Blog by Dani

terça-feira, maio 02, 2006

A dieta do bom senso

.
Não sou adepta de dietas, e mantenho minha forma e minha saúde apenas buscando uma alimentação equilibrada e variada - mesmo por que, discordo de quase todos os métodos para emagrecer utilizados, porque muitos deles priorizam a estética, em detrimento da saúde.
.
.
Dieta da proteína, dieta da lua, dieta disso, dieta daquilo. Qualquer um pode inventar uma dieta maluca, escrever um livro e vender milhares de exemplares, principalmente numa época em que o culto ao corpo perfeito é uma verdadeira obsessão. Perde-se água, massa muscular e, pouco tempo depois, a pessoa volta a engordar. Sou, portanto, contra esses modismos que podem até afetar a saúde das pessoas.
.
Por outro lado, sou totalmente a favor da reeducação alimentar, que não seria tão fundamental se as crianças, desde bem pequenas, já fossem educadas para os bons hábitos alimentares.
.
Já perdi as contas das vezes em que vi os pequenos se enchendo de gorduras saturadas nos Mc Donald's da vida, com a total anuência dos pais, que preferem não ter o trabalho de preparar algo mais saudável para os filhos. Erro grave, gravíssimo, por sinal. Estes maus hábitos na infância poderão gerar conseqüências posteriormente. Estão, na verdade, abreviando a saúde e até mesmo a existência de seus próprios filhos, que poderão vir a desenvolver problemas sérios como hipertensão arterial, diabetes, altas taxas de colesterol e obesidade. À falha na alimentação soma-se ainda o sedentarismo, fator recorrente nas útimas gerações.
.
.
Isso sem falar dos refrigerantes e dos sucos artificiais, que mães desinformadas ou irresponsáveis despejam todos os dias goela abaixo dos baixinhos. Nada de suco natural, de leite, mingau ou sopinha. Nada de maçã raspadinha ou banana amassada com aveia e mel. Permitem que a criançada se afogue em copos de coca-cola, fanta ou então que se lambuze com sorvetes e milk-shakes que são açúcar e gordura pura. Se nem para os adultos isso faz bem, que dirá para as crianças.
.
Aliás, as pessoas, em geral consomem gordura e sal em excesso. Há quem use duas latas de óleo por semana! Fritam ovos, pastéis, batatas, carnes e embutidos submersos no óleo, tornando estes alimentos verdadeiros venenos à mesa. Não é necessário usar tanto assim, principalmente quando se pode refogar os alimentos com uma colher de sopa de óleo ou simplesmente prepará-los no vapor, sem um pingo de gordura.
.
Tudo bem, tudo o que tem muita gordura ou açúcar é também muito gostoso. Sanduíches, molhos cremosos, doces, etc. são opções tentadoras, mas que só satisfazem àquela fome que eu chamo de "fome ocular", ou "olho grande", para simplificar. São quase sempre pobres em nutrientes, e pouco acrescentam para o perfeito funcionamento do organismo.
.
O sal, outro perigoso vilão, também é usado indiscriminadamente. Quando em excesso, além de aumentar a pressão, pode ser o causador de problemas renais.
.
Em suma, comer sem critério é um perigo. Isso nada tem a ver com contar calorias a cada biscoitinho. Tem a ver com saúde, responsabilidade, bem-estar e cuidado - consigo mesmo, com os outros e principalmente com as crianças.

13 Comments:

  • At 12:25 AM, Anonymous Anônimo said…

    Adorei! O lance é ser acostumado desde cedo a comer direito, senão depois fica mais difícil. Eu que o diga! Beijão

     
  • At 10:46 AM, Blogger Leleco said…

    Dani,

    Você sabe que estou tentando mudar meus hábitos alimentares. Comecei bem, pois estou comendo de tudo, mas em menor quantidade. Acho que o equilíbrio é o que faz a manutenção da nossa saúde.

    O importante de se saber, é que muitos pratos podem ser feitos com menos gorduras. Um simples arroz com feijão pode ser feito sem gordura.

    Mas tem uma coisa que me intriga. Antigamente, as pessoas fritavam tudo com banha de porco, comiam torresmo em quantidade, e mesmo assim não se falava em problemas de colesterol, etc.

    Acho que a qualidade dos alimentos piorou muito. É tanto agrotóxico usado em plantações; anabolizantes e afins usados na alimentação de bois e frangos, que tudo fica menos natural possível...

    Tenho que te confessar uma coisa...rs...estou morrendo de vontade de comer tudo o que aparece nessas fotos...rs

    Como diz a música do Rei: "Será que tudo que eu gosto, É imoral, é ilegal ou engorda..."

    Ótimo post, meu amor...e a música é perfeita para o post.

    Mil Beijões, linda,
    Leleco

     
  • At 11:34 AM, Anonymous Anônimo said…

    A verdade é o seguinte... o bom senso tem que ser usado pra tudo, inclusive na alimentação! Aqui em casa tenho dois pequenos, que tem uma alimentação saudável, adoram frutas e tal, mas final de semana, dá pra comer um mc lanchezinho feliz, que é uma delícia tb né??? Mas durante a semana volta pro arroz , feijão, abobrinha, e bife s/ gordura... hehehe, menina.. amei seu cão de guarda. Vou até te dar a senha do meu blog (vidalocavida) assim quando vc quiser dar um pulo lá, fica a vontade. beijos.

     
  • At 3:46 PM, Anonymous Anônimo said…

    Dani,concordo com vc.que a alimentação é tudo na vida de qualquer pessoa, mas tenho um filho que detesta legumes,principalmente ensopados,mas de uma forma ou outra ele come,nem que for disfarçado em bolos,tortas,etc, mas não é fácil impor pra crianças menores,mas os pais não devem desistir...beijos

     
  • At 6:42 PM, Blogger Michel said…

    Falou em dietas eu passo.
    Então... PAsso aqui para deixar um grande abraço.

     
  • At 8:23 AM, Blogger Mr. San said…

    Muito bom post. Cuidar da saúde pela alimentação realmente não é apenas contar calorias de biscoitinhos, como você bem disse. Melhorei muito nos últimos anos nos cuidados com a alimentação, e senti uma diferença física para melhor de fato. Agora, preciso é botar um pouco deste corpo para fazer exercícios. Chega de musculação com o mouse! Abraços e tudo de bom, Dani.

     
  • At 10:43 AM, Blogger Chris said…

    Dani, eu me preocupo muito com isso e espero conseguir dar uma boa educação alimentar para os meus filhos, quando eu os tiver. Por isso desde já eu tento controlar minha alimentação, buscando a saúde.
    Este post foi muito interessante!

     
  • At 11:24 AM, Anonymous Anônimo said…

    Ah menina, pois eu sei de tudo isso de cór e salteado! Mas eu gosto de tudo aquilo que faz mal, e engorda! Hahahahahaha
    Beijos

     
  • At 4:38 PM, Anonymous Anônimo said…

    Sei que odeia comentários fora do tema do post, mas queria te dar um "oi".

    Beijos,

    Rangel

     
  • At 5:24 PM, Blogger Jôka P. said…

    Tudo que é bom engorda e faz mal.
    Como tudo errado.
    Detesto comida integral, macrobiótica ou natureba.
    Mas a sua dica vale pra dar um wake up na gente, né !

    :D

     
  • At 10:26 PM, Anonymous Anônimo said…

    Reeducação alimentar é a melhor saída pra emagrecer e viver de forma saudável. Graças a Deus tive uma mãe que me educou direitinho e me ensinou a ter hábitos alimentares saudáveis...hábitos que serão passados aos meus filhotes, qdo os tiver :D Beijos, Dani! :)

     
  • At 11:55 PM, Anonymous Anônimo said…

    Dani, td bem?
    Pois é, tava comendo decentemente, mas bastou umas viagennzinhas para colocar tudo que tinha conquistado no fundo do poço. Mas eu vou me reequilibrar. Tenho fé,,,

    Um bjo

     
  • At 9:33 PM, Blogger Luci said…

    Dani, depois de sofrer por 7 anos, a alergia deu uma trégua e por sugestão médica (o homeopata aí de baixo..rs!), estou seguindo a dieta do tipo sanguíneo e levando a sério atividade física (escolhi a natação). Parei de tomar cortizona e já perdi 4 quilos, sem nenhum sacrifício. Minha filha de 10 anos tem uma alimentação saudável - nenhum dos amigos dela come o que ela come normalmente. Ela come McDonald´s de vez em qdo... Claro que dá mais trabalho preparar uma refeição saudável (mais fácil é abrir caixinha, né?!) e muitas mães estão preocupadas com "outras" coisas!
    Enfim, cada um, cadaum!
    bjs!

     

Postar um comentário

<< Home