
    Teve no Rio Dani, puxa vida...
    Qual seu placar para o jogo de hoje?
    Quando no msn de novo?
    Estarei neste feriadão em Cabo Frio, prometo me lembrar de vc, rsrs
    Beijão querida!!!

     
  • At 3:51 PM, Blogger Jôka P. said…

    DANI,
    ADORO o gênero terror ! E A Profecia é um de meus favoritos, com todas as (con)seqüências.
    AH, se eu soubesse que vocês viriam ao Roxy, eu ia até a porta, tentar um autógrafo seu.
    Será que eu conseguia ? Ou será que você iria esnobar o seu fã de Copacabana ?
    Bjs!
    Jôka P.

     
  • At 6:34 PM, Anonymous Anônimo said…

    Não falei Dani?! o que me chamou a atenção foi o olhar sinistro desse ator-mirim estreante...
    beijos

     
  • At 8:27 AM, Anonymous Anônimo said…

    Adoro cinema, a ponto de ser (de verdade!)super eclética. Gosto muito deste gênero.
    Depois da sua crítica, estou me coçando para assistir.
    O olhar do filhotinho de cruz-credo é aterrorizante assim, em fotografias. Imagino em "movimento"...

     
  • At 9:11 AM, Blogger Ana Julia said…

    Dani, adoro esse tipo de filme e eu e meu namorado quando vimos o cartas no dia em que assistimos o código da Vinci, ficamos louco p/ ver...
    bjos!

     
  • At 10:03 AM, Blogger Leleco said…

    Dani,

    Adoro esse tipo de filme. Gostei muito do filme sim. Deu momentos de suspense e prendeu nossa atenção até o fim.

    A mulher atrás de mim, além de ter berrado no meu ouvido, ainda chutou a minha cadeira...rs

    Mas passamos um ótimo dia, meu amor.

    Obrigado pela atenção e paciência que tem me dado nessa época de Copa do Mundo. Você sabe que eu gosto mesmo...

    Não é à toa que é a melhor namorada deste mundo....ou melhor, só minha...rs

    Te amo!!!

    Mil Beijões, princesinha linda,
    Leleco

     
  • At 10:58 AM, Blogger Mr. San said…

    O anticristo sabotou meu comentário anterior, que não foi salvo. Melhor moderar as palavras, então, e dizer apenas que o filme original vale a pena ser visto. No DVD, os créditos sobre certas cenas são bem interessantes. Melhor parar por aqui antes que o chifrudo me sacaneie de novo. Um grande abraço, Dani.

     
  • At 7:41 PM, Anonymous Anônimo said…

    Poxa, queria ver esse filme. Eu vi o A profecia IV e a guria era uma capeta. Nossa, vi O albergue esses dias,tbém bem pouco light. Um bjo

     
  • At 11:20 PM, Blogger Daia said…

    Não me arrisco.
    Passaria o filme todo embaixo da cadeira!
    Bjs.

     
  • At 9:18 PM, Blogger Luci said…

    ufa! consegui!
    tenho vindo aqui, mas esta janelinha não se abria pra mim!
    Dani, eu li o livro e vi os 3 filmes! Gregory Peck m-a-r-a-v-i-l-h-o-s-o! Algumas cenas já me impressionaram em 76, mas não sei se vou querer ver o remake... em 76 eu tinha fôlego e estômago...rs!!!
    bjs!

     
  • At 11:28 AM, Blogger Lyly said…

    Oi Dani, tudo bem ? Eu, detesto esse tipo de filme, se tiver que assistir tem que ser de dia, e ainda assim fico com medo. Infelizmente não consigo fechar os olhos quando vejo um filme desses, a curiosidade fala mais alto que o medo... Um filme que gostei muito, mas acho que não é o estilo terror, foi A Filha da Luz, vc já viu ? Ah ! Se eu ficar sumida, é que as vezes alguns blog's estão aparecendo como bloqueado para mim.. Beijos.

     
  • At 8:28 PM, Blogger Jonas Prochownik said…

    Dani,gosto de todos os gêneros de filme, desde que sejam bons.
    No terror o meu favorito é sem dúvida "O bebê de Rosemary", de Roman Polansky.
    Parabéns por esse lindo blog.
    Kristal

     

Postar um comentário

<< Home