Blog by Dani

sexta-feira, abril 21, 2006

Você tem medo de quê?

.
Por definição, o medo é um estado de alerta proveniente do receio de fazermos alguma coisa, ou por nos sentirmos ameaçados, tanto fisicamente como psicologicamente. Medo é o perigo anunciado.
O medo pode provocar intensas reações físicas como descarga de adrenalina, aceleração cardíaca e tremor. Numa escala mais alta, pode provocar atenção exagerada a tudo que ocorre ao redor, gerando depressão, pânico e outros distúrbios.
..
.
Todos sabemos que o medo é uma reação de defesa natural do ser humano e tem origem no que julgamos ameaças a nossa segurança e a nossa vida. A cada situação nova, inesperada, que representa um perigo, surge o medo.
Todo mundo teme algo - assaltos, aviões, seqüestro, doença, dentista, cirurgia, dor, solidão, entre outros - e a intensidade do medo irá se manifestar de acordo com o histórico de vida de cada um. Além dos perigos iminentes e reais, nossos temores podem ter aparecido de associações que fizemos ao longo da vida. E um momento de pavor só nos dá duas alternativas: lutar ou fugir. Agimos conforme a situação se apresentar, guiando-nos pelo instinto de sobrevivência e pelo bom senso (se é que ele acode nessas horas).
..
Assim como todo mundo, temo certas coisas, e posso citar como exemplos as situações de violência, ladrões, cobras, Lula reeleito (é ou não é apavorante?)...
Também me arrepio só de pensar em perder alguém querido, ou de ficar doente. Enfim, acredito que a maior parte das pessoas nutra esses mesmos temores, ou equivalentes.
Sei também que o medo vai mudando suas faces durante a nossa vida. Por exemplo: quando criança, eu me apavorava com filmes de vampiro; no futuro, é certo que eu venha a temer por meus filhos adolescentes, quando eles saírem à noite. São medos que não existem em minha fase atual, mas que ou já existiram ou ainda surgirão.
É preciso saber administrar esta emoção da melhor maneira possível - afinal, o medo é um sentimento natural e necessário.
.
Numa enquete realizada recentemente em um site na internet, ao todo, 5.879 usuários deram sua opinião sobre o que mais temiam. Contrair uma doença grave é disparado a maior fonte de medo, com 40% dos votos. Outra questão que perturba os internautas é o bolso: 24% disseram que sua maior fobia é contrair dívidas. Falar em público é o terceiro item na lista de receios. E 1.235 pessoas afirmaram ter medo de falar diante de uma platéia.
.
E você? Tem medo do quê?
.
.
Leia aqui um excelente texto de Rubem Alves sobre o medo.

9 Comments:

  • At 5:53 AM, Blogger Nelsinho said…

    Embora eu continue tendo em mente o meu velho e muito usado lema "O medo é por lembrança", o meu sentimento de medo está mudando radicalmente neste Rio de Janeiro do ano de (des) Graça de 2006.

    A violência fácil e acobertada é um escândalo e a região está literalmente A SAQUE!

    Nelsinho (desculpe o azedume)

     
  • At 8:50 AM, Blogger Tuka said…

    Tenho medo da violência urbana, tenho medo de me deparar com algo inesperado em minha vida, tenho medo de barata, de sapo... Tenho medo de bater o carro... Tenho medo de cachorro bravo. Tenho medo de perder minha carteira em algum lugar... Rs...

    Ai menina, isso pode durar um dia todo.

    Beijos!

     
  • At 10:14 AM, Blogger Leleco said…

    Dani,

    Se não fosse o medo, não teríamos freio.

    Tenho medo de morrer num assalto e de ficar muito doente...não pelo medo de morrer, mas por não poder conviver com quem eu amo. Isso me apavora de verdade.

    Não tenho medo de altura, mas se me deixar na beirada de um prédio, por exemplo, fico tontinho...e acaba me dando um medo...

    Quando eu era criança, eu tinha medo do "Jesus do SBT", aquele que aparecia no intervalo dos programas do Sílvio Santos à noite, dizendo: "...um dia vamos nos encontrar, e eu poderei chama-lo de meu filho". Pensava que ele queria me levar embora...rs

    Ótimo post, meu amor. as fotos são legais....sempre são as mais apropriadas....a música também é legal...

    Mil Beijões, minha linda
    Leleco

     
  • At 4:55 PM, Anonymous Anônimo said…

    Medo da felicidade brigar comigo.
    Beijo. Bom feriado.

     
  • At 6:50 PM, Blogger Jôka P. said…

    Tenho medo de ficar maluco.
    Quer dizer, mais maluco.

     
  • At 6:51 PM, Blogger Jôka P. said…

    Tenho medo de palhaço e de cigana.
    De cigana, então, me pelo de medo.

     
  • At 6:03 PM, Anonymous Anônimo said…

    Dani,hoje os meus medos estão relacionados com meus filhos...eles saem fico preocupada até que voltem,medo do futuro que os espera,coisas de mãe...rs...beijos e bom sábado!

     
  • At 3:13 AM, Anonymous Anônimo said…

    Amei seu blog, vou listar, posso?
    BJS, sou uma carioca apaixonada pelo Rio tb !!!!

     
  • At 8:26 AM, Blogger Mr. San said…

    O pior de todos os medos, para mim, é o medo de se feliz, de se dar bem. Conheço gente que sofre dele e, ontem ainda, estava conversando a respeito com uma amiga no MSN. Este é, também, um dos mais difíceis de identificar. Procuremos viver sem medo, mas com coragem. Um grande abraço, Dani.

     

Postar um comentário

<< Home