Blog by Dani

quinta-feira, abril 27, 2006

O médico e o monstro

.
De uns tempos para cá, dei para temer os médicos. E não pensem que é porque tenho medo de injeção, porque não é. Eu nem choro! Também não sofro da Síndrome do Jaleco Branco. O problema é outro: eu simplesmente não confio neles. E não é à toa.
...
.
Tenho visto graves casos de incompetência médica, e em números nada desprezíveis. Eu, então, não dou sorte com a classe. Felizmente, só muito raramente preciso deles, ou viveria em pânico.
Minhas perebas são precariamente examinadas por eles que, na maior parte das vezes, erram no diagnóstico e na medicação. Em suma, isso significa que pode-se morrer até por causa de uma urticária.
.
.
No meu histórico constam uma rubéola não-diagnosticada por um pediatra (!), uma injeção aplicada no lugar errado (o enfermeirinho de plantão fez o favor de adormecer meu nervo ciático) e o máximo da irresponsabilidade: um dos monstros de jaleco me deu um diagnóstico totalmente errado (como eu pude comprovar depois, com um profissional sério) e ainda prescreveu um remédio proibido por causar problemas cardiovasculares!!!
.
Já vi casos bizarros de braços engessados errado, cirurgias desnecessárias e que acabaram por mandar o indivíduo dessa para melhor, órgãos internos calcinados por cirurgias a laser e mais uma infinidade de absurdos cometidos pelos carniceiros fantasiados de doutores.
.
.
Outro dia, no supermercado, vi uma criatura toda de branco, com um avental quase até os pés, e o bendito estetoscópio lá, pendurado. Ela estava escolhendo chuchus com a roupinha que usa no consultório/hospital, prosa que só ela! Agora vejam bem: uma coisa é ter orgulho da profissão. Outra muito diferente é ser um vaidoso, que se presta apenas a exibições. É tanta ostentação que o cidadão acaba esquecendo qual é, afinal de contas, a função dele.
.
A explicação para este atual "fenômeno" na área da saúde (e que é aplicável a praticamente todas as outras áreas profissionais) me parece um tanto óbvia. Com as faculdades particulares "cuspindo" gente aos borbotões todos os semestres e vendendo diplomas a torto e a direito, o que é que se pode esperar? Isso sem falar das universidades públicas, que em virtude de cotas e sei-lá-mais-o-quê, aceitam como alunos estudantes que nem um bom nível médio tiveram. É de meter medo!
.
É preocupante pensar que estes são os profissionais que lidam com a vida das pessoas.
E são todos muito bem apetrechados, com jalecos imaculadamente brancos e passadinhos, de estetoscópio no pescoço, cheios de pose e soberba. Pois é: vaidade demais, competência de menos.
Clínicas muito modernosas, com obras de arte de gosto duvidoso nas paredes e secretárias sérias e de cabelo esticadinho: prepare o bolso e o que lhe restar de saúde, porque pode ser que você saia pior do que entrou.
.
É claro que existem exceções, mas é bom ter cuidado na escolha do profissional, porque saúde é coisa muito séria.

20 Comments:

  • At 10:06 AM, Blogger Chris said…

    É, Dani! O negócio está feio mesmo. Sorte que eu encontrei um médico ótimo e aí, sempre que preciso de outros, peço indicação dele. Assim, nunca mais fizeram nada de errado comigo...
    Mas, só para dar um exemplo (não vou contar tudo senão fica muito longo): uma vez diagnosticaram Herpes sei lá de quê no meu olho, quando na verdade eu estava com alergia ao colírio que o incompetente tinha me passado. Usei este colírio quase 2 semanas e corri o risco de perder a visão.

     
  • At 10:30 AM, Blogger Leleco said…

    Dani,

    Você falou bem sobre as universidades particulares e públicas. São colocados no mercado de trabalho diversos profissionais da saúde não preparados. Esses erros acabam sendo mais do que comum.

    Certa vez eu acordei com uma dor na virilha. Não podia nem movimentar a perna direito. Fui ao médico, e ele com ar bem sério disse que eu teria de fazer uma cirurgia, e que teria de tomar anestesia geral...fiquei apavorado, pois não pensei que chegasse a tanto. No mesmo dia, procurei um outro médico, de confiança, e pedi sua opinião. Ele disse que iria doer, mas puxou um músculo da virilha, e quando largou, a dor desapareceu como por milagre...

    É isso o que acontece. É mais vantajoso para um hospital particular realizar uma cirurgia. Se isso acontece em casos leves como o meu, imagina o que ocorre em casos mais graves...

    Quando se formarem a primeira leva dos cotistas da Universidade Pública, sai de baixo....

     
  • At 10:32 AM, Blogger Leleco said…

    Dani,

    Ótimo post, como de costume, e a música do Bon Jovi também...adoro esta música...

    Mil Beijões, meu amor...
    Leleco

     
  • At 10:46 AM, Anonymous Anônimo said…

    Concordo em td c/ vc...já vi umas figuras até andando de ônibus de jaleco!!! Tem muito médico que se acha...e bota em risco a vida dos outros.
    bjos

     
  • At 11:50 AM, Blogger Lyly said…

    Gostaria de ter escrito esse post, pq ele diz tudo e um pouco mais.. Um beijo bem grandão para você.

     
  • At 2:46 AM, Anonymous Anônimo said…

    Por aqui, a briga é feia! Eu não tomo nada!!! No máximo um chá e olhe lá. Sou contra remédio, só tomo em casos extremamente necessários, como uma infecção, ou coisa sem jeito mesmo. Vejo as pessoas tomando aspirina a todo momento, e outros tantos medicamentos, e sinceramente acho que chega a ser um vício e não uma necessidade. É complicado aceitar que algo químico, é para o bem, sabendo que as coisas naturais são o melhor caminho. Muito complicado! Mas a mente, sempre engana!

     
  • At 9:21 AM, Anonymous Anônimo said…

    Dani, vc. tá coberta de razão, infelizmente! aqui na minha cidade não dá pra confiar no primeiro diagnóstico não, mas graças a Deus que precisamos muito pouco de médico,só pra consultas e exames de rotina e quando morava em SP conheci médicos capazes e competentes como o pediatra dos meus filhos,nasceu pra médico e tinha um "q" de anjo! beijos

     
  • At 9:47 AM, Anonymous Anônimo said…

    Saúde é coisa séria...

    Beijos,

    Rangel

     
  • At 10:44 AM, Blogger Tuka said…

    Concordo com tudo, Dani.

     
  • At 4:55 PM, Blogger Nelsinho said…

    Sou uma verdadeira criança para tomar qualquer coisa e detesto ir ao médico.

    O problema é que me obrigam a ir todos os anos ao urologista (aaaarrgghh!), que invade sem cerimônia meu subilatório.:( :(

    Enfim, fazer o quê!

    Nelsinho

     
  • At 7:40 PM, Anonymous Anônimo said…

    Ai, Dani. Vc disse tudo o que penso. Tenho até medo de adoecer pq naõ saberia encontrar um médico competente, porque às vezes parece que até os renomados fazem besteira! E essa idéia de cotas, então? Me dá arrepios...sou totalmente contra. Mas há os loucos que apóiam. Fazer o quê...Beijos!

     
  • At 10:45 PM, Anonymous Anônimo said…

    Oi Dani...
    Achei excelente este post sobre medicos e das coisas que ocorrem referente a esta profissao...
    Muito bom e o que e' bem real, infelismente...
    Dani...eu poderia passar este tema "O medico e o Monstro" por email para amigos e repassarem para outros?
    Pois acho bom que todos leiam e saibam destas coisas que acontecem...posso enviar?
    Se nao tudo bem...vc decide, ok?

    Bjs
    Sonia

     
  • At 12:47 PM, Blogger Jôka P. said…

    Dani, eu confio nos médicos.

    bj!

     
  • At 5:46 PM, Blogger Mr. San said…

    Que horror, Dani. Você precisa procurar um ortopedista confiável (ou até mesmo um pedicure) para tratar esse pé-frio que você tem com médicos, rsss. Abraços e tudo de bom.

     
  • At 8:56 PM, Blogger Dani said…

    Sonia,
    pode repassar o texto, sim!

    É bom que as pessoas atentem para estes fatos, pois hoje em dia há que se ter muito cuidado na hora de escolher um profissional da saúde.

    Beijos!

     
  • At 2:31 PM, Anonymous Anônimo said…

    Ainda bem que tenho médico na família e eles podem indicar kem presta ou naum! :)

    B
    j
    u
    s

     
  • At 3:42 PM, Blogger Barbara Lucas said…

    bah
    e eu
    gripadinha que só...
    vou tomar chazinho... hehehe

     
  • At 6:07 PM, Blogger Jonas Prochownik said…

    Dani, a amaioria dos medicos ate podem ser bons, mas otimo seria se a gente nunca precizasse deles! Beijos do Jonas.

     
  • At 10:18 PM, Blogger Micha Descontrolada said…

    nossa...vc deu mto azar mesmo, mas o q disse é pura verdade, tem mto diploma comprado nessa estória toda.

    beijossssss

     
  • At 9:27 PM, Blogger Luci said…

    Dani! eu já vi um pouco de tudo o que vc. falou aqui...rs! agora estou feliz da vida com meu homeopata! adorei os matinhos e, melhor, funcionaram comigo!
    bjs!

     

Postar um comentário

<< Home