Blog by Dani

segunda-feira, maio 22, 2006

Política para iniciantes

.
Nesse clima de empolgação “pré-Copa”, e com a reeleição de Lula dada como certa, nem sei se cabe sugerir um livro sobre política, a fim de que pelo menos uma minoria vote com uma certa consciência do que está fazendo. Eu, pelo menos, nem precisava tê-lo lido para chegar à conclusão de que, no Brasil, qualquer que seja o nosso voto, ele será sempre errado. Mas gostei do livro e respeito o autor, Rubem Alves – misto de poeta, filósofo e psicanalista.

O título em questão é Conversas sobre Política, que li em 2003, depois de ter lido Um Mundo Num Grão de Areia, do mesmo autor – por sinal, muito bom também.

Conversas sobre Política analisa de forma inteligente e agradável os meandros da politicagem e suas facetas e falhas; tece comentários relevantes a respeito da democracia e das várias formas de poder, valendo-se de metáforas para melhor exemplificar; fala, principalmente, da sucessão de erros aos quais estamos nos acostumando a assistir sem esboçar reação, e das verdades de nossa atual realidade.
.

.
E, para quem pensa que o livro é um catatau contendo análises entediantes sobre assuntos chatos, engana-se: Rubem Alves tem a admirável capacidade de definir tudo de maneira clara, completa e atual utilizando-se, para tanto, de apenas 116 páginas. Curto, direto e eficaz.

Comentário da pessoa que me recomendou a leitura:
“Se eu tivesse lido este livro antes, nunca teria votado em ninguém”.

É ler para entender.

Visite o
site de Rubem Alves e conheça mais sobre este brilhante escritor!

19 Comments:

  • At 5:30 PM, Blogger Palpiteira said…

    Hello, Dani. Boa dica. Lerei assim que tiver tempo. Já anotei aqui.
    Beijo.

     
  • At 5:37 PM, Blogger Luci said…

    Ah, que eu amo este homem!!!
    Estou lendo O céu em uma flor silvestre - maravilhoso como tudo que já li dele até hoje.
    E ele mora aqui pertinho... fico tentada a dar plantão só pra dizer o qto eu gosto dele..rs!!!
    mas então, vim aqui pra te "aconselhar" a ler Um estudo em vermelho (acho que tenho zipado, se quiser te mando!) e Sherlock ganhará mais uma fã!
    bjs!

     
  • At 6:22 PM, Blogger Taia said…

    Menina, mais um que não conheço. To desatualizada mesmo, cruz credo!
    Que bom que colocou a versão nova, yupi!
    Beijão querida, boa semana!

     
  • At 6:28 PM, Blogger Leleco said…

    Dani,

    Eu deveria ler este livro. Não aprendi ainda a viver neste país, apesar de ter nascido aqui, e nunca ter conhecido outro povo.

    Se eu tivesse vergonha na cara, não votava em ninguém, mas prefiro escolher o menos pior, se é que isso existe mesmo...

    Mil beijões, meu amor, adorei seu post,
    Leleco

     
  • At 10:57 PM, Blogger Chris said…

    A reeleição do Lula está sendo dada como certa?!?!?! Ai, meu Deus!!!

     
  • At 11:39 PM, Anonymous Anônimo said…

    Dani, moça, não sei se eu te fz algo, mas vc nunc amais apareceu no meu blog. Espero não ter feito nada. Bem, não quero falar do grnade Rubem, mas sim do Código. Não curti o filme, me mexi o tmepo todo na cadeira. Amei as teorias, mas o filme não gostei...

    Abs

     
  • At 1:11 AM, Blogger Dani said…

    Maitê,
    que é isso! Eu não sabia que vc tinha "se mudado", e quando entrava pelo link antigo, caía no nada!
    Mas agora que já sei o novo endereço, estarei lá sempre, com certeza!

    Beijão! :-)

     
  • At 9:13 AM, Anonymous Anônimo said…

    Bolo!bolo! Bolooooooooo!

    Brigadeiro! Brigadeiro" Brigadeirooooooooo!

    Ó só: Eu não sou corruptível, não ando com a calcinha cheia de dinheiro mas diante deste suborno....
    Ah! Quero também a torta alemã!!!!!!

    PS: Este homenzinho aí.... figura na minha lista de "puta escritores", portanto, o livro dispensa maiores comentários.

     
  • At 9:14 AM, Anonymous Anônimo said…

    Tá.....eu me revelo.....nem precisa de CPI....o anonimous aí sou eu.... falha cerebral....

    Beijo!

     
  • At 10:13 AM, Anonymous Anônimo said…

    Dani, o assunto não é lá do meu agrado, odeio política, mas sendo de Rubem Alves, que gosto muito, achei interessante!
    Mas uma coisa é certa: não temos em quem votar, portanto tanto faz votar num ou noutro, o resultado será sempre o mesmo! infelizmente!
    beijos

     
  • At 1:27 PM, Blogger Lyly said…

    A dica é muito boa, pena a nação brasileira não ser instruída a ler, por isso é que existem tantos corruptos no poder. Quanto mais burros, mais fáceis de se enganar.. Eu raramento voto em alguém... Beijos para você e brigadão pelas dicas.

     
  • At 4:10 PM, Blogger Daia said…

    Oi, amiga.
    Anotado. Valeu a dica. Acho que o momento é propício, sim.
    Beijos.

     
  • At 6:12 PM, Blogger Barbara Lucas said…

    bah,
    amei a dica,
    já li outros livros do RA, este vai para a listinha de espera.
    bjinho

     
  • At 10:01 AM, Anonymous Anônimo said…

    Boa dica!!! Se todo mundo lesse esse livro quem sabe não teriamos um país melhor.

     
  • At 11:00 AM, Anonymous Anônimo said…

    Oi Dani!!!
    Estava com saudades de vir aqui!!! Mas desde que eu voltei de viagem eu estou totalmente desorganizada, hahahaha... Hoje é que eu decidi que ia arrumar minhas pastas de favoritos e visitar os blogs que eu gosto.
    Adoro Rubem Alves! Todo mês só compro a revista Bons Fluidos por causa da coluna dele.
    Aliás, eu quase conheci ele pessoalmente na Bienal do livro... Me atrasei alguns minutos pra chegar no estande que ele estava dando autógrafos e ele escapuliu! :-)
    Boa dica de livro, e mesmo sem lê-lo concordo com o comentário da pessoa que o recomendou, hehehehe...
    Aceita outra dica? "Os Vermes" de José Roberto Torero, também é sobre política, mas é bem mais engraçadinho.
    Bjs

     
  • At 11:10 AM, Anonymous Anônimo said…

    Olha aqui o link do livro:
    http://www.objetiva.com.br/releases/328-7.htm

     
  • At 1:31 PM, Blogger Jôka P. said…

    Livro de política é chato.
    Prefiro ver Luciana Gimenez no Superpop.
    Bjs!

     
  • At 8:51 AM, Blogger Ana Julia said…

    Oi, Dani! eu já perdi as esperanças tb!!!
    bjos

     
  • At 12:32 PM, Blogger Mr. San said…

    Em que desilusão andamos atolados, não? Também, não é para menos... Outra hora, com calma, vou acessar o site do escritor para conhecer suas idéias. É bom acessar blogs como o seu... Um grande abraço, Dani.

     

Postar um comentário

<< Home