Blog by Dani

sexta-feira, maio 19, 2006

Lançamento badalado

.
Acabou o suspense.
Não podendo mais de tanta curiosidade, fui assistir a O Código Da Vinci no dia de sua tão esperada estréia. Ou seja, hoje.
Filas monumentais, ingressos esgotados e sessões lotadas. Mais um pouco e veríamos o filme em pé, nos corredores da sala de cinema. Preferia tê-lo visto em grande estilo, num cinemão no Rio, mas a ânsia de ver como a história de Dan Brown havia sido transportada para as telas foi mais urgente.
.
.
Aboletamo-nos, eu e Leo, munidos de pipoca, coca light e Suflair, nas poltronas do confortável cineminha, e aguardamos pelo desenrolar das peripécias do professor Robert Langdon e da criptóloga Sophie Neveu.
[A reação negativa no Festival de Cannes e o clima polêmico em torno do best-seller de Dan Brown, no fim das contas, acabaram por se converter em marketing positivo para o lançamento mundial do filme.]
.
.
Como eu havia previsto, o livro que dá origem ao filme é de fato melhor, pois contém todos os detalhes, e todos os elementos vão se encaixando perfeitamente ao longo da trama. Na versão cinematográfica, os fatos transcorrem atropeladamente, a história se desenvolve num ritmo frenético, e várias cenas foram suprimidas do filme. Dei por falta de muitas passagens e notei que algumas adaptações foram feitas, principalmente nas seqüências finais.
.
.
Tom Hanks estava ótimo, mas me pareceu que seu talento poderia ter sido mais explorado (quem o viu em Náufrago talvez tenha a mesma impressão) e, na minha opinião, não houve química na dupla formada por ele e pela francesa Audrey Tautou.
.
.
Na verdade, quando lemos o livro, o filme todo vai sendo mentalmente criado na nossa imaginação, e depois fica um pouco complicado aceitar a versão produzida para o cinema, tendo na cabeça uma idéia formada da história e de seu andamento.
.
.
No cômputo geral, achei o filme bom e é sem dúvida bem interessante, mas para quem leu o livro parecerá sempre incompleto. A história foi contada meio que às pressas, sem que determinados fatos fossem devidamente esclarecidos. É claro que para obter um nível perfeito de detalhamento, o filme teria que ter umas quatro horas de duração, e isso, é claro, não seria possível.
.
.
Portanto, para quem não leu o livro, mas pretende assistir ao filme, recomendo que leia - até mesmo para ter uma visão crítica do thriller, embora a comparação entre um e outro possa ser injusta, uma vez que é bastante difícil transpor um livro inteiro para a tela do cinema.
.
.
De qualquer forma, é bom conhecer a trama original, para não ter a sensação de ter perdido alguma coisa.
.

11 Comments:

  • At 1:01 PM, Blogger Taia said…

    Vou tentar ver o filme, não sei se consigo ingresso...
    Depois eu comento contigo.
    Mas essa coisa de nós fazermos o nosso filme é verdade, li as brumas de avalon e criei os personagens, quando vi o filme odiei. Nada a ver com o que eu imaginava.
    Beijo

     
  • At 7:15 PM, Blogger Jonas Prochownik said…

    Dani, ainda não vi o filme, mas o Tom Hanks e maravilhoso e gostei muito do livro. Quando as filas diminuirem com certeza vou. Beijos e bom finde, Jonas.

     
  • At 7:30 PM, Anonymous Anônimo said…

    Dani, vou assistir quarta-feira, mas o que vc. falou é verdade, ao ler o livro, o filme passou todinho na minha cabeça...rs...beijos e bom fim de semana!

     
  • At 10:48 PM, Blogger Leleco said…

    Dani,

    Adorei o filme. Sei que o livro é melhor, pois dá mais detalhes. Mas o saldo foi positivo, apesar de tudo.

    Achei os personagens iguais ao que eu imaginava ao ler o livro, com exceção da Sophie.

    Adorei mais ainda estar ao seu lado no cinema, comendo nossa pipoquinha e refrigerante. Este final de semana foi ótimo mesmo.

    Mil Beijões, meu amor,
    Leleco

     
  • At 7:17 PM, Blogger Ana Julia said…

    Nada como o livro, né, Dani? Eu tb achei melhor e senti falta de algumas coisas. Mas ainda assim o filme é bom. Deveriam fazer um de Anjos e Demônios...
    bjos!

     
  • At 10:40 PM, Blogger Jôka P. said…

    Não li o livro porque achei muito grosso.
    Comecei, vi que não estava entendendo nada e retomei o Pequeno Principe pela oitava vez.
    Já estou na página nove !
    Em seguida lerei Meu Pé de Laranja Lima.

    Bjs!
    Jôka P.

     
  • At 7:47 AM, Blogger Mr. San said…

    Pois comecei a ler o livro ontem (domingo). Estou gostando, é bem divertido. Depois, sem dúvida, assistirei ao filme, para comparar. Um grande abraço e ótima semana, Dani.

     
  • At 12:05 PM, Blogger Luci said…

    Dani, a tal da química não será pq ao ler, nós romantizamos o casal?
    E o Silas? tá parecido com o livro?
    vou esperar baixar a poeira...rs!
    bjs!
    boa semana!
    ***
    ps:> esse Jôka...rs!

     
  • At 1:29 PM, Blogger Barbara Lucas said…

    to louca prá ver
    acho que vamos quinta,
    casal que beija na bilheteria, paga meia... hehehe
    unir o util ao agradável.

     
  • At 1:46 PM, Blogger Palpiteira said…

    Já falei que ainda não vi o filme, né? Então, acho que vai demorar um pouco mesmo, mas verei, com certeza. Acho que tou mais preocupada com o visual do Tom do que com a trama em si, hehehe.
    Menina, nem acredito que comi a última fatia daquela tentação de brigadeirão, que só me consumia dia após dia, hehehe. Comi tudo! Ainda bem que minha mãe não faz, do contrário eu estaria uma leitoa. ;)
    Beijão.

     
  • At 5:16 AM, Blogger Angela Ursa said…

    Oi, Dani! Apesar de eu não ter lido o livro nem visto o filme, estou curiosa em relação ao Código da Vinci e acompanho as matérias a respeito. Beijos da Ursa :))

     

Postar um comentário

<< Home