Blog by Dani

quinta-feira, maio 11, 2006

A Lei dos Dois V's

.
Se há uma coisa de que eu realmente não gosto é de emprestar livros e CD's, para quem quer que seja. E não pensem que é porque sou uma egoísta, chata, daquele tipo que não divide o pacote de biscoitos com ninguém. Muito pelo contrário: foi por ter sido sempre tão liberal neste sentido, que acabei chegando à conclusão de que certas coisas - além de marido, carro e dinheiro - não se deve emprestar .
.
.
E o motivo é muito simples: o que eu emprestava, jamais via novamente. Algumas vezes, muito constrangida por ter de fazer isso, pedia o objeto de volta. Nem sempre era atendida, e acabava deixando por isso mesmo. E, quando acontecia de alguém, depois de muitos anos, lembrar de me devolver, a coisa voltava de um jeito que era melhor que nunca tivesse sido devolvida. Livros rasgados, engordurados, amassados, riscados, um lixo. Pareciam ter passado na "boca do lobo"! Os CD's vinham arranhados, com as capas quebradas e sujas, um horror. Aquilo me dava um desgosto...
.
Para mim, emprestar passou a ser sinônimo de perder. Após um certo tempo, o folgado em questão devia achar que sou muito boazinha e nem iria perceber. Ou então que já tinha direitos sobre o objeto - uma espécie de usucapião.
.
Decididamente, a tal lei dos "dois V's" (vai e volta), nunca funcionou para mim.
[Este meu estarrecimento se deve ao fato de que adoro livros e CD's, e procuro mantê-los sempre num bom estado de conservação, já que pretendo relê-los e ouvi-los em outras oportunidades. Nunca tive o hábito de ir à casa das pessoas e levar coisas emprestadas. Nas raras vezes em que isso aconteceu, devolvi na mesma semana ou, no caso dos CD's, no dia seguinte.]
.
Após estas infelizes experiências, deixei de ter prazer de compartilhar com um amigo um livro de que gostei e que gostaria que ele lesse também, ou um dos meus CD's favoritos para que também ouvisse ou gravasse.
.
Agora, como medida preventiva, evito comentar que tenho tal livro ou tal CD. Se, de qualquer forma, alguém bisbilhotar na minha estante e quiser algo emprestado, eu não empresto. Eu DOU. Pronto, é seu, para sempre. Afinal, se é para nunca mais ver, ou ter de volta em péssimas condições, que fique de presente para quem se interessou.
.
Tudo bem, agora podem me chamar de insuportável.
.

15 Comments:

  • At 9:38 PM, Blogger Luci said…

    Ai, que eu ia pedir emprestado o livro da cabeceira...rs!!!
    Brincadeira!
    Eu não gosto de emprestar e de tudo que emprestei o que foi devolvido chegou no mesmo estado que os seus!
    Ô raça, viu?!
    bjs!

     
  • At 6:14 AM, Anonymous Anônimo said…

    Dizer simplesmente "não" é um aprendizado, mas pode ser mesmo muito gostoso. Dizer "não" então para quem já tem reputação de Triângulo das Bermudas chega a ser prazeiroso, experimente! Fará um grande bem aos seus livros, cds, sem contar com os pulos de alegria do ego!

     
  • At 1:23 PM, Blogger Barbara Lucas said…

    tb não gosto de emprestar
    ja´perdi tantos...

     
  • At 2:57 PM, Anonymous Anônimo said…

    Isso realmente é um problema, e não te acho insuportável não...rs...também tenho ciúmes dos meus livros,cd's e revistas...
    beijos

     
  • At 3:50 PM, Blogger Micha Descontrolada said…

    somos iguais nesse ponto.
    livro sou mais maleável, mas gosto q volte em bom estado..já cd.
    prefiro fazer uma cópia e dar.

    beijosssssss

     
  • At 5:15 PM, Blogger Jôka P. said…

    Pedir emprestado é coisa de pobre.
    Aliás, gente pidona em geral, Dani...
    Fique longe dessa gente.
    Bjs!
    Jôka p.

     
  • At 9:24 PM, Anonymous Anônimo said…

    Fora do assunto de novo, eu sei...

    Mas gostaria de te dar os parabéns... Parabéns pelo aniversário da nossa amizade... A minha memória não é muito boa para datas, mas sei que foi por volta do dia 12 de maio de 2000 que nos conhecemos... Sim, a 6 anos já...

    Também queria dizer que gosto muito de você e sinto falta das nossas conversas...

    Beijos,

    Rangel

     
  • At 4:19 PM, Blogger Jonas Prochownik said…

    Dani, vc. tem toda razão, emprestar é perder amigos! Feliz dia das maes. abrs. do amigo Jonas.

     
  • At 10:29 AM, Blogger Leleco said…

    Dani,

    Realmente é complicada essa história de emprestar livros e CD's. Nunca voltam no mesmo estado em que foi emprestado.

    É difícil encontrar pessoas que cuidem bem daquilo que não são proprietários. Só confio meus CD's à você, meu amor, pois sei que cuidará bem deles.

    Ótimo post, meu amor.

    Mil Beijões, minha linda,
    Leleco

    P.S.: Prometo te devolver o CD do Firehouse acústico....rs

     
  • At 4:19 PM, Anonymous Anônimo said…

    Hehehe, tá certo, Dani. Eu apóio ;)

     
  • At 6:05 PM, Anonymous Anônimo said…

    Oi Dani...

    Te chamar de insuportavel por nao gostar de emprestar as suas coisas...nao tem nada a ver!
    Vc esta' certissima em agir assim, eu tambem detesto isso...
    Nunca peço nada emprestado para que nao me peçam...agindo assim sinto-me a vontade em dizer "nao" quando me pedem...

    Bonito como criou o ultimo post
    "É a mãe!" Gostei!

    Bjins
    Sonia

     
  • At 9:03 PM, Blogger Sérgio said…

    Oi Dani..
    Eu entendo o que vc escreveu.
    Eu nao sou tao apegado as minhas coisas, entao ateh empresto numa boa, mas concordo contigo na desilusao.
    Acho que é por aí..nao comente..
    bj

     
  • At 7:21 AM, Blogger Mr. San said…

    Insuportável é quem faz essas coisas. Sei bem como é. Um abração, Dani.

     
  • At 6:11 PM, Anonymous Anônimo said…

    Já perdi várias coisas com esse negócio de emprestar. Muitos livros, alguns primeiras edições raras dá década de 40, 50, 60. CD´s, DVD´s, e mais alguns obejetos, até Vinil. O vai e volta nunca funcionou... Estou como vc, não falo mais o que tenho, mas também não peço mais nada emprestado... Bj.

     
  • At 6:46 PM, Anonymous Anônimo said…

    Ah! Se ser assim é ser insuportável, então eu não tenho remédio! Livros, cds e fotografias são as coisas (bens materiais) que mais prezo...
    Adorei o blog... muito bem escrito! Tb achei o máximo a homenagem pelo dia das mães...
    Teh mais...

     

Postar um comentário

<< Home