Blog by Dani

segunda-feira, maio 29, 2006

Um português nos trópicos

.
No início deste mês, terminei de ler Equador, romance histórico do jornalista português Miguel Sousa Tavares.
.
Num comentário de um post anterior, San me lembrou de que não comentei minhas impressões a respeito do livro - o que é uma falha, admito, já que a história é envolvente e as considerações são de fato indispensáveis.
.
O livro foi traduzido em vários idiomas, e nas edições vendidas em países de língua portuguesa, foi respeitada a grafia original, a pedido do próprio autor. Encontram-se, portanto, vários termos de origem lusitana no texto, que, a despeito disso, não são de difícil compreensão.
Longe dos períodos longos e complicados de José Saramago, o romance é delicioso, estimulante e - em algumas passagens extremamente sensuais - bastante "apimentado". Os personagens são bem construídos, multifacetados e instigantes e a descrição das cenas e cenários é de uma extraordinária riqueza de detalhes.
.
Para escrever Equador, o escritor visitou São Tomé e Príncipe, onde se passa a maior parte da trama. Foram 13 meses mergulhado dia e noite no romance - com um intervalo de cinco meses parado, em que recuperou sua energia criativa para dar prosseguimento às 200 páginas restantes (o livro tem 518 páginas).
.
O amigo Nelsinho, que já o havia lido, fez referências ao inusitado desfecho - que eu, por motivos óbvios, evitarei comentar.
.
Sinopse básica:
.
"Equador", romance de estréia do jornalista português Miguel Sousa Tavares, transporta o leitor para a colônia portuguesa de S. Tomé e Príncipe, no ano de 1905. Para lá segue o protagonista, Luís Bernardo Valença, deixando para trás sua vida de luxo em Lisboa para uma missão patriótica como governador nas ilhas africanas, onde tem a espinhosa missão de convencer um enviado do governo inglês de que não há trabalho escravo nas roças locais. O livro é leve, para se ler num fôlego só. Com mais de 140.000 cópias vendidas em Portugal e traduções programadas para o grego, francês, alemão, espanhol, italiano e holandês.
.
Sobre o autor:
.
Miguel Sousa Tavares nasceu no Porto, Portugal. Abandonou a advocacia pelo jornalismo, até se entregar à escrita literária. Colunista do jornal Público e da revista Máxima, é comentarista da Rádio e Televisão de Portugal (RTP). Jornalista famoso e controvertido, é dono de opiniões fortes, trava polêmicas em vários campos: política, literatura, esportes e outros. Seu primeiro livro lançado no Brasil foi “Equador”, que obteve enorme receptividade entre o público leitor. O autor é filho da grande poeta portuguesa Sophia de Mello Breyner Andresen, falecida em 2004.
.
Souza Tavares pretende escrever um novo romance, desta vez ambientado em terras brasileiras. Provavelmente, será uma obra tão rica e tão bem estruturada quanto Equador. Vamos aguardar.

11 Comments:

  • At 10:07 AM, Anonymous Anônimo said…

    Bom dia Dani! não tinha ouvido falar desse livro ainda, sempre é bom termos indicações nessa área.
    Muito frio pelas Terras de Marlboro? rs...beijos

     
  • At 10:22 AM, Blogger Leleco said…

    Dani,

    Você sempre faz posts ótimos, e esse não foge à regra. Seu Blog, de tão bem escrito, faz com que eu não perca uma vírgula sequer.

    A música não poderia ser melhor.

    Esse livro deve ser muito bom mesmo. Espero ler em breve.

    Mil Beijões, meu amor,
    Leleco

     
  • At 10:25 AM, Anonymous Anônimo said…

    Oi!!!

    Tenho uma amiga africana muito legal. Ela é super gente boa. Acho que ela ia adorar ler esse livro. Quanto ao X-MEN. Dizem que é a melhor parte da série. Tô louca pra ver...

    Abs

     
  • At 2:00 PM, Blogger Palpiteira said…

    Vim pelo mesmo motivo de sempre: a excelente qualidade dos textos. :)
    Um dia cheio de amor e luz pra vc.
    Beijão.
    PS. Odeio esse varalzinho, mas adoro esse blog. Fazer o quê, né? ;)

     
  • At 3:47 PM, Blogger Mr. San said…

    Obrigado por atender ao comentário, Dani. Vou ficar de olho nas livrarias. Quando encontrar, vou dar uma lida "por cima" para ver se me agrada. Mas confio no seu gosto e nas suas impressões. Esta semana talvez faça um post sobre os livro que já li este ano. Um grande abraço e tudo de bom.

     
  • At 7:10 PM, Anonymous Anônimo said…

    Oi Dani!

    Puxa, eu nem gosto de ler... Eu fico louca quando vejo várias sugestões de livros! E pela sua "sinopse", esse livro parece ser bem interessante.
    Eu já li alguns livros do Saramago (agora vou começar "O Evangelho Segundo Jesus Cristo". Quer dizer, isso se eu conseguir terminar de ler logo "O livros das religiões do Jostein Gaarder e outro livro que ganhei de aniversário de uma amiga), e realmente tinha hora que cansava e batia um certo tédio. Pra chegar nas partes interessantes do livro (no caso "As intermitências da morte") é preciso insistir um pouco. Vale a pena!
    Bjs
    PS: seu post do Rubem Alvez me inspirou pra fazer outro sobre aquele livro "Os Vermes" do Torero.

     
  • At 3:31 PM, Anonymous Anônimo said…

    Tá. Se não é tão filosófico-existencial quanto Saramago...tá.
    Mas que fique claro que achei quase demais "Ensaio sobre a Cegueira".
    Saramago é bacana....mas exige um certo desprendimento.

    PS: Sobrou um granuladinho do brigadeiro???? Um farelinho da torta?
    Isso é tortura, Dani....chinesa.

     
  • At 1:50 PM, Blogger Lyly said…

    Olá Dani, boa tarde !!
    Você como sempre, dando boas dicas aqui. Vou procurar o livro.
    Beijos para você.

     
  • At 5:22 PM, Blogger Jôka P. said…

    Dani,
    seu blog é sempre inteligente, bonito e de uma elegancia impecável.
    Você é a socialite intelectual das blogueiras.

     
  • At 4:29 PM, Blogger Janaina said…

    Me deu a maior vontade de ler o livro... Valeu a dica, Dani.
    Beijão!!
    Cheguei aqui pelo Jôka. Amei e vou voltar.

     
  • At 9:22 PM, Blogger Daia said…

    Oi, amiga.
    Anotado. Gosto mais de livros do que de cinema. E dicas para filmes são muitas. Já livros...
    Bjs e ótimo fds.:)

     

Postar um comentário

<< Home