Lançamento badalado
.
Acabou o suspense.
Não podendo mais de tanta curiosidade, fui assistir a O Código Da Vinci no dia de sua tão esperada estréia. Ou seja, hoje.
Filas monumentais, ingressos esgotados e sessões lotadas. Mais um pouco e veríamos o filme em pé, nos corredores da sala de cinema. Preferia tê-lo visto em grande estilo, num cinemão no Rio, mas a ânsia de ver como a história de Dan Brown havia sido transportada para as telas foi mais urgente.
.
.
Aboletamo-nos, eu e Leo, munidos de pipoca, coca light e Suflair, nas poltronas do confortável cineminha, e aguardamos pelo desenrolar das peripécias do professor Robert Langdon e da criptóloga Sophie Neveu.
[A reação negativa no Festival de Cannes e o clima polêmico em torno do best-seller de Dan Brown, no fim das contas, acabaram por se converter em marketing positivo para o lançamento mundial do filme.]
.
.
Como eu havia previsto, o livro que dá origem ao filme é de fato melhor, pois contém todos os detalhes, e todos os elementos vão se encaixando perfeitamente ao longo da trama. Na versão cinematográfica, os fatos transcorrem atropeladamente, a história se desenvolve num ritmo frenético, e várias cenas foram suprimidas do filme. Dei por falta de muitas passagens e notei que algumas adaptações foram feitas, principalmente nas seqüências finais.
.
.
Tom Hanks estava ótimo, mas me pareceu que seu talento poderia ter sido mais explorado (quem o viu em Náufrago talvez tenha a mesma impressão) e, na minha opinião, não houve química na dupla formada por ele e pela francesa Audrey Tautou.
.
.
Na verdade, quando lemos o livro, o filme todo vai sendo mentalmente criado na nossa imaginação, e depois fica um pouco complicado aceitar a versão produzida para o cinema, tendo na cabeça uma idéia formada da história e de seu andamento.
.
.
No cômputo geral, achei o filme bom e é sem dúvida bem interessante, mas para quem leu o livro parecerá sempre incompleto. A história foi contada meio que às pressas, sem que determinados fatos fossem devidamente esclarecidos. É claro que para obter um nível perfeito de detalhamento, o filme teria que ter umas quatro horas de duração, e isso, é claro, não seria possível.
.
.
Portanto, para quem não leu o livro, mas pretende assistir ao filme, recomendo que leia - até mesmo para ter uma visão crítica do thriller, embora a comparação entre um e outro possa ser injusta, uma vez que é bastante difícil transpor um livro inteiro para a tela do cinema.
.
.
De qualquer forma, é bom conhecer a trama original, para não ter a sensação de ter perdido alguma coisa.
.
11 Comments:
At 1:01 PM, Taia said…
Vou tentar ver o filme, não sei se consigo ingresso...
Depois eu comento contigo.
Mas essa coisa de nós fazermos o nosso filme é verdade, li as brumas de avalon e criei os personagens, quando vi o filme odiei. Nada a ver com o que eu imaginava.
Beijo
At 7:15 PM, Jonas Prochownik said…
Dani, ainda não vi o filme, mas o Tom Hanks e maravilhoso e gostei muito do livro. Quando as filas diminuirem com certeza vou. Beijos e bom finde, Jonas.
At 7:30 PM, Anônimo said…
Dani, vou assistir quarta-feira, mas o que vc. falou é verdade, ao ler o livro, o filme passou todinho na minha cabeça...rs...beijos e bom fim de semana!
At 10:48 PM, Leleco said…
Dani,
Adorei o filme. Sei que o livro é melhor, pois dá mais detalhes. Mas o saldo foi positivo, apesar de tudo.
Achei os personagens iguais ao que eu imaginava ao ler o livro, com exceção da Sophie.
Adorei mais ainda estar ao seu lado no cinema, comendo nossa pipoquinha e refrigerante. Este final de semana foi ótimo mesmo.
Mil Beijões, meu amor,
Leleco
At 7:17 PM, Ana Julia said…
Nada como o livro, né, Dani? Eu tb achei melhor e senti falta de algumas coisas. Mas ainda assim o filme é bom. Deveriam fazer um de Anjos e Demônios...
bjos!
At 10:40 PM, Jôka P. said…
Não li o livro porque achei muito grosso.
Comecei, vi que não estava entendendo nada e retomei o Pequeno Principe pela oitava vez.
Já estou na página nove !
Em seguida lerei Meu Pé de Laranja Lima.
Bjs!
Jôka P.
At 7:47 AM, Mr. San said…
Pois comecei a ler o livro ontem (domingo). Estou gostando, é bem divertido. Depois, sem dúvida, assistirei ao filme, para comparar. Um grande abraço e ótima semana, Dani.
At 12:05 PM, Luci said…
Dani, a tal da química não será pq ao ler, nós romantizamos o casal?
E o Silas? tá parecido com o livro?
vou esperar baixar a poeira...rs!
bjs!
boa semana!
***
ps:> esse Jôka...rs!
At 1:29 PM, Barbara Lucas said…
to louca prá ver
acho que vamos quinta,
casal que beija na bilheteria, paga meia... hehehe
unir o util ao agradável.
At 1:46 PM, Palpiteira said…
Já falei que ainda não vi o filme, né? Então, acho que vai demorar um pouco mesmo, mas verei, com certeza. Acho que tou mais preocupada com o visual do Tom do que com a trama em si, hehehe.
Menina, nem acredito que comi a última fatia daquela tentação de brigadeirão, que só me consumia dia após dia, hehehe. Comi tudo! Ainda bem que minha mãe não faz, do contrário eu estaria uma leitoa. ;)
Beijão.
At 5:16 AM, Angela Ursa said…
Oi, Dani! Apesar de eu não ter lido o livro nem visto o filme, estou curiosa em relação ao Código da Vinci e acompanho as matérias a respeito. Beijos da Ursa :))
Postar um comentário
<< Home