Blog by Dani

terça-feira, maio 16, 2006

Bilheteria milionária

.
Dan Brown vai ficar rico. Ou melhor, mais rico do que já deve estar. O sucesso interplanetário do livro O Código Da Vinci chegará às telonas na próxima sexta-feira (19). Foi exibido hoje, pela primeira vez, como o filme de abertura do Festival de Cannes, e promete um estouro mundial de bilheteria.
.
.
Estou ansiosa para assistir, embora tenha consciência de que, geralmente, o livro que deu origem ao filme é sempre melhor do que a produção feita para o cinema. Mas admiro Tom Hanks - considero-o um grande ator, é um dos meus preferidos - e gostei da história criada por Brown, principalmente pelo fato de a narrativa conter curiosidades a respeito de locais e obras de arte. Sem falar que os personagens serão interpretados por um elenco de peso: Jean Reno, Audrey Tautou, Ian McKellen, Alfred Molina, entre outros.
.
.
Só não entendi muito bem a indignação demonstrada por certas entidades religiosas, que chegaram a processar o autor e queriam os livros fora das livrarias e do alcance dos leitores (no Líbano, o livro foi proibido).
E daí que Dan Brown disse que Maria Madalena era mulher de Jesus? E daí que ele disse que os dois tiveram filhos? E daí que os argumentos do autor pareçam até mais convincentes do que os que a Igreja pregou durante séculos?
.
.
Talvez os "melindrados" tenham se esquecido de alguns detalhes: a princípio, a trama é uma obra de ficção, cujo desenrolar se dá num contexto religioso apenas para criar mais expectativa e gerar mais interesse. Além disso, o tempo da Inquisição já passou, e já não é possível queimar Dan Brown numa fogueira em praça pública - nem mesmo numa fogueira imaginária. E, se os religiosos têm tanta certeza de seus dogmas e da fidelidade de seu rebanho, por que temer que alguém os contradiga ou ameace, ainda que sem pretensões? Mas não vamos aqui discutir religião, porque eu estava mesmo era falando de cinema.
.
.
Quem leu o livro, provavelmente terá curiosidade de ver o filme (eu, pelo menos, estou curiosíssima).
Quem não leu, também. Se não pela história, se não por Dan Brown, que seja então para ver que diabos fizeram com o cabelo de Tom Hanks.
.
# Veja mais sobre o filme neste site aqui.
# Quer ver fotos de O Código Da Vinci? Clique aqui.
# Para saber tudo o que rolou no 59º Festival de Cannes, veja aqui.
# Será lançado, pela editora Sextante, o livro O Código Da Vinci - Roteiro Ilustrado. Confira.

14 Comments:

  • At 8:52 PM, Blogger Leleco said…

    Dani,

    Ótimo post, meu amor. Estou tentando acabar de ler o livro até sexta feira. Acho que conseguirei.

    Não perco esse filme por nada. Acho o livro muito bom mesmo.

    Quanto à Igreja, o que eles aprovam? Nem o uso de preservativos eles aprovam....o que é um absurdo nesses tempos de doenças e de miséria.

    A Igreja não tolera nada que ponha em risco os milhões em dinheiro que arrecadam, sejam elas protestantes, católicas, etc.

    Música perfeita, post perfeito, como sempre.

    Mil Beijões,
    Leleco

     
  • At 9:03 AM, Anonymous Anônimo said…

    Dani, li o livro faz uns 2 anos + ou - e logo nos primeiros capítulos pensei que daria um ótimo filme e não é que depois de algum tempo fiquei sabendo que já estava sendo produzido? De lá pra cá venho contando os dias que faltam...rs...adoro o Tom Hanks desde o primeiro filme que vi com ele :"Quero ser grande", aquela cena do piano é linda!
    beijos

     
  • At 10:33 AM, Blogger Mr. San said…

    Acho que a indignação dos religiosos tem menos a ver com a solidez de suas crenças do que com a suscetibilidade do público ao que a mídia promove. Assim, do ponto de vista deles, acho que têm razão em protestar (embora acabem promovendo o que combatem). E que diferença entre os protestos do mundo Ocidental e os do Muçulmano, hein? (caso das caricaturas de Maomé). Só quero ver se consigo ler o livro antes de ir ao cinema, para comparar. Um grande abraço, Dani.

     
  • At 1:48 PM, Anonymous Anônimo said…

    Dani, ainda não vi o filme, mas pela foto gostei do cabelo do Tom. :)
    Passando para agradecer o carinho e atenção de sempre.
    Beijos.

     
  • At 6:29 PM, Blogger Jôka P. said…

    Gosto de tudo que ofenda a igreja católica, mas não li esse best-seller.
    Adoro Jean Reno e Audrey Tautou, e principalmente Paris, onde vivi por 8 anos.
    Assim que venderem o DVD nos camelôs de Copacabana, compro e vejo em casa.

    Seu blog é tão impecavelmente chique que toda vez que venho aqui, antes coloco umas gotas de meu melhor perfume Armani.
    Você merece.

    Bjs,
    Jôka P.

     
  • At 6:31 PM, Blogger Jôka P. said…

    Contrariando a minha querida Palpiteira,achei um horror de cafonice o penteado de Tom.
    Mullets, só pra argentino ou paulista.
    E olhe lá.

     
  • At 6:35 PM, Blogger Micha Descontrolada said…

    eu não li, mas minha mãe leu, gostou tanto, q já leu os outros 3 livros dele.
    quer dizer, tá terminando de ler agora, o q dei de dia das mães.

    ----|//
    ---( @@ )
    ooO_(_)_Ooo___________
    ___|___|___|___|___|__
    _|___|___|___|___|___|
    |__tem tema pra post__|
    _|__comunitário no ar___|
    ___|___|___|___|___|__
    _|___|beijoss|___|

     
  • At 6:41 AM, Blogger Taia said…

    Eu li o livro e amei! Tudo!
    Estou louca para ver o filme, já tentei comprar meus ingressos mas não consegui.
    Li ontem que os críticos internacionais odiaram o filme.
    Mas eu acho que se eles odiaram nós vamos amar, rsrs.
    Obrigada pelo apoio Dani, de verdade.
    Beijão.

     
  • At 8:45 AM, Blogger Lyly said…

    Dani, bom dia ! Eu li o livro em cinco dias, e gostei muito. Depois li de novo. Realmente não sei pq tanto alvorosso por causa de uma ficção. Cabe a cada um saber o que é verdade e o que é mentira. E se Ele tivesse sido casado, qual o problema ? Bom, mas que estou louca para ver o filme, isso estou. Acho legal pq quando você, lê o livro tenta fazer comparações, tem uma critíca melhor.. Beijos para você e achei o post maravilhoso. Abraços e gosto muito daqui.

     
  • At 10:45 AM, Blogger Luci said…

    Daniiii!
    Obrigada´! adoro suas visitas!
    e vem cá, aquilo na cabeça do Tom não é cabelo...rs! é um capacete! precisava? eu tinha brigado com ele depois daquele naufrágio...rs! mas fiz as pazes em Terminal!
    Gostei do livro (menos o final!)e tb estou ansiosa pra ver o filme, mesmo sabendo que livro é sempre melhor!
    bjs!!!
    ps: todas pensam a mesma coisa do Padre Pedro...rs!!! e o sotaque?! aff!!!

     
  • At 5:58 PM, Blogger Unknown said…

    Eu li o livro e quero ver o filme. E não acho tão "ficção" como dizem.

     
  • At 8:24 PM, Blogger Michel said…

    Faz tempo que imteresso por esses motivos sinistros, Da Vinco, Iluminatti, Rosa Cruz... vamos ver no que vai dar.

     
  • At 4:08 PM, Anonymous Anônimo said…

    Apesar de não ter lido o livro, estou curioso para ver o filme... Os elogios rasgados da crítica me deixaram curioso a respeito da trama... O problema será arranjar alguém para ir comigo e encontrar dinheiro para tal "façanha"... rs

    Beijos,

    Rangel

     
  • At 6:03 PM, Blogger Daia said…

    Olá!
    Retribuindo a visita, me encantei! E peço licença para puxar a cadeira e me sentar. Com certeza, voltarei sempre!
    Beijos.

     

Postar um comentário

<< Home